#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale troféu

29-01-2015 | 10:23
Por Liga Nacional de Basquete

Duas semanas após se enfrentarem no RJ, Bauru e Flamengo voltam a se encontrar, nesta sexta-feira, valendo o título da Copa dos Campeões das Américas

Campeão da Liga das Américas x Campeão da Liga Sul-Americana: quem leva a melhor? Flamengo ou Bauru? (Arte/LNB)

Donos dos dois últimos títulos continentais, Flamengo e Bauru decidirão o troféu da Copa dos Campeões das Américas (Arte/LNB)

Há pouco mais de duas semanas, Paschoalotto/Bauru e Flamengo se enfrentaram em um confronto de arrepiar na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ), vencido pelos bauruenses, por 84 a 77. E nesta quarta-feira (30/01), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, as equipes estarão frente a frente novamente, desta vez no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), agora com um gosto ainda mais especial.

Donos dos títulos de campeão sul-americano e da Liga das Américas, respectivamente, bauruenses e rubro-negros decidirão o troféu da primeira edição da Copa dos Campeões das Américas, premiação criada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e que será dada ao time que tiver o maior saldo entre os dois jogos da fase de classificação do NBB 7.

Vencedor do confronto do primeiro turno, por sete pontos de vantagem (84 a 77), o Bauru pode perder por uma diferença de até seis pontos que mesmo assim garantirá o troféu. Já o Flamengo precisa de uma vitória por sete ou mais pontos para faturar a inédita conquista. Em caso de triunfo rubro-negro pelos mesmos sete pontos, o ganhador será decidido pelo saldo average das duas partidas separadas, ou seja, a equipe que tiver vencido pelo placar menor levará o prêmio.

Claudio Mortari, técnico do Pinheiros, faz da casa do basquete carioca, se não brasileiro, seu palco

Nome do troféu da Copa dos Campeões das Américas homenageará Cláudio Mortari  (Ricardo Bufolin/ECP)

Como forma de homenagear a um dos maiores nomes do basquete brasileiro, Cláudio Mortari, a Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiu nomear o troféu da Copa dos Campeões das Américas de “Troféu Cláudio Mortari”. O ex-treinador e atual supervisor do Pinheiros/SKY estará no Ginásio Panela de Pressão nesta sexta-feira e será o responsável por entregar o prêmio ao time vencedor.

Cláudio Mortari foi o técnico do primeiro título mundial de clubes da história do basquete brasileiro, com o E.C. Sírio (SP), em 1979, e também comandou a Seleção Brasileira no 5º lugar dos Jogos Olímpicos de Moscou (RUS), em 1980. Pelo Pinheiros, onde hoje é supervisor técnico, foi o comandante no histórico título da Liga das Américas 2013 e também no vice-campeonato da Copa Intercontinental 2013.

“Essa homenagem é muito importante por tudo que fiz na minha carreira e eu só tenho a agradecer a Liga Nacional de Basquete por isso. Não sei se sou merecedor dessa homenagem, mas estou muito agradecido pela lembrança ainda mais sendo em uma partida tão importante, em um grande momento do basquete. É muito bom ter seu trabalho reconhecido”, agradeceu Cláudio Mortari.

“As duas equipes (Flamengo e Bauru) vêm muito bem, estão se saindo muito bem internacionalmente, com grandes conquistas, por isso fica muito difícil fazer qualquer prognóstico de resultado, ainda mais sendo o ‘patrão’ do jogo’. Mas com certeza será uma grande partida”, brincou Mortari.

Bauru venceu o Flamengo na partida do 1º turno e largou na frente na briga pelo título da Copa dos Campeões das Américas (Henrique Costa/Bauru Basket)

Bauru venceu o Flamengo na partida do 1º turno e largou na frente na briga pelo prêmio da Copa dos Campeões das Américas (Henrique Costa/Bauru Basket)

Além de colocar frente a frente duas das maiores potências do basquete brasileiro e da América Latina, o confronto entre Bauru e Flamengo também reúne sete atletas que disputaram a Copa do Mundo de 2014 na Espanha: Marcelinho Machado, Marquinhos e os argentinos Laprovittola e Herrmann pelo clube rubro-negro, e os brasileiros Larry, Alex e Hettsheimeir do lado da equipe bauruense.

A qualidade dos elencos é justificada também na posição no qual as duas equipes se encontram no momento no NBB 7. O Bauru vem de 14 vitórias seguidas e é o líder do campeonato, com campanha de 17 êxitos em 19 partidas (89,5% de aproveitamento). Já o Flamengo não fica muito atrás e está na terceira posição, com rendimento de 11 triunfos em 16 oportunidades (68,8% de aproveitamento).

“O time está focado neste jogo e conversamos bastante sobre ele. Temos que entrar muito concentrados. Antes de pensar nesse troféu (Copa dos Campeões das Américas), temos que ajustar alguns pontos que não encaixaram no último jogo. É sempre bom ganhar prêmios, mas Flamengo é um grande time, é o atual campeão do NBB e do Intercontinental, um adversário muito duro. Contamos com o apoio da nossa torcida e com certeza será um grande jogo”, declarou o bauruense Larry Taylor.

Se vencer, o Bauru permanecerá no lugar mais alto da tabela de classificação e evitará uma possível ultrapassagem do Limeira, que também entra em quadra nesta sexta-feira, contra a Liga Sorocabana, em casa. Os cariocas, por outro lado, precisam da vitória para seguir em terceiro, caso contrário pode até sair do G-4 e ser ultrapassado pelo por Mogi das Cruzes/Helbor e Minas, que no momento dividem a quarta posição.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Flamengo chega para o clássico embalado pela classificação na Liga das Américas (Fernando Nunez/FIBA Américas)

Flamengo chega para o clássico embalado pela classificação na Liga das Américas (Fernando Nunez/FIBA Américas)

“O Bauru vem de uma sequencia grande de vitórias (14), atestando o seu crescimento no campeonato, pois conta com elenco bastante forte. Além disso, vai jogar em seu ginásio, que costuma sempre receber um grande público, que apoia bastante o time. A expectativa é fazer um jogo controlado, sem oscilações e de muita atenção defensiva, procurando explorar bem os nossos pontos fortes no ataque”, falou o ala/armador rubro-negro Vitor Benite.

O Flamengo chega para o duelo empolgado pela classificação à próxima fase da Liga das Américas conquistada na última semana, em Cancún (MEX), onde ficou com a liderança do Grupo B. O Bauru, por sua vez, pela mesma competição na próxima semana, entre os dias 06 e 08 de fevereiro, em Tunja (COL), sede do Grupo D, onde enfrentará, o Capitanes de Arecibo (PUR), Trotamundos (VEN) e o anfitrião Patriotas de Boyaca (COL).

Para o confronto desta sexta-feira, o clube da Gávea contará com os retornos do ala Marquinhos, que estava com suspeita de dengue, e o armador Gegê, recuperado de uma entorse de grau dois no joelho. Os dois atletas, que desfalcaram o time do Rio de Janeiro nas partidas da Liga das Américas 2015, foram liberados pelo médico do clube, Dr. Cláudio Cardone, e estarão à disposição do técnico José Neto para duelo contra o Bauru.