#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Agora é a hora!

21-07-2014 | 05:31
Por Liga Nacional de Basquete

Com força máxima, Seleção Brasileira se apresenta em São Paulo e inicia preparação para o Mundial da Espanha; confira programação completa

Seleção Brasileira deu início à preparação para o Mundial da Espanha (Gaspar da Nóbrega/Inovafoto)

Seleção Brasileira deu início à preparação para o Mundial da Espanha (Gaspar da Nóbrega/Inovafoto)

A Seleção Brasileira Masculina de Basquete se apresentou oficialmente no último domingo, em São Paulo (SP), para dar início à preparação para a Copa do Mundo 2014, que acontecerá do dia 30 de agosto a 14 de setembro, na Espanha. Já nesta segunda-feira, foi realizada uma coletiva de imprensa, no Hotel Bourbon Convention, no bairro de Moema.

“Domingo na apresentação falei com os jogadores que tive uma sensação muito boa e estou muito feliz. Fiquei feliz de ver a sala de imprensa cheia porque o basquete do Brasil precisa de todos esses jogadores que estão aqui, mas também precisa da mídia. Eu acredito muito nas minhas percepções e eu tenho muito boas com relação a esse grupo e a um bom trabalho”, destacou o técnico do Brasil, Rubén Magnano.

Os escolhidos pelo treinador para defender as cores brasileiras no Mundial são os armadores Marcelinho Huertas (Barcelona – ESP) e Larry Taylor (Paschoalotto/Bauru), os alas/armadores Leandrinho Barbosa (Phoenix Suns – NBA) e Alex Garcia (Paschoalotto/Bauru), os alas Marquinhos (Flamengo) e Marcelinho Machado (Flamengo), os alas/pivôs Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRB/Brasília) e Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers – NBA), e os pivôs Nenê Hilário (Washington Wizards – NBA) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs – NBA).

Como já é de praxe nas convocações da Seleção, o treinador ainda selecionou alguns atletas a participar da fase de treinamentos para serem avaliados e adquirem mais experiência. São eles o armador Deryk (Winner/Kabum/Limeira), o ala Gemerson (Paulistano/Unimed) e o pivô Léo Waszkiewicz (Franca Basquetebol Clube). Esses atletas serão avaliados pela comissão técnica durante a preparação e possuem chances de fazer parte dos 12 convocados que irão para a Copa.

Ainda como prometido pelo próprio Rubén Magnano, dois atletas que representam a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano integrarão o elenco principal verde-amarelo na disputa do Mundial da Espanha. O torneio continental acontecerá entre os dias 24 e 28 de agosto, na Ilha de Margarita, na Venezuela.

“Temos um alto grau de comprometimento dos jogadores neste grupo. Mesmo antes dos treinos começarem eu já posso sentir a felicidade que eles têm de estarem juntos. E isso com certeza é um plus para o nosso time”, frizou Magnano.

Durante preparação o Mundial, Brasil fará amistoso contra os Estados Unidos (Colin Foster/Divulgação)

Durante preparação o Mundial, Brasil fará amistoso contra os Estados Unidos (Colin Foster/Divulgação)

Dando início à preparação para a Copa do Mundo da Espanha, a Seleção Brasileira treinará no E.C. Sírio, na capital paulista, de 21 a 30 de julho (exceto 28 de julho, onde o treino será no C.A. Paulistano), até partir para o Rio de Janeiro (RJ), onde o Brasil disputará o Desafio Super BRA de Basquete, contra as seleções da Argentina e Angola, que acontece entre os dias 31 de julho a 02 de agosto, no Ginásio Maracanãzinho.

+Saiba mais sobre o Desafio Super BRA de Basquete e como comprar seu ingresso

Depois, o esquadrão verde-amarelo retorna à capital paulista para retomar os treinamentos. Seguindo o roteiro da preparação, os comandados de Rubén Magnano participarão do Torneio das Três Nações, entre os dias 08 e 10 de agosto, em Buenos Aires (ARG), com presença da anfitriã Argentina e da seleção do México.

Já na semana seguinte, no 16 de agosto, o Brasil disputará um amistoso internacional pra lá de especial, contra ninguém menos que a atual campeã mundial e olímpica, Estados Unidos, em Chicago (EUA).

