#JOGAJUNTO

Mais basquete

Velhos conhecidos

06-10-2014 | 12:22
Por Liga Nacional de Basquete

Com as duas melhores campanhas da primeira fase, Uberlândia e Minas protagonizam decisão do Campeonato Mineiro pelo quinto ano seguido

Dois velhos conhecidos farão a final do Campeonato Mineiro 2014. Unitri/Pilhas Energizer e Minas Tênis, representantes do Estado de Minas Gerais no NBB, fizeram as duas melhores campanhas da primeira fase da competição e se encontrarão na grande decisão do Estadual pelo quinto ano seguido.

A série que definirá o campeão mineiro será disputada em uma melhor de cinco jogos. Por ter feito melhor campanha na fase de classificação, Uberlândia terá a vantagem de jogar três duelos em casa e realizará a possível quinta e decisiva partida sob seus domínios. A primeira partida da decisão acontecerá na próxima terça-feira (14/10), no Triângulo Mineiro.

Minas, do jovem Henrique Coelho, e Uberlândia, do norte-americano Caleb Brown, decidirão o título do Campeonato Mineiro 2014 (Orlando Bento/Minas TC)

Minas, do jovem Henrique Coelho, e Uberlândia, do norte-americano Caleb Brown, decidirão o título do Campeonato Mineiro 2014 (Orlando Bento/Minas TC)

A fase de classificação do Campeonato Mineiro foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi realizada entre os dias 24/09 e 29/09, na cidade de Uberlândia, e contou com a participação da equipe Sub-22 uberlandense, que disputará a próxima edição da LDB, como convidada.

Atuando em casa, Uberlândia conquistou duas vitórias (Minas e Uberlândia Sub-22) e uma derrota (Cottar/Mackenzie/S. Lagoas/Fac. S. Agostinho). Minas, por sua vez, somou o mesmo desempenho (dois triunfos em três jogos) e os dois representantes do Estado no NBB chegaram para a segunda etapa empatados com a mesma campanha.

O segundo turno de jogos foi realizado em Belo Horizonte e, desta vez, foi o Macaé Basquete (RJ) que atuou como convidado. A equipe que disputará o NBB pela segunda vez não fez feio em sua passagem pela capital mineira e venceu Minas e Uberlândia em seus dois primeiros compromissos. Depois, diante do Mackenzie, o técnico Léo Costa resolveu poupar seus principais jogadores e a equipe acabou derrotada.

“Essa viagem tinha o intuito de analisar a equipe e buscar maior entrosamento. Realizamos três jogos de muito bom nível e acredito que conseguimos atingir o objetivo que programamos. Esses jogos são importantes para realizarmos os ajustes necessários na equipe para a sequência do Estadual e também serviram de preparação para o NBB”, analisou o treinador macaense.

Como preparação para o NBB7, Macaé disputou segunda etapa da 1ª fase do Mineiro como convidada (Orlando Bento/Minas TC)

Como preparação para o NBB7, Macaé disputou segunda etapa da 1ª fase do Mineiro como convidada (Orlando Bento/Minas TC)

Com as derrotas para o Macaé e vitórias sobre o Mackenzie nas duas primeiras rodadas, Minas e Uberlândia fizeram um confronto decisivo no último dia de disputas da segunda etapa. Já classificadas à final, as equipes fizeram a última partida da fase de classificação para decidir que fecharia no primeiro lugar e, consequentemente, teria o mando de quadra na série decisiva.

Mesmo atuando fora de casa, o esquadrão do Triângulo Mineiro voltou a superar o clube de Belo Horizonte. Com direito a um primeiro quarto arrasador, vencido por 30 a 11, os comandados do técnico espanhol Arthuro Alvarez administraram a boa vantagem no restante da partida, venceram o jogo por 73 a 63, e garantiram a ponta da tabela, com uma campanha de quatro vitórias e duas derrotas.

“Vencemos as duas partidas contra eles na fase de classificação, mas apesar da diferença de pontos, as dificuldades foram grandes. Certamente serão jogos equilibrados e contamos com a força da nossa torcida para fazer valer o mando de quadra nos jogos em Uberlândia”, disse o ala uberlandense Audrei.

Com várias caras novas em seu elenco, Uberlândia fechou a 1ª fase com a melhor campanha (Orlando Bento/Minas TC)

Com várias caras novas em seu elenco, Uberlândia fechou a 1ª fase com a melhor campanha (Orlando Bento/Minas TC)

Agora, Uberlândia tentará o quinto título consecutivo do Campeonato Mineiro. Nas quatro decisões anteriores, todas frente ao rival Minas, o time da cidade do interior do Estado levou a melhor e se sagrou campeã. A Federação Mineira de Basketball (FMB) divulgará as datas e horários dos jogos da série final nos próximos dias.

“Nossa equipe é forte e tem muito potencial. Vamos trabalhar bastante na próxima semana e chegaremos prontos para a série decisiva. Serão grandes jogos e estamos confiantes. A expectativa é a melhor possível”, afirmou o ala Alex Oliveira, uma das caras novas do Minas para a temporada 2014/2015.

Norte-americano Robby Collum esteve nas decisões de 2010, 2011 e 2012 pelo Uberlândia e agora estará do outro lado (Orlando Bento/Minas TC)

Collum participou das decisões de 2010, 11 e 12 pelo Uberlândia e agora estará do outro lado (Orlando Bento/Minas TC)

Confira o calendário completo da decisão do Campeonato Mineiro 2014:
Unitri/Pilhas Energizer x Minas Tênis Clube
Jogo 1 – 14/10 (terça-feira), às 20 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)
Jogo 2 – 15/10 (quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)
Jogo 3 – 21/10 (terça-feira), às 19 horas, na Arena Minas (Belo Horizonte)
Jogo 4* – 22/10 (terça-feira), às 19 horas, na Arena Minas (Belo Horizonte)
Jogo 5* – 25/10 (sábado), às 18 horas, no Ginásio do UTC (Uberlândia)

*Se necessário

Confira todos os resultados da fase de classificação do Campeonato Mineiro 2014:

– Primeira etapa
24/09
Cottar/Mackenzie/S. Lagoas/Fac. S. Agostinho 83 x 93 Minas Tênis Clube

27/09
Minas Tênis Clube 81 x 64 Praia Clube* (Uberlândia Sub-22)
Cottar/Mackenzie/S. Lagoas/Fac. S. Agostinho 79 x 76 Unitri/Pilhas Energizer

28/09
Praia Clube* (Uberlândia Sub-22) 70 x 67 Cottar/Mackenzie/S. Lagoas/Fac. S. Agostinho
Unitri/Pilhas Energizer 83 x 62 Minas Tênis Clube

29/09
Unitri/Pilhas Energizer 67 x 48 Praia Clube* (Uberlândia Sub-22)

– Segunda etapa
02/10
Macaé Basquete* 64×59 Minas Tênis Clube
Unitri/Pilhas Energizer 94 x 73 Cottar/Mackenzie/S. Lagoas/Fac. S. Agostinho

03/10
Macaé Basquete* 85 x 82 Unitri/Pilhas Energizer
Minas Tênis Clube 67×55 Cottar/Mackenzie/S. Lagoas/Fac. S. Agostinho

04/10
Cottar/Mackenzie/S. Lagoas/Fac. S. Agostinho 84 x 75 Macaé Basquete*
Minas Tênis Clube 63×73 Unitri/Pilhas Energizer

*As equipes atuaram no Campeonato Mineiro 2014 como convidadas