#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vale muito

21-04-2018 | 07:51
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 1 a 1, Paulistano e Basquete Cearense fazem Jogo 3 neste domingo, em São Paulo, com transmissão ao vivo via Facebook

Após duas partidas de equilíbrio extremo, Paulistano/Corpore e Solar Cearense desempatarão a série quartas de final neste domingo (22/04). A bola sobe às 11 horas (de Brasília), para o Jogo 3 da série, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo, com transmissão ao vivo do Facebook do NBB.

Se no Jogo 1 as defesas dominaram os ataques e a pontaria não esteve afiada dos dois lados, a situação foi bem diferente na segunda partida da série. Com os dois ataques bem mais inspirados, as equipes alternaram bons e maus momentos ao longo do duelo e a decisão ficou apenas para os segundos finais.

Após um primeiro tempo igual (40 a 40), o Paulistano imprimiu um ritmo surreal no terceiro quarto. Com ataques rápidos, bem trabalhados e achando sempre os jogadores mais posicionados, a equipe da capital paulista contou com oito pontuadores diferentes na parcial e fez 36 a 22.

Com 14 pontos de desvantagem no início da parcial final, o Basquete Cearense não se entregou e foi cortando a diferença gradualmente, até chegar nos 20 segundos finais apenas três pontos atrás. Porém, a reação nordestina acabou estagnando nos segundos decisivos, após um rebote ofensivo fundamental de Guilherme Hubner, dando à vitória aos donos da casa, por 93 a 89.

“Vale ressaltar a raça da nossa equipe neste Jogo 2. Não desistimos e procuramos alternativas para buscar o placar. O Paulistano é uma equipe que roda muito seu elenco, não deixa a intensidade cair. Então, a gente que está com uma rotação precisa se esforçar ao máximo para aguentar este ritmo e foi o que a gente fez”, declarou Davi Rossetto, capitão do Basquete Cearense.

Em mais uma partida emocionante, Paulistano bateu Basquete Cearense em casa e empatou a série (João Neto/LNB)

Um ponto fundamental para o CAP foi a melhora significativa no aproveitamento nas bolas de 3 pontos. Equipe que liderou a fase de classificação no quesito conversões em arremessos de fora do perímetro, no Jogo 1, o Paulistano teve sucesso em apenas oito de suas 44 tentativas. Já no vitorioso Jogo 2, o time diminui o número de chutes, mas aumentou o número de acertos, com 11/32, subindo o aproveitamento de 18,2% no Jogo 1, para 34,4% no segundo duelo.

“A gente está bastante confiante. Sabíamos que não tínhamos feito um bom Jogo 1 e que precisávamos ganhar aqui. Porém, ainda não fizemos o a partida que queríamos, mesmo no Jogo 2. Podemos melhorar muito. Cometemos muitos erros no final do jogo, principalmente eu, e se a gente quiser se classificar, precisamos melhorar na reta final”, analisou Lucas Dias, cestinha do CAP no Jogo 2, com 21 pontos.

Agora, no mesmo palco do Jogo 2, as duas equipes virão com espírito de batalha na terceira partida da série, que tem importância histórica nos playoffs. Até a temporada passada, em todas as quartas de final do NBB CAIXA 36 séries haviam sido disputadas. De todas estas, em 29 oportunidades o vencedor do Jogo 3 terminou classificado.

“O que não podemos agora é sair tanto dos nossos princípios quanto a gente saiu no Jogo 2. Nós sabíamos que eles iam procurar muito o jogo interno nesta partida e mesmo assim acabamos sofrendo muitos pontos lá embaixo. Agora, precisamos ter atenção nestas particularidades. Uma partida difere muito da outra, então é necessário estar pronto para tudo no Jogo 3”, completou Davi.

Independentemente do vencedor deste domingo, o Jogo 4 já está confirmado. Será na quarta-feira (25/04), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), com transmissão ao vivo dos Canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.