E por fim, o último passo da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo da Espanha será na Europa, no Torneio Internacional na Eslovênia, onde os comandados de Rubén Magnano enfrentarão as seleções da Lituânia e do Irã, além dos anfitriões eslovenos, entre os dias 21 e 23 de agosto, na cidade de Ljublja (SVN).

Eslovênia também será um dos adversários do Brasil na preparação para o Mundial (Gaspar da Nóbrega/Inovafoto)

Eslovênia também será um dos adversários do Brasil na preparação para o Mundial (Gaspar da Nóbrega/Inovafoto)

Antes da estreia no Mundial, contra a atual campeã europeia França, no dia 30 de agosto, os brasileiros finalizarão sua preparação com um amistoso contra uma equipe que irá disputar a competição (a definir).

 

Confira a programação completa da preparação do Brasil para o Mundial da Espanha:

– Desafio Super BRA de Basquete:

Local: Rio de Janeiro (RJ)

31/07 (Quinta-Feira), às 20 horas – Brasil x Angola (ao vivo no SporTV)
01/08 (Sexta-Feira), às 14 horas – Argentina x Angola (ao vivo no SporTV)
02/08 (Sábado), às 10 horas – Brasil x Argentina (ao vivo na TV Globo e também no SporTV)

– Torneio das Três Nações:

Local: Buenos Aires (ARG)

08/08 (Sexta-Feira), às 20h30 – Argentina x Brasil
09/08 (Sábado), às 20 horas – Argentina x México
10/08 (Domingo), às 18h30 – Brasil x México

– Amistoso Internacional

Local: Chicago (EUA)

16/08 (Sábado) – Estados Unidos x Brasil (ao vivo no SporTV)

–Torneio Internacional na Eslovênia:

Local: Ljublja (SVN)

21/08 (Quinta-feira) – Brasil x Lituânia e Eslovênia x Irã
22/08 (Sexta-feira) – Irã x Lituânia e Brasil x Eslovênia
23/08 (Sábado) – Irã x Brasil e Eslovênia x Lituânia

A anfitriã Espanha será uma de nossas adversárias na primeira fase do Mundial (Divulgação/FEB)

A anfitriã Espanha será uma de nossas adversárias na primeira fase do Mundial (Divulgação/FEB)

O Brasil, que junto de Grécia, Turquia e Finlândia foi contemplada a participar do torneio através de um convite formal da FIBA, caiu no considerado “grupo da morte”, junto da anfitriã Espanha, a atual campeão europeia França, Sérvia, Egito e Irã. Os franceses, por sua vez, serão os primeiros adversários dos brasileiros, em duelo marcado para o dia 30 de agosto, em Granada (ESP).

Ao final da fase de classificação, os quatro primeiros colocados de cada chave avançarão as oitavas de final do Mundial. Os cruzamentos foram definidos da seguinte maneira: o Grupo A faz cruzamento olímpico com as quatro primeiras do Grupo B, enquanto os países do Grupo C cruzam, da mesma maneira, os classificados do Grupo D (A1 x B4, B1 x A4, C1 x D4, D1 x C4, A2 x B3, B2 x A3, C2 x D3 e D2 x C3).

A fase decisiva terá início no dia 6 e irá até 14 de setembro, com sede no no Palau Sant Jordi, em Barcelona, e no Palacio de los Deportes de Madrid, na capital da Espanha.

“Essa é uma seleção que tem capacidade de brigar lá em cima. Já joguei mundiais em que a gente não tinha tanto essa pretenção, e outros que a gente até tinha, mas não conseguiu ir bem. Esse ano temos uma condição e se soubermos aproveitar podemos ir muito longe. Essa é a mentalidade. Todo mundo está com esse foco de não somente entrar no mundial, mas sim entrar pra ganhar o mundial”, comentou o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, que vai para seu quinto mundial na carreira.

Confira as datas e horários (de Brasília) das partidas do Brasil na 1ª fase do Mundial:

Local: Granada (ESP)

30/08 (Sábado), às 13 horas – Brasil x França
31/08 (Domingo), às 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (Segunda-feira), às 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (Quarta-feira), às 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (Quinta-feira), às 10h30 – Brasil x Egito