#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Vascão mais forte!

01-02-2016 | 07:43
Por Liga Nacional de Basquete

Em reta final de preparação para Liga Ouro 2016, Vasco da Gama anuncia contratação dos experientes norte-americanos Robby Collum e Jeff Agba

Ainda com a camisa do Uberlândia, Robby Collum terminou a temporada 2012/2013 do NBB com o vice-campeonato (João Pires/LNB)

Collum teve passagem marcante pelo Uberlândia e defendeu o Minas na temporada passada (João Pires/LNB)

Em estágio final de preparação para a Liga Ouro de 2016, o CR Vasco da Gama anunciou dois novos nomes para disputa da vaga no NBB. Tratam-se do ala/armador Robby Collum e do pivô Jeff Agba, norte-americanos com vasta experiência dentro da elite do basquete brasileiro, que irão se integrar ao elenco cruzmaltino na próxima semana.

Collum já esteve no NBB por quatro temporadas e passou por dois times diferentes: Uberlândia e Decisão Engenharia/Minas. Pela equipe do interior de Minas Gerais, o atleta atuou em três edições, fez um total de 101 partidas e conquistou um vice-campeonato da edição de 2012/2013.

Já em Belo Horizonte, o jogador vestiu o uniforme do Minas pela temporada 2014/2015 e fez um total de 26 jogos. No geral, Collum acumulou média por partida de 15,4 pontos, 4,2 rebotes e 4,3 assistências no NBB e possui a 10ª maior média de pontos entre jogadores com mais de 100 partidas na competição.

Já o pivô Jeff Agba rodou por algumas equipes no NBB. Foram eles: Pascholotto/Bauru, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore e Liga Sorocabana. Com os bauruenses, o norte-americano teve seus melhores desempenhos na competição. Foram quatro temporadas na equipe, 130 jogos e médias de 13,65 pontos, 7,52 rebotes e 59,83% de aproveitamento, por partida.

“Estamos treinando forte e teremos os reforços do Agba e do Collum, que são dois grandes jogadores e nos deixarão ainda mais forte para a disputa da Liga Ouro, que tende a ser uma competição bem dura, pois todos os times se reforçaram”, comentou o experiente pivô William Drudi.

“Com isso, temos que trabalhar forte para entrosar os dois jogadores, o mais rápido possível e ficar preparado para a estreia. São dois jogadores que estão acostumados com o basquete brasileiro, pois já atuaram em times daqui”, completou Drudi.

Ainda no NBB 7, Jeff Agba trocou a Liga Sorocabana pelo Paulistano (Ricardo Bufolin/ECP)

Ainda no NBB 14/15, Jeff Agba trocou a Liga Sorocabana pelo Paulistano (Ricardo Bufolin/ECP)

A Liga Ouro 2016 começará na segunda quinzena de fevereiro e contará também o Campo Mourão (PR), o Ginástico (MG) e o Sport Recife (PE). O regulamento da competição é o mesmo da temporada passada, ou seja, o primeiro colocado ao final da fase inicial avança diretamente a final, enquanto que o segundo e terceiro colocados disputam uma série semifinal, em melhor de cinco jogos.