#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vida ou morte!

14-04-2016 | 04:55
Por Liga Nacional de Basquete

Empatados em 2 a 2, Pinheiros e Minas decidem quem avança às quartas de final do NBB CAIXA em jogo decisivo nesta sexta-feira, em São Paulo

Após muito equilíbrio nas quatro primeiras partidas, Pinheiros e Minas decidirão quem passa às quartas nesta sexta (Ricardo Bufolin/ECP)

Após muito equilíbrio nas quatro primeiras partidas, Pinheiros e Minas decidirão quem passa às quartas nesta sexta (Ricardo Bufolin/ECP)

O confronto entre EC Pinheiros e Decisão Engenharia/Minas terá seu ato final nesta sexta-feira (15/04). Empatadas em 2 a 2, as equipes decidirão quem avança às quartas de final do NBB CAIXA em uma partida de vida ou morte, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, às 20 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV 2.

A igualdade na série veio após cada time conquistar um triunfo como visitante e como mandante. Na abertura da série, o Minas levou a melhor em casa e, logo em seguida, venceu o Jogo 2 como visitante. Já o time paulista venceu as duas últimas partidas do confronto, sendo uma em São Paulo e a outra em Belo Horizonte.

“Já enfrentamos a equipe do Pinheiros nesta temporada, uma no turno, outra no returno e quatro vezes nos playoffs. Obviamente, já conhecemos os pontos fortes e os pontos fracos e, com certeza, a gente tem que ter alguns ajuste” disse o pivô Shilton, do Minas

O mais importante é ter a tranquilidade para execução e, principalmente, se entregar de coração, deixar tudo na quadra. Isso vai fazer toda a diferença. Coração e tranquilidade fazem toda a diferença em um momento como este”, completou o capitão do time mineiro.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Com média de 17,7 pontos por jogo, pinheirense Lucas Dias é o cestinha da série (Ricardo Bufolin/ECP)

Com média de 17,7 pontos por jogo, pinheirense Lucas Dias é o cestinha da série (Ricardo Bufolin/ECP)

Embalado pelas duas vitórias recentes no confronto, o Pinheiros tentará repetir um feito histórico. Em duas ocasiões, o clube da capital paulista iniciou uma série de playoffs do NBB CAIXA com 2 a 0 de desvantagem e depois conseguiu três vitórias seguidas para virar a série.

+ Time da virada? Pinheiros conta com retrospecto a seu favor para repetir façanha e garantir classificação

“Espero um jogo muito equilibrado, assim como está sendo toda a série. Vai ser uma partida muito difícil para os dois times, tenho certeza. As equipes se conhecem muito bem e é difícil você conseguir inovar nessa altura do campeonato. Temos que ter a mesma atitude das duas últimas partidas”, disse o comandante pinheirense César Guidetti.

Do outro lado, o Minas tentará repetir um feito conquistado apenas por duas equipes até o momento: vencer um Jogo 5 de oitavas de final do NBB CAIXA atuando fora de casa. Em toda a história da competição foram disputadas nove partidas decisivas na primeira rodada dos playoffs e apenas duas delas foram vencidas pelos visitantes.

Bennett, do Pinheiros, e Ansaloni, do Minas

Dono de melhor campanha na fase de classificação, Pinheiros terá o fator casa a seu favor na partida decisiva (Ricardo Bufolin/ECP)

“A gente volta àquela condição de antes do início do playoff, quando o Pinheiros era a equipe favorita, a equipe que tinha a melhor classificação. Então, é o Pinheiros que tem essa condição do favoritismo, já que joga em casa. A gente joga da mesma forma que foi a nossa temporada, trabalhando jogo a jogo. É importante saber disso. A tranquilidade é importante, e a pressão é toda do Pinheiros. Isso pode ajudar nesse momento decisivo”, concluiu o minastenista Shilton.

Até agora na série, a linha dos 70 pontos foi fundamental para o resultado das partidas. Nos dois jogos em que fez mais de 70 pontos, o Minas venceu, enquanto que em seus dois triunfos o Pinheiros limitou o clube de Belo Horizonte a apenas 67 pontos.

“A gente trabalha para diminuir a pontuação deles jogo a jogo e acho que eles fazem isso também. Todos os times têm essa filosofia, de diminuir a pontuação do adversário. Vamos tentar anular os pontos fortes deles para tentar a vitória”, afirmou o comandante paulista César Guidetti.

Na atual temporada do NBB CAIXA, incluindo as partidas da série, o Pinheiros fez 16 jogos como mandante e saiu vitorioso em apenas sete. Já o Minas disputou 16 partidas longe de seus domínios e também acumulou sete resultados positivos.