#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Vale título

24-09-2018 | 07:11
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e Botafogo iniciam disputa do título do Campeonato Carioca 2018, nesta terça-feira; rubro-negro está invicto contra o rival

Vai começar a final do Campeonato Carioca 2018. Nesta terça-feira (25/09), Flamengo e Botafogo entrarão em quadra pela primeira partida da finalíssima da competição, no Tijuca Tênis Clube, às 20 horas, e darão início à disputa pelo título.

A final será decidida em uma série melhor de três jogos, com o clube rubro-negro, dono da melhor campanha na primeira fase, mandando os Jogos 1 e um possível 3. Já a segunda partida acontecerá nesta quinta-feira (27/09), também as 20 horas, em General Severiano.

O duelo colocará frente a frente os dois melhores colocados na fase regular da competição, que também contou com os já eliminados Vasco da Gama e Niterói.

Final pode marcar a quebra do tabu entre os times, já que o Glorioso ainda não venceu o Flamengo desde que voltou para o NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)

O Flamengo, com seis triunfos em seis oportunidades, chegou para a fase final do torneio com a melhor campanha da competição. Nas semifinais a equipe rubro-negra enfrentou o Niterói e, na série melhor de três, venceu os dois primeiros confrontos com ampla vantagem e assegurou uma das vagas na final do Estadual.

“O Estadual está sendo muito importante porque temos um grupo novo. Foram sete jogadores que chegaram. É difícil ter entrosamento sem amistosos. O Carioca está sendo bom porque não são amistosos, mas jogos valendo. Sem dúvida nenhuma, o Flamengo nesta temporada será um time que só para de jogar quando o tempo acaba”, disse o treinador do Flamengo, Gustavo de Conti.

Já o Botafogo, também com ótima campanha, venceu sete dos nove jogos disputados até aqui. Na primeira fase perdeu apenas para o Flamengo, em duas oportunidades. Já nas semifinais enfrentou o Vasco, conseguiu manter a regularidade e venceu a série com duas vitórias em três jogos.

Histórico recente do confronto

O clássico entre Flamengo e Botafogo é sinônimo de jogo quente. A rivalidade entre os times já se perpetua por anos e, com o acesso dos botafoguenses na temporada passada a elite do basquete nacional, se acirrou ainda mais.

Na última edição do NBB CAIXA, as duas equipes se enfrentaram duas vezes, ambas vencidas pelo Flamengo. No primeiro turno, na Arena Carioca 1, o time da Gávea venceu por 107 a 54. Já no segundo turno, no mesmo local, mas com mando do Botafogo, a equipe rubro-negra venceu novamente, desta vez pelo placar apertado de 90 a 84.

Pelo Carioca 2018 as equipes se enfrentaram em duas oportunidades. O primeiro embate aconteceu já na primeira rodada do Estadual, e o Flamengo, no primeiro clássico do ano, venceu por 67 a 57. Já no segundo encontro dos times na competição, o rubro-negro venceu novamente, desta vez pelo placar de 73 a 69.

Destaques das equipes

Na equipe rubro-negra, o pivô Anderson Varejão alcançou boas estatísticas no Estadual. Com 13,7 pontos de média em sete partidas – contando a fase regular e semifinais -, o pivô foi um dos motores do time Gávea e guiou a equipe até a final da competição.


Pelo Botafogo, o destaque ficou por conta do ala/armador Cauê Borges, com média de 15,3 pontos por jogo. Na reta final da competição o jogador de 27 anos foi essencial para o Glorioso e alcançou média de 21,0 pontos por jogo na série semifinal  contra o Vasco.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Rumo à final! 🔥 #CB4 🏀 #VamosFOGO⚫⭐⚪ . 📷 Vitor Silva / SSPress / Botafogo

Uma publicação compartilhada por Cauê Borges (@caueborges4) em

Confira datas e horários das partidas finais do Campeonato Carioca 2018:

25/09 (terça-feira)

20h – Flamengo x Botafogo

27/09 (quinta-feira)

20h – Botafogo x Flamengo

29/09 (sábado)* 

Mando do Flamengo; horário e local a serem definidos

*se necessário