#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Basquete eirmandade

05-09-2020 | 01:52
Por Rodrigo Bussula

No dia do irmão, Alexey e Adyel comentaram um pouco sobre o relacionamento dos dois e o mundo da bola laranja

No dicionário, um dos significados da palavra irmão é: “pessoa que possui uma proximidade afetiva muito grande em relação a outra”. Em resumo, todos que tem um irmão sabem que isso é um fato, ainda mais vivendo, compartilhando e crescendo ao lado do outro.

No esporte, podemos citar vários casos de irmãos que trilharam o mesmo caminho. Temos os irmãos Curry, na NBA, Angel e Oscar Romero, no futebol e tantos outros espalhados pelo mundo. Bom, com o NBB isso não seria diferente.

Um destes casos é o dos irmãos Alexey e Adyel Borges, que compartilham o mesmo gosto pelo basquete e os caminhos no mundo da bola laranja. O primeiro jogador assinou com o Zopone Bauru Basket para a próxima temporada, além de já ter conquistado o posto de 6º Homem do Ano do NBB em sua jovem carreira; já o segundo, e mais novo, atua na base do Sesi Franca Basquete, um dos principais clubes formadores do país.

Morando em cidades distintas devido aos caminhos que o basquete levou cada um, a relação dos irmãos Borges naturalmente mudou um pouco por conta da distância. Mas segundo Alexey, a irmandande continua, mesmo que longe um do outro.

“A irmandade sempre existiu. Moramos a maior parte das nossas vidas juntos, então sempre fomos muito próximos. Nos últimos anos tivemos que morar um mais longe do outro, mas agora, principalmente pela quarentena, tivemos a oportunidade de ficar perto um do outro, da família. Tive a oportunidade de treinar com meu outro irmão também, o Alysson, por um tempo em Franca. Foi bem legal e foi um tempo bem proveitoso, em que estivemos juntos, conversamos muito e, claro, treinamos bastante”, afirmou.

Vindos da mesma escola francana, os irmãos costumavam treinar juntos e, com isso, uma parceria entre ambos no quesito basquete surgiu. Para Adyel, o irmão é um exemplo que o influenciou muito a seguir na carreira.

“Conversávamos algumas coisas quando jogávamos juntos em Franca, mas hoje em dia só alguns comentários. Mesmo assim, ainda existe essa parceria. Ele sempre foi um exemplo de dedicação e me influenciou muito no ponto de perseverar sempre um pouco mais”, disse Adyel.

A influência fez bem, tanto que Adyel vem se firmando na base francana como um jogador promissor. Na última temporada, por exemplo, o armador chegou às finais da LDB – Liga de Desenvolvimento de Basquete – na campanha do vice campeonato francano.

Na ocasião, suas médias foram de 16,1 minutos de quadra, 6,4 pontos, 3,0 rebotes e 1,8 assistências, funcionando como uma peça importante na rotação da equipe.

Adyel foi finalista da última ediçaõ da LDB pelo Franca (Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete)

Sabendo do talento do irmão, Alexey sempre que pode aconselha o garoto de apenas 18 anos em pontos que pode melhorar. Isso acompanhando de perto o crescimento do irmão mais novo.

“Meu conselho para ele é se esforçar e trabalhar o máximo possível todos os quesitos, todas as coisas que o basquete pede. O mental, físico, técnico, tático, psicológico. Não tem muito segredo, é procurar trabalhar e melhorar sempre”, disse Alexey, que completou:

“Ele é um garoto talentoso, com todas as condições de se tornar um grande jogador. Se ele almejar isso e trabalhar duro vai conseguir com toda certeza. Outra coisa importante também é aprender com erros dos outros para poder fazer melhor, diferente. Talvez até com erros que eu cometi, para que ele possa fazer melhor e ter uma carreira de sucesso”, finalizou.

Alexey sempre que pode aconselha o irmão (Antonio Penedo/Mogi das Cruzes)

E se já existe rivalidade e competição entre irmãos, imagina entre irmãos jogadores. Perguntados sobre quem tem se dado bem no um contra um, Adyel respondeu que, por enquanto, o irmão mais velho ainda leva a melhor.

“Existe sim, hoje em dia conseguimos disputar mais de igual pra igual, mas ele ainda vence por ser mais velho e mais rápido também”, disse Adyel.

Para Alexey, o irmão ainda vai ter que trabalhar bastante para conseguir uma vitória no um contra um.

“Resenha tem bastante. É todo mundo muito competitivo lá em casa, então isso acontece muito, assim como a competição. Por enquanto não dá para ele no um contra um não (risos). Tivemos umas oportunidades de jogar e não tá dando para ele ainda não (risos). Mas ele é um menino muito talentoso e tenho certeza que vai melhorar muito ainda. Mas assim, ele ainda vai ter que trabalhar bastante para ganhar de mim no um contra um”, finalizou.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.