#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Vamos lá, Mogi!

29-09-2014 | 07:09
Por Liga Nacional de Basquete

Ao lado de sua torcida, Mogi inicia participação na Liga Sul-Americana nesta terça-feira, diante do Colegio La Salle (BOL); grupo em solo brasileiro abrirá o torneio

"Caldeirão" Hugo Ramos abrigará as disputas do grupo que dará início à Liga Sul-Americana 2014 (Luiz Pires/LNB)

“Caldeirão” Hugo Ramos abrigará as disputas do grupo que dará início à Liga Sul-Americana 2014 (Luiz Pires/LNB)

A Liga Sul-Americana 2014 vai começar. Nesta terça-feira em solo brasileiro, mais precisamente no Ginásio Professor Hugo Ramos, o principal torneio interclubes da América do Sul terá início com as disputas do Grupo A, que tem o brasileiro Mogi das Cruzes/Helbor como anfitrião.

Quarto colocado da temporada 2013/2014 do NBB, Mogi ganhou o direito de disputar pela segunda vez em sua história a competição continental – a primeira e única foi em 1998, ainda sob antiga administração – e atuará em casa na primeira fase. Como rivais, o esquadrão dirigido pelo técnico Paco García terá o Colegio La Salle, da Bolívia, o Malvín, do Uruguai, e o tradicional Libertad Sunchales, da Argentina.

A estreia dos mogianos acontecerá nesta terça-feira, às 20 horas (de Brasília), diante do esquadrão boliviano, com transmissão ao vivo do canal SporTV. Por sua vez, Malvín e Libertad se enfrentarão às 17h45 (de Brasília), na partida que marcará oficialmente a abertura da Liga Sul-Americana 2014.

Shamell é uma das caras novas do Mogi para esta temporada (Cleomar Macedo/Divulgação)

Shamell é uma das caras novas do Mogi para esta temporada (Cleomar Macedo/Divulgação)

“La Salle é um time desconhecido para nós. Mas sabemos que contrataram um bom jogador argentino, que é o Mariano Byro, e outros dois jogadores muito fortes no garrafão. Eles são campeões de seu país e tem nível para jogar a Liga Sul-Americana. Temos que estar atentos durante os 40 minutos”, explicou o técnico do Mogi, Paco García.

Com um elenco bastante reformulado em relação ao que disputou a edição 2013/2014 do NBB, o Mogi terá apenas o desfalque do pivô Paulão Prestes para as três partidas que fará no Grupo A. Com uma lesão no joelho, o jogador que foi eleito o melhor pivô e o jogador que mais evoluiu da última temporada da competição nacional atuando pelo Vivo/Franca está fora de combate e seu retorno às quadra não tem previsão.

Em compensação, a equipe voltará a contar com os serviços de Daniel Alemão e Thomas Gherke. Recuperados das contusões que os tiraram dos playoffs do Campeonato Paulista 2014, os jogadores de garrafão já retomaram os treinamentos e estão à disposição do técnico Paco García para as partidas. Além disso, o time do Alto do Tietê acertou a contratação pontual do pivô Wagner, que atuou na última temporada pelo Winner/Limeira, para esta fase da Liga Sul-Americana.

“Voltamos a ser um time forte no garrafão. Os três times que vamos enfrentar são fortes no garrafão e o retorno do Thomas e do Alemão, além da chegada do Wagner vai nos ajudar muito. Vamos jogar três jogos em três dias e temos que minimizar os esforços. Temos jogadores que precisam de ritmo e outros que estão um pouco desgastados”, declarou o comandante mogiano Paco García.

Um dos ídolos da torcida mogiana, Daniel Alemão está recuperado e atuará normalmente na 1ª fase da Liga Sul-Americana (Cleomar Macedo/Divulgação)

Um dos ídolos da torcida mogiana, Daniel Alemão está recuperado e atuará normalmente na 1ª fase da Liga Sul-Americana (Cleomar Macedo/Divulgação)

Logo de cara, em sua segunda participação na Liga Sul-Americana, o Mogi terá um importante trunfo: atuar ao lado de sua barulhenta e fervorosa torcida. Das últimas 15 partidas que disputou no Ginásio Professor Hugo Ramos, desde a reta final da fase de classificação e playoffs do último NBB até o Campeonato Paulista deste ano, a equipe venceu 11 jogos (73,3% de aproveitamento) e em todos os jogos contou com presença massiva de seus fãs nas arquibancadas.

“Jogar a Liga Sul-Americana é um prêmio para a cidade de Mogi das cruzes. È uma cidade que respira basquete, só fala nisso. Vamos entrar para jogar firme para ganhar todos os jogos. Nossa torcida é nosso sexto homem e vai ser muito bom poder jogar ao lado deles. Isso (jogar em casa) pode fazer a diferença a nosso favor mais uma vez”, exaltou o armador Gustavinho.

Em seu elenco, o Mogi conta com poucos jogadores com experiência em competições continentais. Do atual plantel, apenas Gustavinho, Thomas Gherke e Elinho, que disputaram o Torneio Interligas por suas antigas equipes, e o ala Shamell, que já disputou diversos torneios internacionais quando atuava pelo Pinheiros/SKY, já atuaram em campeonatos como a Liga Sul-Americana.

