#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confronto direto

12-03-2015 | 02:22
Por Liga Nacional de Basquete

Concorrentes diretos ao oitavo lugar na classificação, Palmeiras e Pinheiros medem forças no Ginásio Palestra Itália, nesta sexta-feira, ao vivo no SporTV

Depois da pausa para o Jogo das Estrelas e a fase final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o NBB volta com tudo com a 26ª rodada, com seis jogos, todos eles nesta sexta-feira (13/03). Um deles será o confronto direto pela oitava posição entre Palmeiras/Meltex e Pinheiros/SKY, que se enfrentarão no Ginásio Palestra Itália, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Em quadra estarão quatro jogadores que participaram do Final de Semana das Estrelas do NBB, em Franca (SP): pelo Palmeiras, o armador argentino Maxi Stanic, vice-campeão do Super Desafio BRA de Habilidades e titular do NBB Mundo, onde também atuou o pivô norte-americano Toyloy, e Neto, que defendeu o NBB Brasil. Já no Pinheiros, o jovem Lucas Dias, que disputou o Super Desafio BRA dos 3 pontos.

+Saiba mais: NBB Brasil vence NBB Mundo e abre 4 a 1 no placar geral do Jogo das Estrelas

Neto, do Palmeiras, e Joe Smith, do Pinheiros

Palmeiras e Pinheiros lutam diretamente pela 8ª posição (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

O brilho das estrelas estará à prova nesta sexta-feira, pois o que está em jogo é algo extremamente importante: o oitavo lugar na classificação do NBB 7, que hoje pertence ao Pinheiros. Atualmente com campanha de 12 vitórias em 25 jogos (48% de aproveitamento), a equipe do técnico Marcel de Souza precisa vencer para seguir entre os oito primeiros e ter o mando de quadra nas oitavas de final.

O Palmeiras, por sua vez, vem de três derrotas seguidas – para Flamengo, Paulistano/Unimed e Liga Sorocabana – e agora precisa recuperar sua posição entre os oito primeiros colocados. Com 11 triunfos em 25 jogos (44% de aproveitamento), o clube de Palestra Itália está na décima posição precisa de uma vitória para igualar a campanha dos pinheirenses e, consequentemente, ultrapassá-los na classificação.

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Para isso, o time comandado pelo técnico Régis Marrelli tentará usar o fator casa como seu principal trunfo. Na atual temporada do NBB, a equipe alviverde fez nove jogos no Ginásio Palestra Itália, venceu sete e perdeu apenas dois (77,9% de aproveitamento), ambos decididos apenas nos minutos finais, para Minas Tênis Clube e Flamengo, que hoje ocupam a terceira e quinta colocações, respectivamente.

“Pinheiros e Palmeiras estão próximos na tabela de classificação e estamos cientes da importância de uma vitória neste duelo, até para tentar ultrapassá-los na pontuação. Será, sem dúvida alguma, um jogo decidido nos detalhes e esperamos dar essa alegria para a torcida na volta para casa”, falou o ala Jhonatan, do Palmeiras.

Marcus Toledo, do Pinheiros

Pinheiros, de Marcus Toledo, precisa vencer para seguir em 8º e evitar ultrapassagens de Palmeiras e Brasília (Ricardo Bufolin/ECP)

Do outro lado, o Pinheiros, que vem de derrota no clássico da capital paulista para o Paulistano/Unimed na última rodada, disputou 11 partidas como visitante na atual temporada e venceu apenas quatro (36,3% de aproveitamento), três delas contra times que habitam as quatro últimas colocações na classificação – Rio Claro, Winner/Limeira, Liga Sorocabana e Basquete Cearense.

“É um jogo muito difícil. O Palmeiras vem fazendo um bom campeonato. Tem se portado muito bem nos jogos, com muitas variações táticas. Sabemos que não será fácil, ainda mais jogando na casa deles. Mas estamos preparados e temos que ir em busca da vitória para darmos mais um passo importante rumo aos playoffs. Vamos procurar ficar na melhor classificação possível”, comentou o ala Marcus Toledo, do Pinheiros.

Mas existe outro time que pode atravessar as intenções do Palmeiras de alcançar a oitava posição do NBB 7: o UniCEUB/BRB/Brasília. Vivendo uma bela crescente no campeonato, a equipe tricampeã do NBB tem campanha idêntica a do clube alviverde, mas fica à frente na classificação, em nono, por levar a melhor no confronto direto (venceu em casa por 27 de diferença e perdeu fora por 16).

Palmeiras tentará usar o fator casa para bater o Pinheiros (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Palmeiras tentará usar o fator casa para bater o Pinheiros (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

A equipe candanga entra em quadra também nesta sexta-feira diante do Basquete Cearense, em Fortaleza (CE), às 20 horas (de Brasília). A torcida dos palmeirenses é para que os nordestinos levem a melhor no confronto. Porém, caso isso não aconteça, os palestrinos podem até vencer o Pinheiros que ainda não assumirão a oitava colocação, no entanto, subirão da décima para a nona colocação.

No primeiro turno da atual temporada, o Palmeiras levou a melhor sobre o Pinheiros, fora de casa, no último jogo do ano de 2014, pelo placar de 79 a 65. Os destaques ficaram por conta do ala/armador Neto, autor de 20 pontos, e do armador argentino Maxi Stanic, com 13 pontos e cinco assistências. Pelo lado dos donos da casa, o maior pontuador foi Joe Smith, com 18 pontos.

“Fizemos um grande jogo no primeiro turno, mas sabemos que agora tudo será diferente, pois o Pinheiros evoluiu muito de lá para cá também. Jogaremos em casa, diante do nosso torcedor, e temos de buscar o resultado de vitória desde o início. Trabalhamos intensamente para isso”, destacou o palmeirense Neto.

Confira as partidas da 26ª rodada da temporada 2014/2015 do NBB:

– 13/03 (Sexta-feira):

19h30 – Palmeiras/Meltex x Pinheiros/SKY (ao vivo no SporTV)
20h – Winner/Limeira x Rio Claro Basquete
20h – Liga Sorocabana x Paulistano/Unimed
20h – Basquete Cearense x UniCEUB/BRB/Brasília
20h – Unitri/Pilhas Energizer  x Minas Tênis Clube
20h – São José/Unimed x Mogi das Cruzes/Helbor