#JOGAJUNTO

Liga Ouro

A Liga Ouro vem aí!

07-02-2017 | 03:03
Por Liga Nacional de Basquete

Com número recorde de participantes e muitas novidades, Liga Ouro terá sua maior edição da história e tem início previsto para início de março

A Liga Ouro terá sua maior edição da história. Com seis equipes, a Divisão de Acesso ao NBB CAIXA contará com número recorde de participantes, sendo todas elas estreantes na competição: Botafogo (RJ), Joinville (SC), Brusque (SC), Contagem Towers (MG), Blumenau (SC) e Santos, do Amapá (AP).

A disputa terá início no dia 03 de março (sexta-feira), com a partida entre Santos do Amapá e Botafogo, em Macapá (AP), no Ginásio do IFAP (Instituto Federal do Amapá), às 20 horas (de Brasília). Dois dias depois, no domingo (05/03), às 11 horas (de Brasília), as equipes voltarão a se enfrentar, no mesmo local. A tabela completa será divulgada nos próximos dias.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da Liga Ouro 2017

Além do número recorde de clubes, a edição 2017 da Liga Ouro tem um fato para lá de inusitado: o Santos do Amapá (AP) será a primeira equipe da Região Norte na história das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB).

“A LNB vem crescendo assim como o basquete no Brasil e a Liga Ouro é, de fato, um dos principais instrumentos para o desenvolvimento da modalidade no país. Nesta temporada, o Norte passa a ter um representante na elite do basquete e isso é mais um passo que a LNB dá para uma maior popularização do esporte no território nacional”, afirmou João Fernando Rossi, presidente da LNB.

– Sistema de disputa

O sistema de disputa da primeira fase Liga Ouro não mudou, e os times jogarão quatro vezes entre si em dois turnos. As rodadas serão realizadas com dois jogos do mesmo confronto por semana. Com isso, cada equipe disputará um total de 20 partidas na fase de classificação.

A única mudança fica por conta dos playoffs. Agora com seis equipes, a competição classificará os quatro primeiros colocados da fase de classificação às semifinais, que assim como a grande Final, será disputada em uma melhor de cinco jogos. O grande campeão terá o direito de pleitear à uma vaga no NBB CAIXA 2017/2018.

– Equipes

Botafogo (RJ)

Botafogo_Time

Botafogo manteve o elenco que disputou o Campeonato Estadual do RJ e promete vir firme para a Liga Ouro 2017 (Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo de Futebol e Regatas está na “estrada” há alguns anos e finalmente terá sua oportunidade na Liga Ouro. O tradicional clube carioca disputou os dois últimos Estaduais do RJ, além da Supercopa Brasil e da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015, na qual por pouco não conseguiu a classificação à segunda fase.

O elenco, que é comandado pelo experiente Márcio Andrade, é o mesmo que disputou o Estadual e é formado pelos armadores Rafinha, Guga Ceccato, David Brito e Daniel Lorio, o experiente ala/armador Arnaldinho e os alas norte-americanos Philipp Flowers e Wesley Russell Jr, além dos pivôs Rodrigo Bahia, Abner, Feliciano Perez “Feliz”, Vitão e Roberto Dias.

Botafogo_Guga

“Entrosamento pode fazer a diferença a nosso favor”, disse o alvinegro Guga Ceccato (Vitor Silva/Botafogo)

“Nosso entrosamento vem aumentando cada vez mais. O Estadual foi muito bom para a equipe pegar um bom ritmo para a Liga Ouro, afinal, é o mesmo elenco e mesmas peças. Acredito que esse entrosamento pode fazer a diferença a nosso favor nessa Liga Ouro”, comentou o armador Guga Ceccato, de 22 anos, que completou:

“Ter seis equipes na Liga Ouro é muito bom, pois terão mais jogos e o campeonato fica ainda mais valorizado. Isso também traz mais jogadores para atuar em alto nível. Creio que esse crescimento da Liga Ouro só faz bem para o nosso basquete brasileiro”, concluiu Guga, que defende o Botafogo desde 2015.

