#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A boa fasede Gruber

08-11-2019 | 04:43
Por Liga Nacional de Basquete

Em um dos melhores inícios de temporada de sua carreira, Gruber põe boa fase na conta dos treinos e projeta clássico com o Bauru: "temos que focar no trabalho defensivo"

O Mogi das Cruzes vem fazendo um ótimo início de NBB CAIXA. A equipe que encerrou na terceira colocação na temporada passada foi reformulada, mas o estilo de jogo com entrega e uso da rotação do elenco continuou com a manutenção do técnico Guerrinha para essa temporada.

Jogadores saíram, outros chegaram e alguns ficaram e ganharam mais minutos, como é o caso do ala/pivô Gruber, que se tornou um dos líderes do Mogi dentro de quadra e peça fundamental da campanha da equipe que está invicta no campeonato – 2ª colocada com quatro vitórias em quatro jogos.

Com esse cenário, o Mogi de Gruber medirá forças com um de seus principais rivais, o Sendi/Bauru Basket. A partida acontecerá nesse sábado (08/11), no Panela de Pressão, às 12h50 (ao vivo na Band).

Para o ala/pivô, o Mogi conseguirá uma vitória se focar, principalmente, no trabalho defensivo.

“Temos que focar no trabalho defensivo, que precisa melhorar bastante. Falhamos nisso em alguns jogos, mas que no final das partidas conseguimos ajustar. Temos que ter isso desde o começo seria muito importante, por que lá, com eles estarem jogando em casa, será difícil. Sabemos da qualidade do adversário e vamos seguir com o nosso trabalho. Precisamos ser regulares e manter essa briga na defesa e no ataque, sem deixar cair o jogo e tendo o controle da partida”, disse o jogador.

Tabela de classificação do NBB CAIXA 2019/2020

Gruber tem sido um dos principais nomes do Mogi nessa temporada (Antonio Penedo/Mogi)

Cestinha do time, com médias de 20,5 pontos por jogo (2º no ranking geral), além de 4,8 rebotes e 18,0 de eficiência de média, Gruber virou uma referência no elenco mogiano. Desses pontos, destacasse os dentro do garrafão, que equivalem a 53,6% dos pontos anotados por jogo (média de 11,0 por partida).

O tempo de quadra também cresceu e pulou de 28 minutos para 35,5 minutos de quadra por jogo nessa temporada. O resultado foi um dos melhores inícios de temporada do jogador entre as dez  atuando no NBB CAIXA.

+ Estatísticas completas da competição

Mas os números não são por acaso. Após uma pré-temporada firme, Gruber conseguiu ter uma preparação ótima para os desafios com o Mogi nesse ano. Segundo o jogador, assim que a última temporada se encerrou o pensamento já era totalmente focado na próxima.

“Todos os anos faço isso e quando acaba a temporada já penso na próxima. Esse ano não foi diferente e consegui fazer uma preparação muito boa nas férias e também acho que a equipe, por ter treinado junto cedo, com o Paulista que ajudou a entrosar o time, mesmo com alguns desfalques, jogou bem e com um bom ritmo. Isso ajudou muito a gente nesse início”, afirmou o ala/pivô.

Boa pré-temporada contribui para início alucinante de Gruber no NBB CAIXA (Antonio Penedo/Mogi)

Com a boa fase, algumas características fortes do ala/pivô se acentuaram, uma delas foram os tocos. Com um show de tocos em todas as partidas, Gruber hoje lidera o ranking geral da competição nesse quesito, com médias de 1,8 por jogo.

Ou seja, em jogos do Mogi você verá, em média, pelo menos dois tocos do ala/pivô. Segundo o jogador a forma que o time mogiano marca o ajuda muito nesse quesito, principalmente por sempre gostar de ir na ajuda na hora de marcar.

“Eu gosto muito de estar nessa ajuda, de cobrir os companheiros. A nossa equipe, por ter uma marcação agressiva, ajuda muito nisso. Todo mundo é muito comprometido nesse quesito. Dou toco, mas também temos outros jogadores que fazem isso. É uma característica da nossa equipe, que nunca desiste e em toda a defesa está sempre na briga pela bola. Isso facilita na parte de dar o toco na defesa”, reiterou.

Tabela de jogos do NBB CAIXA 2019/2020

Sempre na ajuda da defesa, Gruber se destaca pelos tocos distribuidos em todos os jogos (Antônio Penedo/Mogi)

Para manter a regularidade, tanto individual quanto coletiva, Gruber prega cautela, mas ressalta o poder coletivo do time, que tem jogado de maneira unida.

“Vou continuar trabalhando. Nossa equipe vem se adaptando ao que o jogo pede. Tive bons momentos, assim como outros jogadores, e isso é uma característica boa da equipe, que trabalhamos muito unidos. Isso tem favorecido a gente. A nossa luta diária e em busca da regularidade”, finalizou.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.