#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ingredientesde Fla x Fra

05-02-2019 | 01:48
Por Liga Nacional de Basquete

Rivalidade aflorada, equipes campeãs e presença no Jogo das Estrelas: Flamengo e Franca se enfrentam nesta terça-feira, com transmissão ao vivo na ESPN

O NBB CAIXA está pegando fogo! Nesta terça-feira (05/02), Flamengo e Sesi Franca Basquete realizarão um grande jogo, no Tijuca Tênis Clube, às 20 horas, com transmissão ao vivo na ESPN.

Além da partida ser um prato cheio para os fãs da bola laranja, o duelo também marcará a última partida da competição que antecederá o Jogo das Estrelas 2019, que acontecerá em Franca (SP), nos dias 8 e 9 de fevereiro.

E para explicarmos melhor o porque desse jogo ser imperdível, separamos 3 motivos para você ficar ligado na tela da ESPN e acompanhar o duelo.

Confira:

#1 Ambos já foram campeões na temporada

Seu time já levantou alguma taça na atual temporada? Pois Flamengo e Franca já levantaram duas.

A equipe rubro-negra comandada por Gustavo De Conti já se sagrou campeão de forma invicta do Campeonato Carioca, diante do Botafogo e também levanto a taça da Copa Super 8, com um triunfo na finalíssima sobre o Franca, no Pedrocão.

O Flamengo conquistou o título da primeira Copa Super 8 em pleno Ginásio Pedrocão (João Pires/LNB)

Já o time comandado por Helinho Garcia não fica para trás quando o assunto e levantar taça. A equipe da capital do basquete, até aqui, já conquistou o Campeonato Paulista, contra o Paulistano/Copore, alçou voos maiores e conquistou a Liga Sul-Americana, diante do Instituto de Córdoba, da Argentina.

E as chances de um dos dois erguer outro trófeu até o final da temporada é grande e o NBB CAIXA é uma competição que ambos tentarão conquistar.

Na Argentina, o Franca conquistou o título da Liga Sul-Americana, sobre o Instituto de Córdoba (FIBA/Divulgação)

Até aqui, Flamengo e Franca brigam no topo da tabela pela liderança do NBB CAIXA 2018/2019. Enquanto a equipe Francana é líder da competição, com campanha de 15 vitórias em 17 jogos (88,2% de aproveitamento), o Flamengo é o terceiro colocado, também com 15 vitórias, mas em 19 partidas (78,9% de aproveitamento).

#2 Rivalidade aflorada

Flamengo e Franca já se tornou um clássico do basquete nacional. Ao todo, 28 partidas já foram disputadas entre as equipes, com vantagem para o time rubro-negro, dono de 17 vitórias contra 11 da equipe francana.

Nesta temporada, o duelo já aconteceu em duas oportunidades. A primeira, ainda no primeiro turno do NBB CAIXA, terminou com uma vitória do Franca, no Pedrocão, por 84 a 77, com destaque para a grande partida do ala David Jackson, cestinha da partida com 22 pontos anotados.

David Jackson, do Franca, foi o cestinha do duelo no primeiro turno (Newton Nogueira)

Já o segundo encontro aconteceu na finalíssima da Copa Super 8.  Na ocasião, o Flamengo foi a capital do basquete enfrentar o time da casa e, com o Pedrocão lotado, venceu a equipe francana por 79 a 75 e se sagrou como o primeiro campeão da competição.

#3 Jogo das Estrelas em peso

Depois do duelo desta terça-feira, o próximo compromisso de vários jogadores de Flamengo e Franca será o Jogo das Estrelas 2019.

As duas equipes serão muito bem representadas no evento. No confronto entre NBB Brasil e NBB Mundo serão oito atletas dos dois times, além dos dois treinadores.

 Pelo Flamengo, estarão em quadra Anderson Varejão, Marquinhos e Olivinha (NBB Brasil), além de Franco Balbi e David Nesbitt. O treinador Gustavo De Conti será o comandante do time de estrangeiros na festa do basquete brasileiro.

Já o líder Franca será representado com a presença de Lucas Dias, Didi e o treinador Helinho Garcia, na equipe brasileira, além do norte-americano David Jackson.

 Nos torneios individuais, os times também terão seus atletas nas disputas. Pelo evento acontecer na cidade de Franca, jogadores do time da casa participarão de todas as competições: Alexey, nas Habilidades, David Jackson, nos 3 Pontos, e Cipolini, nas Enterradas. Pelo Flamengo, Olivinha disputará também o Torneio de Habilidades.

Novidade na atual edição, o Desafio Interligas – Novas Estrelas (Sub-23), entre os jovens atletas do NBB CAIXA e da Liga Argentina, terá a presença do ala Didi e do ala/pivô Gui Abreu, do time francano.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.