Joinville (SC)

A cidade de Joinville (SC), enfim, está de volta ao cenário do basquete brasileiro. Depois de deixar o NBB CAIXA após a temporada 2012/2013, o município catarinense, que carrega uma bela tradição na modalidade, voltará a figurar no basquete adulto e buscará o retorno à elite.

Para sua estreia na Liga Ouro, a equipe montou um elenco de peso. Com o experiente André Bambu, que tem passagem pela Seleção Brasileira, Jordan Burger, campeão do Torneio de Enterradas do NBB CAIXA em 2011, e Jefferson Socas, que disputou os quatro últimos NBB’s CAIXA, o esquadrão comandado pelo técnico George Salles ainda conta com diversos atletas que passaram pela LDB:

Joinville_Apre

Com elenco bastante jovem, Joinville tentará retornar à elite do basquete brasileiro (André Kopsch/Divulgação)

Os irmãos Felipe e Lucas Vezaro, que passaram pelo Gocil/Bauru Basket, os alas/armadores Raphinha, ex-Praia Clube (MG), e Diego, ex-Macaé, o ala Maxwell, que passou pelo Brasília, e Batata, ex-LSB/Uniso e Basquete Curitiba (PR), além dos pivôs Adyb e Moisés, que têm passagem por Minas TC e Ginástico (MG).

“Nosso time está muito bem. Estamos treinando já faz um tempo e acredito que brigaremos pelo título da Liga Ouro. Estamos felizes em trazer o basquete para Joinville novamente, pois é uma cidade que sempre gostou de basquete, por isso esperamos ter o apoio da cidade em todas as partidas em casa”, comentou Batata, que completou:

“Apesar de jovem nossa equipe é bem experiente, pois temos jogadores que já atuaram fora do país e também no NBB CAIXA. Além disso, uma das grandes vantagens de ter um time jovem é a garra e a vontade de todos. Isso certamente nos ajudará”, concluiu Batata, de 23 anos, revelado pelo Basquete Curitiba na LDB.

Brusque (SC)

Outro representante de Santa Catarina na Liga Ouro será o Brusque. O time da serra catarinense também está no cenário nacional há algum tempo, sempre na disputa da Copa Brasil Sul e da Supercopa Brasil.

Brusque (2)

Brusque foi vice-campeão da Supercopa Brasil (Divulgação/CBB)

Recentemente, o Brusque conquistou o título do Campeonato Catarinense 2016 e ganhou ainda mais motivação para a Liga Ouro. Além disso, foi vice-campeão da Supercopa Brasil ao perder para o Santos do Amapá (AP), outro que disputará esta edição da Divisão de Acesso.

Sob o comando do técnico Alexandre da Rocha, o elenco tem como principais destaques o ala/pivô Durval, um dos recordistas de rebotes da LDB, ex-Sport, os alas Luiz Henrique Vieira e Danilo Tavares, ambos com passagem pelo Paulistano, e o pivô Fernandão, ex-Campo Mourão.

Contagem Towers (MG)

Agremiação mais novas da Liga Ouro, o Contagem Towers surgiu em 2016 e no mesmo ano conquistou seu primeiro título: o Campeonato Mineiro – com direito a vitória na decisão sobre o Minas Tênis Clube, que disputa o NBB CAIXA. Mas apesar da pouca idade, a equipe mineira também ambição de sobra.

O elenco tem como base diversos atletas que disputaram a última Liga Ouro com a camisa do Ginástico (MG), como os jovens Alef e Junio Duval e os experientes Perez, Fernando Mineiro, Alírio, este um dos maiores campeões da história do NBB CAIXA, com quatro títulos (um pelo Flamengo e três pelo Brasília).

Uma das grandes novidades fica por conta do ala/pivô dominicano Ajani José, de 23 anos, que estava no basquete universitário norte-americano e tem passagem pela seleção Sub-17 da República Dominicana, onde atuou com ninguém menos que Karl Anthony Towns, astro do Minnesota Timberwolves (NBA).

