#JOGAJUNTO

LDB

Vai subir a bola!

24-10-2014 | 01:44
Por Liga Nacional de Basquete

Com formato de disputa mantido, LDB 2014 terá início neste domingo com realização de três jogos; primeira etapa acontecerá simultaneamente em São Paulo e Curitiba

Com número recorde de participantes, edição 2014 será a maior da história da LDB (Célio Messias/LNB)

Com número recorde de participantes, edição 2014 será a maior da história da LDB (Célio Messias/LNB)

Vai subir a bola para a LDB 2014. A quarta edição da maior competição de base do basquete brasileiro terá início neste domingo (26/10), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP), com a realização de três partidas. O duelo inaugural do campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte será entre o Regatas de Campinas (SP) e o Franca Basquete (SP), às 09 horas (de Brasília).

Mesmo com o atraso no início da competição, inicialmente previsto para o mês julho, a LDB 2014 teve seu formato de disputa mantido. As 24 equipes participantes jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em quatro etapas) e as oito melhores se classificarão para o octogonal final – a ser disputado nos mesmos moldes das duas edições anteriores (dois grupos, com os dois melhores avançado às semifinais).

A primeira etapa da LDB 2014 acontecerá simultaneamente em duas sedes: na capital paulista – além do Pinheiros, o Continental Parque Clube também sediará jogos – e em Curitiba (PR), no Círculo Militar do Paraná.

+ Clique aqui e confira a tabela da primeira etapa da LDB 2014

“A LDB é o projeto mais querido no Ministério do Esporte. É um dos que mais rapidamente tivemos resultados, com um grande compromisso dos clubes. Esse ano tivemos um atraso por causa de alterações de legislação que impactaram na forma que o governo pode dar seu apoio. Mas estamos com muito entusiasmo”, declarou Ricardo Leyser, secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento.

Flamengo, campeão da LDB 2013

O Flamengo é o atual campeão da LDB (Lucas Figueiredo/LNB)

Ao todo, nove Estados brasileiros – Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – mais o Distrito Federal estarão representados na edição de 2014 do campeonato Sub-22. Esta será a maior edição da LDB, que em sua última temporada teve a participação de 20 times e o Flamengo como grande campeão.

A novidade na relação dos times participantes fica por conta do Taubaté Basketball (SP). A equipe do Vale do Paraíba substituirá o também paulista Rio Claro Basquete, que optou por não participar da LDB 2014. As outras 23 participantes segues as mesmas que haviam sido anunciadas anteriormente (veja relação completa abaixo).

Recentemente, o maior campeonato de basquete do país revelou o ala Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros/SKY, o garoto, de apenas 18 anos, foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfilará seu talento na liga norte-americana de basquete.

Caboclo roubou a cena durante a LDB 2013 (Lucas Figueiredo/LNB)

Atualmente no Toronto Raptors, da NBA, Bruno é fruto da LDB (Lucas Figueiredo/LNB)

“A expectativa para essa LDB é a melhor possível. Nós temos que buscar cada vez mais clubes, mais meninos praticando o basquete. Conseguimos que um deles fosse para a NBA após a edição passada, que é um fato raro e de muito orgulho para nós, mas só de os garotos estarem fazendo parte das equipes adultas e, isso, felizmente, nós já estamos conseguindo”, disse Cássio Roque, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB).

Além de mandar pela primeira vez um jogador para a NBA – Caboclo foi o primeiro atleta a atuar na LDB e chegar ao principal campeonato de basquete do planeta -, a LDB viu três jogadores com grandes passagens na competição serem convocados para Seleção Brasileira que disputou o Campeonato Sul-Americano 2014: Gegê e Cristiano Felício, do Flamengo, e Léo Meindl, do Franca Basquete. Além disso, Lucas Mariano, do Franca, e Humberto, do Pinheiros/SKY, foram convocados pelo técnico José Neto para o período de treinamentos.

“A história do Bruno (Caboclo) ter sido selecionado pela NBA, já estar jogando, já estar enterrando, é o futuro. Imagine se a cada ano a gente tivesse um Bruno, ou outro jovem com uma história dessas? É isso que a gente quer. Imagine daqui dez anos, quando já tivermos mais dez edições da LDB o que será do basquete. Vamos esperar e acompanhar, mas volto a dizer que o projeto mais querido do Ministério do Esporte é a LDB”, exaltou Leyser.

Grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro, a LDB também é responsável por abastecer as equipes que disputam o NBB. Na última temporada, o maior campeonato de basquete do país contou com 114 atletas oriundos da competição Sub-22 inscritos entre as 17 equipes participantes, sendo que 76 deles entraram em quadra.

Confira as 24 equipes participantes da LDB 2014:
Associação de Basquete de Anápolis (GO)
Basquete Cearense (CE)
Paschoalotto/Bauru (SP)
Blumenau (SC)
Botafogo (RJ)
UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR)
Flamengo (RJ)
Franca Basquete (SP)
Grêmio Náutico União (RS)
Winner/Limeira (SP)
Macaé Basquete (RJ)
Minas Tênis Clube (MG)
Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
Clube Náutico Capibaribe (PE)
Paulistano/Unimed (SP)
Pinheiros/SKY (SP)
Clube Regatas Campinas (SP)
Taubaté Basketball (SP)
AABJ Joinville (SC)
Sport Club do Recife (PE)
Tijuca Tênis Clube (RJ)
Tittas/SEST/SENAT (PR)
Unitri/Praia Clube (MG)

Confira as datas e horários das primeiras partidas da LDB 2014:

– São Paulo
Domingo (26/10)
09h – Regatas de Campinas (SP) x Franca Basquete (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h – Paulistano/Unimed (SP) x Paschoalotto/Bauru (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Pinheiros/SKY (SP) x Botafogo (RJ) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros

Segunda-feira (27/10)
10h – Flamengo (RJ) x Pinheiros/SKY (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h – Paschoalotto/Bauru (SP) x Winner/Limeira (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
12h – Franca Basquete x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Taubaté Basketball (SP) x Macaé Basquete (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube
14h – Botafogo (RJ) x Regatas de Campinas (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
15h – Tijuca Tênis Clube (RJ) x Paulistano/Unimed (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube

– Curitiba
Segunda-feira (27/10)
08h30 – UniCEUB/BRB/Brasília (DF) x Joinville – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
10h30 – SKY/Basquete Cearense (CE) x Grêmio Náutico União (RS) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
13h – Sport Club do Recife (PE) x Blumenau (SC) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
15h – Clube Náutico Capibaribe (PE) x Tittas/SEST/SENAT (PR) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
17h – Minas Tênis Clube (MG) x Unitri/Praia Clube (MG) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná
19h30 – Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR) x Associação de Basquete de Anápolis (GO) – Ginásio do Círculo Militar do Paraná

Confira as datas das próximas etapas da LDB 2014*:

2ª etapa: 30/11 a 06/12 (2014)
3ª etapa: 26/12 a 30/12 (2014)
4ª etapa: 15/02 a 21/02 (2015)

*As sedes ainda serão definidas