#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Voo garantido

29-07-2014 | 01:28
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília acerta contratação do ala/pivô Lucas Cipolini, que atuou no Uberlândia nas quatro últimas temporadas; jogador é o líder em enterradas da história do NBB

Cipolini é uma das armas do Uberlândia para sair com a vitória no duelo direto contra São José (Ricardo Bufolin/ECP)

Cipolini chega ao tricampeão do NBB após quatro belas temporadas no Uberlândia (Ricardo Bufolin/ECP)

O UniCEUB/BRB/Brasília acertou mais uma grande contratação visando a temporada 2014/2015. Depois de anunciar a vinda do armador Fúlvio, ex-São José/Unimed, a equipe tricampeã do NBB confirmou o ala/pivô Lucas Cipolini, que estava no Unitri/Uberlândia, como seu mais novo reforço.

“As expectativas são as melhores. Estou chegando para somar em um time campeão e quero fazer parte dessa história. É uma honra poder ser parte de uma equipe como Brasília”, afirmou Cipolini.

Aos 28 anos, Cipolini vai para sua quinta participação no NBB, a primeira longe da equipe uberlandense, onde atuou nas últimas quatro temporadas. Na sexta edição do maior campeonato do país, o jogador registrou as boas médias de 17,2 pontos e 5,8 rebotes por jogo.

Mas não foram só nos números que o ala/pivô se destacou na temporada passada. Um dos principais líders do Uberlândia, Cipolini chamou a responsabilidade para si em diversas partidas e, em três delas, acertou arremessos nos últimos segundos e deu a vitória a sua equipe, contra Bauru, Palmeiras e Limeira.

Dono de grande impulsão e explosão física, o atleta, de 2,03m de altura, é o líder em enterradas na história do NBB, com 223 no total, média de 1,51 cravadas por partida, também a maior de todo o campeonato.

Mesmo com apenas 4 temporadas no NBB, Cipolini é o líder em enterradas (Raphael Olivera/EAZ)

Cipolini deu 223 enterradas em apenas quatro temporadas no NBB (Raphael Olivera/EAZ)

Nascido em Casa Branca (SP), Cipolini iniciou sua trajetória no basquete no clube de sua cidade natal. Após de chamar a atenção por seu enorme potencial físico, o jogador se transferiu para o Pinheiros (SP) ainda nas categorias de base. Depois, teve curta passagem pelo Uberlândia (MG), em 2005, e Universo/Ajax (GO).

Logo em seguida, o ala/pivô se aventurou no basquete universitário norte-americano para defender a BYU Hawaii, universidade que ficou por aproximadamente quatro anos. Em 2010, retornou ao Triângulo Mineiro para defender o Uberlândia no novo projeto da equipe, que naquele ano fez sua primeira participação no NBB.

Depois de quatro temporadas em Minas Gerias, Cipolini vai para Brasília e agora terá ao seu lado o armador Fúlvio, ex-São José, o também armador Bruno Felipe, os alas Arthur, Isaac, Rossi e Maxwell, o ala/pivô Guilherme Giovannoni, os pivôs Alírio e Ronald.

“Dentro do que penso, o Cipolini vai jogar mais próximo da cesta. É um jogador com excelente porte atlético, que corre a quadra toda. Particularmente, prefiro pivôs mais leves”, contou o técnico José Carlos Vidal.

O primeiro compromisso oficial do Brasília na temporada 2014/2015 será em setembro, a partir do dia 30, quando a equipe buscará o tricampeonato da Liga Sul-Americana. Adversários e sedes dos jogos ainda não foram definidos.