Contagem

Contagem Towers foi criado em 2016 e no mesmo ano já conquistou o Campeonato Mineiro (Divulgação/FMB)

O Contagem Towers aparece na Liga Ouro com novidade também em seu comando. Léo Figueiró, ex-técnico do Sub-19 e Sub-22 e assistente do adulto no Rio Claro Basquete, foi o escolhido para dirigir a equipe do interior mineiro na busca por um lugar no NBB CAIXA.

“A expectativa é a melhor possível. O time é bem competitivo e ainda estamos finalizando algumas contratações. Tenho certeza de que brigaremos pela vaga. Estou muito contente com essa oportunidade. Ano a ano venho progredindo e nessa progressão seria ótimo assumir um time adulto. Estou muito motivado e empolgado. Essa Liga Ouro será muito equilibrado, mas a expectativa é muito boa”, disse Léo Figueiró.

Blumenau (SC)

Completando a trinca de representantes de Santa Catarina, o Blumenau é outro que figura pela primeira vez nas competições adultas da LNB. A cidade já foi representada na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) em 2015, em que terminou nas últimas colocações.

A base do elenco é formada por atletas revelados em Blumenau (SC), com destaque para o ala Luiz, que foi o cestinha da equipe na LDB 2015, e para Bruno Lazzaris, que tem passagens por Joinville e Seleções de Base. A equipe chegou a quatro finais do Campeonato Catarinense, o que mostra a força do basquete e da formação de atletas por lá.

Blumenau

Com elenco puramente jovem, Blumenau foi vice-campeão do Campeonato Catarinense 2016 (Divulgação)

Os únicos reforços, por enquanto, são o armador Lucas Henrique, o “Lukinha”, que tem longa passagem por Limeira, e o pivô Diego Dias, (irmão do jovem promissor Lucas Dias, do Paulistano/Corpore), que tem no currículo atuações por Bauru, Paulistano e Assis, entre outros. A diretoria aguarda definições junto à Prefeitura para anunciar mais reforços.

“Para os garotos revelados aqui a Liga Ouro, como já diz o nome, é uma oportunidade ‘de ouro’. Participar de um campeonato de nível nacional é um privilégio para todos aqui. Queremos trazer mais atletas para reforçar e dar mais experiência ao elenco, que hoje tem média de 22, 23 anos”, comentou o técnico Christian Gerhard Nau.

Santos do Amapá (AP)

O Santos do Amapá (AP) é o primeiro representante da Região Norte da história das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e quer fazer história na Liga Ouro. Com elenco forte e experiente, a equipe amapaense chega como uma das grandes potências da competição.

Todos os jogadores já disputaram alguma competição da LNB (NBB CAIXA, Liga Ouro ou LDB), o que mostra a vasta experiência da equipe. O elenco tem como destaques o armador Michel Costa e o ala Luizinho, ambos ex-Sport, além do ala Gabriel Manjialardo, campeão das Américas com o Bauru e que estava na LSB/Uniso, assim como o ala norte-americano Darnell Evans.

Santos

Santos (AP) foi o campeão da Supercopa Brasil e chega com bastante força na Liga Ouro 2017 (Divulgação/CBB)

Além disso, a equipe, que será comandada por Abdala Salomão, ainda conta com os experientes pivôs Cleiton Sebastião e Ricardo Azevedo, os alas Cícero Gonzaga e Borracha, além do jovem pivô Tom, ex-Rio Claro, Universo/Vitória e Remo (PA). Completam o plantel os ‘nativos’ da casa Manuel Neto e Pedro Costa.

“Teremos um grande desafio pela frente, comissão técnica e jogadores; disputar uma competição com tanta responsabilidade e importância, que dá acesso ao NBB, ainda mais se tratando de uma equipe com a tradição que o Santos FC tem dentro do Amapá. Estou confiante que realizaremos um bom trabalho, representando a região Norte”, explicou Salomão, que promete muito trabalho.

“Muita dedicação e disposição, a torcida santista macapaense pode esperar de todo o grupo durante a competição e durante a nossa estada na cidade. Buscaremos também a massificação do basquete no município e no estado, em escolas públicas e comunidades”, complementou Abdala, de 53 anos.