#JOGAJUNTO

LDB

A caminhada do título

02-12-2018 | 10:10
Por Liga Nacional de Basquete

Oscilação no início e evolução nas etapas finais: saiba como foi a caminhada do Pinheiros rumo ao título da LDB 2018

Capitão Lucas, do Pinheiros, levantou a taça da LDB 2018 – a segunda do clube da capital paulista (João Pires/LNB)

Nada melhor do que levantar um troféu contra o maior adversário, na casa dele. Esse foi o cenário do título do EC Pinheiros na LDB 2018, que venceu o Paulistano/Corpore, neste domingo, em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, por 81 a 61, e se sagrou bicampeão da competição – o primeiro foi em 2015.

+Estatísticas, fotos e matéria da final entre Pinheiros x Paulistano

A caminhada até a grande final foi longa, e ficou clara a evolução da equipe com o decorrer das partidas. Na primeira etapa da competição, realizada no Rio de Janeiro (RJ), o time comandado pelo técnico David Pelosini teve altos e baixos, com três vitórias e duas derrotas – para Paulistano e Flamengo.

“Ao longo das etapas do campeonato, a ausência do Ruivo e do Mamedes, em uma delas, fez com que o grupo crescesse e ganhasse um pouco de bagagem. Quando a gente fala em Campeonato Brasileiro, é o top do país. Na base, é necessário ter paciência. Tivemos paciência com o time, que perdeu duas no início, mas não acabou o mundo e continuamos trabalhando”, disse David Pelosini, comandante da equipe.

A paciência foi transformada em muito trabalho, que renderam bons frutos. Depois de duas semanas de treinos, o Pinheiros conseguiu se recuperar na etapa de São Paulo – com cinco triunfos em cinco partidas – e garantiu uma vaga na fase final com a terceira melhor colocação.

Para a fase final, a equipe da capital paulista contou com um reforço de peso: o armador Felipe Ruivo. Nas cinco partidas finais da LDB – três pelo Grupo D, mais a semifinal e a final – o jogador conseguiu incríveis médias de 20,2 pontos, 6,2 rebotes, 7,6 assistências e 26,4 de eficiência por jogo.

+Estatísticas completas de Felipe Ruivo

“Eles sabiam que com a entrada do Ruivo na fase final e que se a gente tivesse um time coeso em quadra, ele iria achá-los. E foi o que aconteceu, tivemos média de mais de 80 pontos por jogo, fizemos 92 em duas oportunidades. E na final do campeonato fazer 81 pontos, para esse nível de jogo, mostra que estamos de parabéns”, avaliou David Pelosini.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

@feruivo4 foi eleito o MVP da #FinalLDB! 🏆🏅 . O armador pinheirense anotou 19 pontos, 9 rebotes e 7 assistências! (27 de eficiência) 🔥

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

 A grande atuação na final contra o Paulistano – 19 pontos, nove rebotes, sete assistências e 27 de eficiência – rendeu ao armador o prêmio de MVP da Final. Muito feliz com a conquista, Ruivo deixou clara sua ambição pelo título da LDB, que veio, justamente, em seu último ano na base.

“Eu realmente vim para a LDB em busca do título, por ser meu último ano, muito focado nisso. A parte de eu ter feito um papel foi mais pelo fato de eu estar ajudando a equipe do que eu me sentir bem. Todo mundo aqui merece e trabalha. Fiquei muito contente em ter vindo aqui, feito um bom papel e ter ajudado minha equipe na conquista do título”, declarou o armador Felipe Ruivo.

Coletivo forte foi uma das principais armas do Pinheiros campeão da LDB 2018 (João Pires/LNB)

A partida contra o Paulistano, vencida por 81 a 61, foi perfeita, para o treinador David Pelosini. Segundo o comandante, seu time funcionou bem em todos os sentidos – taticamente, fisicamente e mentalmente.

“Nossa partida foi espetacular. Tanto o plano tático, quanto o físico, conseguimos preservar o Ruivo para ele ter a bola na mão nos momentos finais. Todo mundo jogou, cinco jogadores fizeram mais de dez pontos. Quando as coisas estão para dar certo e a gente acredita, elas acontecem”, avaliou David Pelosini.

+Fotos da Final da LDB 2018

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).