#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

VáriasNovidades

24-02-2017 | 04:29
Por

Com "grandões" e armadores na disputa, Desafio de Habilidades terá 13 participantes e formato diferente em 2017

Chegou a hora de conhecer os participantes dos torneios individuais do Jogo das Estrelas 2017, e o primeiro deles é o Desafio de Habilidades, apresentado pela SKY. Com 13 participantes, o desafio será disputado em formato diferente, com uma eliminatória no sábado (18/03), transmitida ao vivo no Globo Esporte, às 12h50 (de Brasília), e a decisão no domingo (19/03), às 10 horas, ambos no Ginásio do Ibirapuera. Além disso, o inovador sistema de confrontos “um contra um” também é novidade.

Neste ano a “regra” dos baixinhos foi quebrada e quatro atletas de garrafão estão na disputa: Olivinha (Flamengo), Arthur Bernardi (Banrisul/Caxias Basquete), Jefferson Sobral (LSB/Uniso) e Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor). Além deles, os alas Betinho (Campo Mourão) e Holloway (EC Pinheiros) completam a ala dos “não-armadores” do torneio.

Já no setor dos armadores estão Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília), Nezinho (Vasco da Gama), Kenny Dawkins (Universo/Vitória), Davi Rossetto (Solar Cearense), Henrique Coelho (Franca Basquete/Magazine Luiza), Kendall Anthony (Macaé Basquete) e Georginho (Paulistano/Corpore), o mais jovem desta edição, com 20 anos.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Arthur Bernardi, do Caxias, e William Drudi, do Vasco

Com 2,07m, Arthur Bernardi será o mais alto da história do Desafio de Habibilidades (Geremias Orlandi/Caxias Basquete)

O Desafio de Habilidades terá um novo formato em 2017 e a corrida não será mais contra o relógio, mas sim contra um adversário. Neste ano, a disputa acontecerá em confrontos “um contra um”, com dois competidores fazendo o percurso ao mesmo tempo, no melhor estilo mano a mano. Quem terminar primeiro, ganha o confronto.

No sábado (18/03), com transmissão ao vivo do programa Globo Esporte, a partir de 12h50 (de Brasília), direto do Ginásio do Ibirapuera, dez atletas disputarão uma eliminatória, que terá cinco confrontos. Os vencedores avançarão à decisão, que será no domingo (19/03), e encontrarão outros três jogadores pré-classificados.

Os atletas garantidos na final são Davi Rossetto (Solar Cearense), atual Melhor Armador do NBB CAIXA, e Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) e Kenny Dawkins (Universo/Vitória), armadores mais votados de NBB Brasil e NBB Mundo na pré-votação para o Jogo das Estrelas. A decisão terá quatro confrontos, no sistema de semifinal e final.

O circuito também sofreu alterações e ficou ainda mais dinâmico. Ao invés de oito, quatro estágios comporão a prova. O início será com o zigue-zague por quatro obstáculos, seguido de um passo direto dentro de um arco. Na sequência, os competidores atravessarão a quadra e farão uma bandeja ou enterrada e, por último, atravessarão a quadra novamente e terminarão com um arremesso de 3 pontos. Quem finalizar primeiro, ganha o confronto.

Davi Rossetto, do Basquete Cearense, e Fúlvio, do Brasília

Assim como Dawkins, Davi Rossetto e Fúlvio estão pré-classificados a final do Desafio de Habilidades (Stephen Eiliert/Solar Cearense)

Esta será a sexta vez que o Desafio da Habilidades será realizado no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Em suas três primeiras edições, o torneio teve um único campeão: Fernando Penna. Na sequência os vencedores foram Nezinho (2014) e Thiaguinho (2015). Já na última, Rafa Luz, ex-Flamengo, faturou o troféu de campeão, em Mogi das Cruzes (SP).

Confira os participantes do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2017:

Arthur Bernardi (Banrisul/Caxias Basquete) – Ala/pivô – 2,07m – 26 anos
Betinho (Campo Mourão Basquete) – Ala – 1,95m – 28 anos
Davi Rossetto (Solar Cearense) – Armador – 1,79m – 24 anos*
Desmond Holloway (EC Pinheiros) – Ala – 1,93m – 26 anos
Fúlvio (UniCEUB/BRBCARD/Brasília) – Armador – 1,86m – 35 anos*
Georginho (Paulistano/Corpore) – Armador – 1,96m – 20 anos
Henrique Coelho (Franca Basquete/Magazine Luiza) – Armador – 1,87m – 24 anos
Jefferson Sobral (LSB/Uniso) – Ala/pivô – 2,03m – 36 anos
Kendall Anthony (Macaé Basquete) – Armador – 1,75m – 24 anos
Kenny Dawkins (Universo/Vitória) – Armador – 1,80m – 29 anos*
Nezinho (Vasco da Gama) – Armador – 1,85m – 36 anos
Olivinha (Flamengo) – Ala/pivô – 2,03m – 36 anos
Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor) – Ala/pivô – 2,03m – 28 anos

*atletas pré-classificados à decisão

Confira todos os campeões do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas:

2011 – Fernando Penna (Franca)
2012 – Fernando Penna (Franca)
2013 – Fernando Penna (Pinheiros)
2014 – Nezinho (Brasília)
2015 – Thiaguinho (Liga Sorocabana)
2016 – Rafa Luz (Flamengo)

Rafa Luz, do Flamengo

Rafa Luz, ex-Flamengo, é o atual campeão do Desafio de Habilidades do NBB CAIXA (Fotojump/LNB)