#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Valemuito

22-05-2018 | 10:31
Por Vicente Machado

Jogador mais valioso da fase de classificação, Farad Cobb avalia seu rendimento e se diz motivado para Jogo 2 contra Macaé

Apesar da boa atuação de Cobb, Unifacisa foi superada pelo Macaé no Jogo 1 da série quartas de final (Urias Nery/Unifacisa)

Jogador mais eficiente da Liga Ouro 2018, Farad Cobb foi eleito o MVP da fase de classificação da competição. Armador da Unifacisa, o camisa 21 sabe de que nada adiantará o prêmio para sua equipe, caso ela não siga viva nos playoffs do campeonato que dá acesso ao NBB CAIXA. Após derrota no Jogo 1, fora de casa, o time paraibano agora recebe o Macaé Basquete para a segunda partida da série, nesta quarta-feira (23/05), às 19h15 (de Brasília), na Arena Unifacisa, com transmissão ao vivo via Facebook da Unifacisa.

“É um sentimento incrível ser reconhecido como o MVP da fase de classificação em meu primeiro ano atuando no Brasil. Estou grato por ter recebido este prêmio, porque eu treinei muito duro durante toda a última pré-temporada, estou feliz por ter conseguido ajudar meu time a chegar aos playoffs na primeira temporada dele na Liga Ouro”, disse Cobb.

No Jogo 1 da série, Cobb foi um dos principais destaques da equipe paraibana, com 13 pontos, três rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola. Porém, com um grande segundo tempo do Macaé, o norte-americano não conseguiu evitar a derrota para os donos da casa, por 69 a 67, em um jogo extremamente emocionante.

+Confira as fotos, estatísticas e a matéria completa do Jogo 1 entre Macaé e Unifacisa

Nascido em West Palm Beach, na Florida, o armador ingressou no basquete universitário através da Universidade de Chattanooga. Depois uma temporada atuando lá, Cobb acabou gerando interesse da Universidade de Cincinnati e, após um ano ausente de competições, foi atuar na elite da NCAA, em uma das conferências mais fortes de todo país, a AAC (American Athletic Conference).

Em seu último ano no basquetebol universitário norte-americano, Cobb se tornou titular absoluto de Cincinnati, na campanha que se encerrou no primeiro jogo do March Madness (mata-mata da NCAA), após recorde de 22 vitórias e 11 derrotas na fase de classificação. Individualmente foi a melhor temporada do armador, que teve médias de 26,8 minutos, 10,7 pontos, 1,5 assistências e 1,4 roubos de bola ao longo de 31 partidas.

Após encerrar seu ciclo no basquetebol universitário, Cobb seguiu para MBK Komarno, da Eslováquia, onde disputou a SBL (Liga Eslovaca de Basquete). Após uma temporada lá, o norte-americano seguiu para a Unifacisa, depois da equipe paraibana ingressar na Liga Ouro, nesta edição.

Já adaptado a atuar fora dos Estados Unidos, Cobb não sentiu pressão na chegada ao Brasil e fez uma fase de classificação incrível. Em 11 partidas, o armador foi o segundo principal cestinha, terceiro passador e jogador mais eficiente da primeira metade da competição, com médias de 17,6 pontos, 3,9 assistências e 18,3 de valorização.

O camisa 21 ainda registrou a terceira maior pontuação desta temporada, com 30 pontos diante do Brusque, e a maior eficiência da história da competição, com 41 contra o BRBCARD/Brasília Búfalos, em que fez 29 pontos, pegou oito rebotes e distribuiu sete assistências.

“Foi um bom ano, sem dúvidas, mas não estou satisfeito apenas com a classificação aos playoffs. Só ficarei feliz se chegarmos às Finais para competir pelo título da Liga Ouro. Só jogo esse esporte para ganhar campeonatos. Isso seria um sonho tornado em realidade para mim”, analisou o norte-americano.

Em sua primeira temporada no Brasil, Cobb foi o jogador mais eficiente e segundo principal cestinha da fase de classificação da Liga Ouro (Daniel Nery/Unifacisa)

Agora, Cobb lutará para manter a Unifacisa viva no sonho de disputar o NBB CAIXA. Nestas quartas de final, com séries melhores de três partidas, o time paraibano precisará vencer o Jogo 2 contra o Macaé para ter a chance da classificação em um possível Jogo 3, que aconteceria novamente em Campina Grande (PB).

Na fase de classificação, a Unifacisa bateu o Macaé tanto dentro quanto fora de casa. No primeiro turno, vitória por 77 a 75, em Campina Grande, em uma partida muito disputada. Já no litoral norte-fluminense, grande atuação de Cobb, que liderou seu time à vitória, por 83 a 71, com 25 pontos, três rebotes e seis assistências.

+Confira o chaveamento dos playoffs da Liga Ouro 2018

Para conquistar a virada, o time paraibano precisará contar com o apoio da torcida e melhorar seu retrospecto como mandante nesta Liga Ouro. Na fase de classificação, foram quatro vitórias e quatro derrotas dentro de casa para o time, desempenho inferior ao seu como visitante, em que conquistou cinco resultados positivos contra apenas três negativos.

“A derrota no Jogo 1 foi dura porque vencemos o Macaé nas duas partidas pela fase de classificação. Porém, voltando para nossa casa, com nossa torcida, nosso ginásio, me dá confiança de que faremos o que for preciso para avançar, mas isso não será fácil. Quarta-feira será um jogo muito importante na nossa temporada e eu estou animado para o desafio”, completou o MVP da fase de classificação desta Liga Ouro.