#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vencer ou vencer!

12-03-2016 | 06:06
Por Liga Nacional de Basquete

Em disputa direta por uma vaga no G-4, Brasília e Paulistano se enfrentam na capital federal, em jogo isolado do NBB na manhã deste domingo,

Com a fase de classificação chegando ao fim, os objetivos de cada time para os playoffs ficam mais claros. Para UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Paulistano/Corpore todas as atenções estão voltadas para o G-4. Neste domingo (13/03), os times se enfrentam, no Ginásio da ASCEB, na capital federal, às 11 horas, em briga direta por uma posição entre os quatro primeiros colocados da tabela de classificação.

Giovannoni, do Brasília

Em seu último jogo pelo NBB, o Brasília bateu o Macaé, por 99 a 77, fora de casa (Raphael Bózeo/Divulgação)

Com 16 vitórias em 24 partidas na temporada e atualmente na sexta posição, os donos da casa vão com tudo para o duelo deste domingo, já que uma derrota complicaria a equipe na briga por um lugar no G-4, condição que daria aos candangos a passagem direta às quartas de final.

“A gente está se preparando bastante e encarando esse duelo com uma final antecipada mesmo. Para a gente, vale a nossa briga pelo G-4. Estamos bem fortes e concentrados”, disse o ala/armador Jefferson Campos, do Brasília.

“Eles são um time muito forte. Se a gente bobear em qualquer momento do jogo, podemos perder a partida nisso. Mas, caso a gente se mantenha concentrado durante os 40 minutos, fazendo as coisas que têm que ser feitas, tenho certeza que vamos ter êxito no final”, completou.

Na última quarta (09/03), o Brasília bateu o Macaé Basquete, por 99 a 77, fora de casa, com boa atuação de Pilar, que fez 20 pontos em 25 tentados, e Cipolini, que saiu de quadra com os mesmos 20 pontos e três bolas recuperadas.

Terceiro colocado na tabela de classificação, o Paulistano vive grande momento na temporada, com quatro vitórias consecutivas, e agora soma 17 resultados positivos e apenas seis negativos. Também na quarta-feira, o elenco comandado por Gustavo De Conti venceu o São José Basketball, por 89 a 77, com belíssima atuação de Dawkins, que fez 20 pontos, pegou cinco rebotes e distribuiu três assistências.

Dawkins, do Paulistano, e Cauê, do São José

Com bela atuação de Dawkins, o Paulistano venceu o São José, por 89 a 77, e agora tem quatro vitórias seguidas (Ale da Costa/Portrait)

As equipes já se enfrentaram nesta temporada, em jogo válido pelo primeiro turno do NBB. Mesmo com a bela reação dos donos da casa, que venceram o último quarto por 26 a 16, o Paulistano não conseguiu dominar os candangos e foram derrotados, por 81 a 75. Confira os destaques da partida:

Paulistano
Jhonatan – 18 pontos, sete rebotes e duas bolas recuperadas
Toyloy – 11 pontos (91,7% de aproveitamento) e seis rebotes
Caio Torres – 17 pontos, três rebotes e duas bolas recuperadas

Brasília
Deryk – 27 pontos, três rebotes e quatro assistências
Cipolini – 14 pontos, três rebotes e três bolas de 3 pontos convertidas
Ronald – 14 pontos (93,3% de aproveitamento) e sete rebotes

A partida ainda será recheada de astros, com quatro participantes do Jogo das Estrelas 2016 do NBB. Confira:

+Clique aqui e confira a programação do Jogo das Estrelas 2016

Brasília
Deryk (armador) – 14,8 PPJ e 55,6 2P% – NBB Brasil
Giovannoni (ala/pivô) – 17,7 PPJ e 7,1 RPJ – NBB Brasil
Ronald (pivô) – 13,8 PPJ e 6,1 RPJ – NBB Brasil

Paulistano
Dawkins (armador) – 12,0 PPJ e 43,5 3P% – NBB Mundo

UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Paulistano/Corpore – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – domingo – dia 13 de março, às 11 horas (horário de Brasília)

21-02-2015 - 22ª rodada NBB 8 - UNICEUB/CARTÃO BRB X Liga Sorocabana - FOTO: Brito Júnior/UniCEUB

Deryk tem ao menos dez pontos em todos os jogos do ano de 2016 (Brito Júnior/UniCEUB)

Até quando?!
O jovem armador vive um ano de 2016 iluminado junto ao seu time, que tem 12 vitórias e três derrotas no período. Deryk anotou dígitos duplos em todos os jogos no ano e tem média de 18,40 pontos por partida, incluindo sete jogos com 20 ou mais pontos.

Domínio candango
As duas equipes já se enfrentaram 15 vezes na história do NBB, com 11 vitórias do Brasília contra quatro do Paulistano. Nas dez primeiras partidas, os candangos tiveram nove resultados positivos e apenas um negativo.

Pegou fogo
Brasília e Paulistano se enfrentaram no primeiro turno desta temporada e Deryk, da equipe da capital federal deu show. Foram 27 pontos para o armador (recorde pessoal no NBB), além de três rebotes e quatro assistências, na vitória candanga, por 81 a 75.

A fase é boa
Terceiro colocado na tabela de classificação, o Paulistano vive ótimo momento na temporada. A equipe vem de quatro vitórias consecutivas, com uma média de 14,75 pontos de vantagem para seus adversários na sequência.

Até os playoffs!
A equipe da capital paulista se despediu do Ginásio Antonio Prado Júnior pela fase de classificação, na vitória por 89 a 77, sobre o São José, na última quarta-feira (09/03). O alvirrubro fará agora cinco partidas fora de casa antes dos playoffs do NBB 2015/2016.

Caio Torres, do Paulistano, pode chegar aos 2.000 pontos no NBB (João Pires/LNB)

Caio Torres, do Paulistano, tem seu recorde de rebotes (19) registrado contra o Brasília (João Pires/LNB)

Lá no alto
O pivô Caio Torres, do Paulistano, tem um recorde pessoal registrado contra a equipe da capital federal. No Jogo 3 dos playoffs da temporada 2013/2014, quando atuava pelo São José, o atleta pegou 19 rebotes, na vitória de seu time, por 72 a 70, que classificou os joseenses para as semifinais do NBB.

Reencontro
Campeão do NBB 2009/2010 com o Brasília, Valtinho, do Paulistano, enfrentará novamente seu ex-time. O armador atuou nas duas primeiras edições da competição pela equipe candanga e realizou um total de 76 partidas.

Reencontro #2
Pilar, ala do Brasília, é outro que reencontrará seu ex-time. O jogador defendeu o uniforme do Paulistano pelas duas últimas edições do NBB e foi vice-campeão da competição com a equipe, na temporada 2013/2014.

Reencontro #3
Outro nome que já defendeu o uniforme rival, é Jefferson Campos. O armador do Brasília esteve com o Paulistano nas três primeiras edições do NBB e atuou em 60 jogos.

Mão calibrada
Do outro lado, o ala Diego também tem um recorde pessoal anotado contra o rival. No Jogo 2 das oitavas de final do NBB 2009/2010, quando atuava pelo Pinheiros, o jogador converteu cinco arremessos de 3 pontos, na vitória de seu time no clássico da capital paulista, por 94 a 92.

Protejam os aros!
Com três integrantes no Top 15 dos cestinhas desta temporada (Giovannoni, Deryk e Ronald), o Brasília lidera o NBB em pontos por partida, com média de 87,38.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.