#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

Yagorenovado

05-07-2019 | 01:15
Por Liga Nacional de Basquete

Um dos destaques do CAP nos últimos anos, “Monstrinho” irá para sua 4ª temporada como profissional no clube

O Paulistano/Corpore garantiu uma importante permanência no elenco da temporada 2019/2020: o armador Yago Mateus, de 20 anos, uma das maiores joias do basquete brasileiro.

Agora, o elenco do técnico Régis Marrelli é formado pelos armadores Yago, Felipe Ruivo e Beto Fagundes, os alas Dominique Coleman, Eddy e Anderson, o ala/pivô Victão e os pivôs Guilherme Hubner, Maique e Dikembe.

Aos 20 anos, Yago despontou com uma das maiores promessas do país. Em apenas três anos como profissional, ele disputou duas Finais de NBB CAIXA e duas de Campeonato Paulista, com direito a um título de cada, ambos na temporada 2017/2018.

+Vai e Vem: veja as transferências oficiais do mercado do NBB CAIXA

Dominante no cenário do basquete brasileiro, Yago foi selecionado para as duas últimas edições do Jogo das Estrelas, sendo que na última, em Franca (SP), participou também do Desafio de Habilidades Supergasbras – foi vice-campeão – e do Desafio das Novas Estrelas Sub-23 contra os Talentos da La Liga (ARG).

Seu potencial também chamou a atenção do técnico Aleksandar Petrovic, da Seleção Brasileira, que o convocou para praticamente todas as partidas do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 e até o escalou como titular em algumas delas.

Yago-pela-Seleção-Brasileira-nas-Eliminatórias-contra-o-Canadá-de-Olynyk-e-Pangos

Yago é o terceiro atleta com mais jogos pela Seleção nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2019 (Divulgação/FIBA)

Terceiro atleta com mais partidas pela Seleção nas Eliminatórias, com nove, o baixinho de 1,75m acumulou médias de 6,0 pontos, 3,2 assistências e 1,0 roubo de bola de bola em 16,2 minutos por partida.

+Estatísticas completas de Yago pela Seleção Brasileira

Outro expressivo reconhecimento na carreira de Yago foi a convocação para o Nike Hoop Summit, evento que reúne os principais prospectos Sub-19 do mundo inteiro para sessões de treinamentos e uma partida contra os maiores talentos dos Estados Unidos, no Moda Center, em Portland (EUA).

yago-nike-hoop-summit

Yago foi o 8º brasileiro na história a disputar o Nike Hoop Summit (Divulgação)

Na temporada passada, Yago Mateus consolidou seu processo de evolução e registrou as melhores médias de sua carreira no NBB CAIXA: 13,2 pontos, 3,6 rebotes, 4,8 assistências e 14,2 de eficiência – tudo isso em 27,4 minutos em quadra por jogo.

Já na campanha do bronze do CAP na Liga das Américas 2019, o “Monstrinho” foi o líder em assistências de toda a competição, com média de 6,3 por jogo. Além disso, foi o líder em eficiência do Paulistano, com 17,1 por jogo, e o segundo cestinha, com 13,3 pontos de média.

A estreia do Paulistano na temporada 2019/2020 será no dia 31 de julho, contra o São João da Boa Vista, fora de casa, pelo Campeonato Paulista 2019. Já a estreia do time em casa será no dia 05 de agosto, contra o Rio Claro, no Ginásio Antonio Prado Jr, às 19h30.

+Tabela de jogos completa do Campeonato Paulista 2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.