#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Now together

09-06-2014 | 06:37
Por Liga Nacional de Basquete

Joe renova, Jason é contratado e irmãos Smith atuarão juntos no Pinheiros na próxima temporada; parceria entre familiares estrangeiros será inédita no NBB

Irmãos Joe e Jason jogarão juntos na próxima temporada pelo Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

Irmãos Joe e Jason jogarão juntos na próxima temporada pelo Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

O ambiente no Pinheiros/SKY terá um ar mais familiar na próxima temporada. Para isso, o clube da capital paulista renovou o contrato do ala/armador Joe Smith, acertou a chegada do também ala/armador Jason Smith, e contará com os serviços dos irmãos norte-americanos para as disputas do Campeonato Paulista 2014 e também do NBB 2014/2015.

Titular do time pinheirense nas duas últimas temporadas, Joe irá para seu terceiro ano na equipe e agora terá a companhia de seu irmão. Depois de atuar pela primeira vez em solo brasileiro com a camisa do Mogi das Cruzes/Helbor na edição anterior do NBB, Jason chega ao Pinheiros e viverá seu segundo ano atuando na maior competição de basquete do país.

Lado a lado: irmãos Smith terão a chance de atuar juntos no NBB7 (Allan Conti/Divulgação)

Lado a lado: irmãos Smith terão a chance de atuar juntos no NBB7 (Allan Conti/Divulgação)

Sempre atuando em países diferentes ao longo de suas extensas carreiras no basquete profissional, Joe e Jason tiveram a chance de atuar no mesmo campeonato na última temporada e se enfrentaram pela primeira vez na vida. O primeiro duelo foi válido pelo segundo turno da fase de classificação e depois os irmãos voltaram a jogar contra durante o confronto entre Pinheiros e Mogi nas oitavas de final.

“Estou muito animado para jogar com o Joe nesta temporada. Nós jogamos contra na última temporada e foi muito legal. Além disso, treinamos juntos toda a minha vida e agora é ótimo ter finalmente a oportunidade de jogarmos profissionalmente juntos. Sempre disseram o quão grande seria jogarmos juntos e somos gratos que o Pinheiros, um grande clube do basquete brasileiro, esteja nos dando esta oportunidade”, afirmou Jason.

Após protagonizarem o primeiro confronto entre irmãos estrangeiros em todas as edições já disputadas do NBB, Joe e Jason voltarão a escrever o nome da família Smith na história do campeonato nacional. Agora, atuando lado a lado, os jogadores serão os primeiros familiares de fora do país a jogarem na mesma equipe.

“Jogar com o meu irmão é um sonho absoluto. Temos praticado e treinado inúmeras horas juntos nas últimas férias. Mas agora teremos a oportunidade de atuarmos juntos em um time profissional. Tenho certeza de que será algo muito legal. Vamos ajudar muito um ao outro na quadra”, exaltou Joe.

Dono de um extenso currículo internacional, com passagens vitoriosas por países como Itália, Rússia e Argentina, Joe, de 36 anos, irá para sua terceira temporada com a camisa do Pinheiros. Peça-chave do esquadrão paulista nos dois últimos anos, o jogador soma expressivas médias de 16,3 pontos e 4,8 assistências nas 74 partidas que disputou no NBB terá a chance de seguir como um dos principais atletas do maior campeonato de basquete do país.

“Estou animado para voltar ao Brasil e mais ainda por seguir no Pinheiros. Eu me sinto parte da ‘família Pinheiro’ por causa das grandes pessoas que têm por lá e também por todo o sucesso que tivemos nos últimos dois anos. Houveram muitas alterações na equipe e espero que possamos lutar muito para sermos um time competitivo. Estou animado para este desafio”, disse Joe, que teve altos aproveitamentos nos arremessos na última temporada: 55,2% para dois pontos, 42,7% para três pontos e 87,9% nos lances livres.

Joe irá para sua terceira temporada com a camisa do Pinheiros (João Pires/LNB)

Joe irá para sua terceira temporada com a camisa do Pinheiros (João Pires/LNB)

Por sua vez, o “caçula” Jason, de 30 anos, mostrou um bom desempenho em sua estreia em solo verde-amarelo e registrou média de 10,8 pontos por jogo. Contratado por Mogi com o campeonato em andamento, o jogador disputou 34 jogos na temporada e teve bons momentos, principalmente na fase de playoffs, com arremessos e atuações decisivas para o sucesso do time do Alto do Tietê.

“Eu sinto que tenho muito a mostrar nesta temporada. Era uma situação difícil chegar no meio da temporada, ainda mais sendo um cara novo na equipe e no basquete brasileiro cara novo na equipe. Você leva tempo para se familiarizar com os outros. Crescemos de produção nos playoffs e tivemos uma grande corrida. Estou animado para voltar ao Brasil e começar a treinar com a minha nova equipe e com a expectativa de ter um grande ano com a camisa do Pinheiros”, explicou Jason.

Com a confirmação dos irmãos Smith, o Pinheiros já tem nove jogadores confirmados em seu plantel para a próxima temporada. Na última semana, a equipe que será comandada pelo técnico Marcel de Souza confirmou as permanências do armador Paulinho e dos pivôs André Bambu e Morro e também as chegadas do ala/armador Jefferson Campos, do ala Ted Simões e do ala/pivô Marcus Toledo, todos vindo do Mogi, e do pivô Kurtz, ex-Unitri/Magazine Luiza.

Jason foi fundamental na caminha do Mogi durante a fase de mata-mata (Allan Conti/Divulgação)

Jason foi fundamental na caminha do Mogi durante a fase de mata-mata (Allan Conti/Divulgação)