#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Voltou e quer mais

23-02-2015 | 04:19
Por Liga Nacional de Basquete

Após sete anos, Rio Grande do Sul volta a ter equipe no cenário nacional, e Caxias espera fazer bonito na Liga Ouro 2015 para conquistar vaga para o NBB

Daqui a exatos três dias a bola laranja sobe para o início da segunda edição da Liga Ouro, a divisão de acesso ao NBB. Através do “caçula” Caxias Basquete, o Estado do Rio Grande do Sul voltará a ter uma equipe no grande cenário do basquete nacional após sete anos.

O último time gaúcho a disputar um campeonato nacional de basquete no Brasil foi o Lajeado, ainda na primeira edição do NBB. Mesmo com tanto tempo fora dos ‘holofotes’, o Rio Grande do Sul possui grande história no basquete e esteve no topo do esporte da bola laranja no início dos Anos 90.

No Campeonato Brasileiro de 1994, sob o comando do lendário Ary Vidal, herói da conquista da medalha de Ouro da Seleção Brasileira no Pan de 1987, o PITT/Corinthians se sagrou campeão brasileiro, o único troféu nacional da história do basquete gaúcho.

Além da conquista nacional em 1994, o basquete do Rio Grande do Sul também é conhecido por ser um Estado muito forte em revelar grandes jogadores. Diversos atletas saíram das bases de clubes gaúchos e atuaram em bom nível no profissional, ou até mesmo chegaram a defender a camisa da Seleção Brasileira, caso do ala Rogério Klafke, um dos maiores jogadores da história do NBB, que foi revelado pelo Sogipa (RS) e disputou mais de 100 partidas com a camisa verde-amarela.

Atualmente, a temporada 2014/2015 do NBB conta com 17 atletas nascidos no Rio Grande do Sul: Márcio Dornelles (Macaé), Murilo Becker e Thiago Mathias (Bauru), Léo Waszkiewicz (Franca), Audrei, Gruber e Renan (Uberlândia), Kurtz (Pinheiros), Renan (São José), Daniel Gaúcho (Liga Sorocabana), e os jovens Maxwell (Brasília), Matheus Dalla (Limeira), Pedrinho Rava (Macaé), Bruno Irigoyen e Pitico (Minas), Arthur (Paulistano) e Ícaro (Uberlândia).

O Caxias terminou a temporada 2014 com o título do Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul, o terceiro de sua história (Divulgação)

O Caxias terminou a temporada 2014 com o título do Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul, o terceiro de sua história (Divulgação)

Fundado há apenas dez anos, o Caxias disputa a Liga Ouro 2015 em busca de uma vaga na elite do basquete brasileiro, pouco tempo depois de vencer o terceiro título Estadual de sua breve e já vitoriosa história e encerrar o ano de 2014 com 24 vitórias nos 27 jogos disputados.

“A nossa preparação não está sendo diferente do que nós sempre fizemos. Estamos com o elenco praticamente igual ao do ano passado, e isso será muito bom para dar continuidade ao bom trabalho que já esta sendo feito”, comentou o técnico Rodrigo Barbosa.

Para a disputa da divisão de acesso ao NBB, o elenco caxiense é liderado por dois jogadores com bastante experiência no NBB, são eles os Guto e Cauê Verzola. O primeiro atuou com a camisa do Palmeiras na última temporada do NBB, e ainda possui passagem pelo Flamengo em sua trajetória no maior campeonato de basquete do Brasil.

Já seu companheiro de time e posição atuou em três edições do NBB, com a camisa do Franca e do Assis, e na última temporada defendeu o Lins Basquete, na primeira edição da Liga Ouro, onde obteve médias de 6,4 pontos e 3,3 rebotes por jogo.

“O Guto e o Cauê são dois dos jogadores mais importantes do nosso grupo. O Guto por toda a sua experiência e liderança em quadra e Cauê por seu talento e por ser formado em Franca, todo jogador que nasce em Franca é diferenciado e isso não é diferente com o Cauê. Fico muito feliz em poder contar com os dois jogadores durante a Liga Ouro 2015”, comentou o comandante do Caxias.

Ex-Palmeiras, o ala Guto é um dos principais jogadores do elenco do Caxias para a disputa da Liga Ouro 2015 (Léo Pinheiro/Divulgação)

Ex-Palmeiras, o ala Guto é um dos principais jogadores do elenco do Caxias para a disputa da Liga Ouro 2015 (Léo Pinheiro/Divulgação)

Outros jogadores que foram destaques do título gaúcho de 2014 e que permanecem no elenco caxiense são jovens os alas/pivôs Arthur Bernardi, que possui em seu currículo passagem pela Universidade Batista de Houston (EUA), e Bruno Ferreira, que já atuou com a camisa da Seleção Brasileira nas categorias de vase, além do também jovem armador Bruno Mazoni.

Para a temporada 2015, o Caxias não perdeu nenhum atleta e para dar mais força ainda para sua equipe, a diretoria caxiense anunciou a contratações do pivô André Mineiro, que estava no Blumenau na última temporada, e do ala/armador Tobias, de apenas 21 anos.

O jovem Tobias, sétimo cestinha da LDB 2015, chega ao Caxias para disputar a Liga Ouro 2015 (Tárlis Schneider/LNB)

O jovem Tobias, sétimo cestinha da LDB 2015, chega ao Caxias para disputar a Liga Ouro 2015 (Tárlis Schneider/LNB)

Nascido no Rio Grande do Sul, Tobias disputou três edições do NBB (NBB 4, NBB 5 e NBB 6) com a camisa do Minas e em 2014, com a camisa do Grêmio Náutico União na LDB, o jovem jogador é o sétimos cestinha do campeonato, com 16,4 pontos por partida. Após disputar a quarta edição da LDB, Tobias se apresentará ao elenco do Caxias.

“Sabemos do potencial que o Tobias possui. Não tivemos a oportunidade de contratá-lo no ano passado, mas assim que surgiu a chance de tê-lo em nosso grupo nós aproveitamos”, disse Rodrigo.

“O estilo de jogo do Tobias será muito bom para nós, já que suas características principais são bem diferentes do que a maioria dos jogadores do nosso time. Temos um grupo muito alto e ele possui um estilo de jogo muito agressivo e rápido, com certeza será muito importante para nós”, completou.

Além do Caxias, a Liga Ouro 2015 terá a participação de mais outros três times: Sport Clube do Recife (RE) e Campo Mourão Basquete (PR), que participaram da última edição da divisão de acesso ao NBB e o também novato e CEUB (DF). O Caxias estreia na Liga Ouro no próximo dia 26 de fevereiro, e se prepara para uma sequência de quatro partidas seguidas ao lado de seu torcedor na Liga Ouro.

“Fizemos uma solicitação para a LNB para jogar a primeira rodada da Liga Ouro em casa, que já temos alguns projetos de ações para a nossa torcida logo neste início de competição. É claro que se começarmos com resultados ruins não será nada bom correr atrás do prejuízo, mas penso que começar a competição com quatro jogos seguidos em casa não irá interferir em nossa campanha ao final da fase de classificação”, conclui o treinador.