#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale muito!

31-03-2015 | 09:48
Por Liga Nacional de Basquete

Em um dos duelos da penúltima rodada da fase de classificação, Franca e São José fazem confronto direto de olho no mando de quadra nas oitavas de final

Um dos duelos da penúltima rodada da fase de classificação do NBB 7 será de suma importância na briga por posições na tabela de classificação. Já garantidos nos playoffs, Franca e São José/Unimed se enfrentarão nesta quarta-feira (01/04), às 20 horas, na Arena Olímpica, na cidade de São Sebastião do Paraíso, interior de Minas Gerais, de olho no mando de quadra na primeira fase da fase de mata-mata.

Mandante do duelo, o esquadrão da cidade de Franca teve que alterar o local de disputa do jogo por conta do impedimento do Ginásio Pedrocão em receber a partida. O local foi cedido pela Prefeitura Municipal de Franca para a realização do COMADEFE – Congresso Geral da Mocidade da Assembleia de Deus em Franca, e com isso não pode receber o duelo válido pela 29ª rodada do maior campeonato de basquete do país. Além do confronto desta quarta, a equipe do técnico Lula Ferreira também mandará o jogo contra o Mogi das Cruzes/Helbor na Arena Olímpica.

“Perderemos o apoio da torcida, mas também não teremos torcida contra. Acredito que acabará sendo em ‘campo neutro’, e quem jogar melhor vai levar. Em um campeonato de alto nível como o NBB, o fator casa tem sido cada vez menos fundamental, mas é claro que para nós seria melhor atuar ao lado do nosso torcedor”, declarou o ala Léo Meindl, do Franca, sétimo maior cestinha do NBB, com média de 16,7 pontos por jogo.

Arena Olímpica já recebeu partidas da LDB e jogos do próprio Franca em edições anteriores do NBB (João Pires/LNB)

Arena Olímpica já recebeu partidas da LDB e jogos do próprio Franca em edições anteriores do NBB (João Pires/LNB)

Atualmente, o time francano ocupa a oitava posição, com 13 vitórias em 28 jogos (46,4% de aproveitamento), enquanto que o esquadrão joseense aparece empatado com UniCEUB/BRB/Brasília e Palmeiras/Meltex na nona colocação, todos com 12 triunfos também em 28 partidas disputadas (42,9% de aproveitamento).

“Esse jogo é praticamente um confronto direto. O oitavo lugar ainda está totalmente em aberto e, inclusive, ainda podemos subir para o sétimo lugar. Estamos de olho na melhor classificação possível na primeira fase e mais do que isso queremos chegar bem nos playoffs. Ter o mando de quadra nas oitavas de final seria muito bom para nós, mas o mais importante é a equipe chegar no mata-mata jogando bem. Uma vitória contra Franca certamente nos daria mais moral ainda”, declarou o técnico Luiz Zanon, do São José.

De acordo com o regulamento do NBB, as equipes que terminarem a fase de classificação entre o quinto e o oitavo lugares terão o mando de quadra nas oitavas de final, ou seja disputarão as duas primeiras partidas da série em casa e ainda sediarão um possível quinto e decisivo jogo. Então, apesar de já classificados para a sequência da competição, Franca e São José ainda lutam pela vantagem na primeira rodada dos playoffs.

Caso saia vencedor, o time da cidade de Franca dará um passo importante para confirmar sua posição atual e chegar às oitavas de final com a vantagem de jogar ao lado de sua torcida. Já São José precisa vencer os francanos e ainda torcer por tropeços de Brasília e Palmeiras, que também nesta quarta-feira duelarão com Liga Sorocabana e Unitri/Pilhas Energizer, respectivamente, para ficar em boas condições de assumir a oitava posição ao final da fase de classificação.

“Vamos encarar como uma decisão e esquecer o que passou. Vai ser um jogo importantíssimo para entrarmos bem nos playoffs, e para nos mantermos na briga entre sétimo e oitavo. Queremos o mando de quadra nas oitavas de final e vamos atrás disso. Sabemos da dificuldade do confronto e só depende de nós continuar em oitavo. Uma vitória amanhã pode nos deixar mais confiante para os playoffs, até mesmo para um possível confronto com o próprio São José”, disse o jovem francano Léo Meindl, que recentemente completou 22 anos.

Briga boa: Franca, de Léo, e São José, de Laws, farão duelo direto na briga por posições na reta final da fase de classificação (Arthur Marega/São José Desportivo)

Briga boa: Franca, de Léo, e São José, de Laws, farão duelo direto na briga por posições na reta final da fase de classificação (Arthur Marega/São José Desportivo)

Além do oitavo posto, a sétima posição também ainda não tem um dono definido. Com uma vitória a mais do que Franca, o Pinheiros/SKY ainda não garantiu um lugar entre os oito primeiros colocados e também luta nas das últimas rodadas da fase de classificação para ter o mando de quadra nas oitavas de final. Apenas Minas Tênis Clube e Paulistano/Unimed já asseguraram a vantagem na primeira rodada dos playoffs.

“Ainda temos a chance de ficar com a sétima posição. Se vencermos os dois jogos restantes e o Pinheiros perder suas duas partidas nós ficaremos em sétimo. Em um campeonato tão equilibrado como o NBB tudo é possível. Temos que brigar pela melhor classificação possível, mas mais do que isso temos que lutar para melhorar nosso padrão de jogo para chegar bem aos playoffs”, analisou o treinador francano Lula Ferreira.

Fases opostas

As duas equipes chegam para o confronto em momentos diferentes no campeonato nacional. Franca não vence há quatro jogos e caiu do sexto para o oitavo lugar nas últimas rodadas. A última vitória da equipe comandada pelo técnico Lula Ferreira foi no dia 24/02, diante do Unitri/Pilhas Energizer. De lá para cá, o time francano foi derrotado por Minas Tênis Clube, Palmeiras, Pinheiros e Paschoalotto/Bauru.

Para o duelo frente aos joseenses, o técnico francano Lula Ferreira terá o desfalque do pivô Coimbra, lesionado, e ainda terá o pivô Léo Waskiewicz atuando sem estar com 100% das suas condições físicas.

“Sofremos muito com desfalques nesses últimos jogos. Perdemos alguns jogos, mas agora é hora de zerar a cabeça e ir com tudo para esses dois últimos jogos da fase de classificação. Mais do que brigar pela melhor colocação possível espero que a equipe faça bons jogos para chegar bem no mata-mata”, disse Lula.

Por sua vez, São José apesar de ter perdido seu último compromisso, frente ao atual bicampeão Flamengo, no último sábado, renovou suas energias recentemente. Depois de cinco derrotas seguidas, a equipe conseguiu dois triunfos seguidos, diante da Liga Sorocabana e também do Macaé Basquete, este fora de casa, e voltou a ter chances de ficar com a oitava posição.

“Uma das coisas que mais me preocupo é com a evolução da equipe. Temos que manter a constância que estamos apresentando nos últimos jogos. Tivemos alguns problemas com lesões durante toda a temporada, mas agora é com esse elenco que iremos até o final do campeonato. Espero que a gente consiga fazer um bom jogo contra Franca”, concluiu o treinador joseense Zanon, que seguirá sem poder contar com o armador Rafinha e o pivô Rafael Mineiro, ambos lesionados.

DSC0021

Maior reboteiro do NBB 7, pivô Caio Torres é um dos grandes nomes do São José na competição (Arthur Marega/São José Desportivo)