“Quando você joga um torneio internacional não tem jogo fácil. Às vezes enfrentamos times de muita qualidade e, na maioria das vezes, não temos muitas informações sobre as equipes que vamos enfrentar. Temos que colocar na cabeça que todo jogo vai ser difícil”, disse Shamell.

“Jogar em casa já tira um pouco o peso de jogar uma competição internacional pela primeira vez na carreira. Quando você joga fora a pressão é muito maior. Mas ao mesmo tempo também nossa obrigação pela classificação aumenta um pouco. Vamos jogar no ginásio que nós treinamos todos os dias e teremos o apoio da nossa torcida. Então não podemos pensar em outra coisa a não ser na vaga para a próxima fase”, completou o norte-americano campeão e MVP da Liga das Américas 2013 pelo Pinheiros.

Apoio da torcida será um dos trunfos do Mogi na disputa do Grupo A da Liga Sul-Americana (Cleomar Macedo/Divulgação)

Apoio da torcida será um dos trunfos do Mogi na disputa do Grupo A da Liga Sul-Americana (Cleomar Macedo/Divulgação)

Além do esquadrão mogiano, outras três equipes brasileiras lutarão pelo título da Liga Sul-Americana 2014. Sexto colocado do último NBB, o Winner/Limeira também disputará o torneio pela primeira vez na história e está no Grupo C, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de outubro, na capital uruguaia Montevidéu. Os adversários de David Jackson, Ronald Ramon e cia. serão o Aguada (URU), Argentino de Junín (ARG) e Importadora Alvarado (ECU).

Os outros dois times que representarão o Brasil na competição estão na mesma chave. Beneficiado pela desistência de um time venezuelano, o Paschoalotto/Bauru, dono do sétimo lugar do último NBB, entrou no quadro de participantes da atual edição da Liga Sul-Americana e ainda sediará o Grupo D, que também conta com o UniCEUB/BRB/Brasília. Quinto colocado da temporada passada do NBB, o time candango defenderá seu título na competição continental.

Assim como em anos anteriores, a edição de 2014 da Liga Sul-Americana será disputada em três etapas. Na primeira delas, as equipes atuarão entre si dentro dos grupos e os dois melhores colocados de cada chave avançarão ao próximo estágio. Na segunda fase, as oito equipes classificadas serão dividas em dois grupos e os dois melhores de cada lado chegarão ao Final Four, que novamente será disputado em partidas de eliminatórias simples (semifinal e final). Quem ficar com o título torneio garantirá vaga na Liga das Américas, que por sua vez levará seu campeão para a Copa Intercontinental, recentemente vencida pelo Flamengo.

Confira a tabela completa do Grupo A da Liga Sul-Americana 2014:

– Grupo A (Mogi das Cruzes – Brasil)
30/09 (terça-feira)
17h45 – Libertad Sunchales (ARG) x Malvín (URU)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Colégio La Salle (BOL) – ao vivo no SporTV

01/10 (quarta-feira)
17h45 – Colégio La Salle (BOL) x Libertad Sunchales (ARG)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Malvín (URU) – ao vivo no SporTV

02/10 (quinta-feira)
17h45 – Malvín (URU) x Colégio La Salle (BOL)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x Libertad Sunchales (ARG) – ao vivo no SporTV

Confira as datas e horários dos jogos dos outros grupos da Liga Sul-Americana 2014:

– Grupo B (Ambato – Equador)
07/10 (terça-feira)
18h – Boca Juniors (ARG) x Deportivo Tinguiririca San Fernando (CHI)
20h15 – Comunikt (ECU) x Aduaneros de Valencia (VEN)

08/10 (quarta-feira)
18h – Aduaneros de Valencia (VEN) x Boca Juniors (ARG)
20h15 – Comunikt (ECU) x Deportivo Tinguiririca San Fernando (CHI)

09/10 (quinta-feira)
18h – Deportivo Tinguiririca San Fernando (CHI) x Aduaneros de Valencia (VEN)
20h15 – Comunikt (ECU) x Boca Juniors (ARG)

– Grupo C (Montevidéu – Uruguai)
14/10 (terça-feira)
18h45 – Argentino de Junín (ARG) x Winner/Limeira
21h – Aguada (URU) x Importadora Alvarado (COL)

15/10 (quarta-feira)
18h45 – Importadora Alvarado (COL) x Winner/Limeira
21h – Aguada (URU) x Argentino de Junín (ARG)

16/10 (quinta-feira)
18h45 – Argentino de Junín (ARG) x Importadora Alvarado (COL)
21h – Aguada (URU) x Winner/Limeira

– Grupo D (Bauru – Brasil)
21/10 (terça-feira)
17h45 – UniCEUB/BRB/Brasília x Defensor Sporting (URU)
20h – Paschoalotto/Bauru x Guerreros de Bogotá (COL)

22/10 (quarta-feira)
17h45 – Guerreros de Bogotá (COL) x UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Paschoalotto/Bauru x Defensor Sporting (URU)

23/10 (quinta-feira)
17h45 – Defensor Sporting (URU) x Guerreros de Bogotá (COL)
20h – Paschoalotto/Bauru x UniCEUB/BRB/Brasília