#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Ansalonion fire

10-09-2018 | 05:09
Por Liga Nacional de Basquete

Com 33 pontos de Ansaloni, Botafogo vence clássico contra Vasco e garante segunda colocação; líder Flamengo termina fase de classificação invicto

Ansaloni foi o destaque do clássico; pivô deixou a quadra com 33 pontos e 13 rebotes (Satiro Sodre/SSPress/Botafogo)

No último sábado (08/09), dois jogos agitaram a última rodada da fase de classificação do Campeonato Carioca. Com a segunda colocação em disputa, o Botafogo recebeu o Vasco, em General Severiano, e garantiu o mando de quadra nos playoffs, ao vencer por 74 a 65.

O cara da partida foi o pivô botafoguense Ansaloni, que registrou um duplo-duplo de 33 pontos e 13 rebotes. Cauê Borges, 14 pontos, e Henrique Coelho, oito pontos e sete assistências, também se destacaram pelo Glorioso.

+Confira as estatísticas completas do clássico carioca

Pelo Vasco, os norte-americanos Holloway e Muldrow foram os maiores pontuadores da equipe, ambos com 15 pontos. Quem também teve boa atuação foi Henrique Pilar, com 12 pontos e nove rebotes.

“Vim para o Botafogo com o propósito de fazer a melhor temporada da minha vida e esse jogo foi mais um passo importante. É praticamente impossível chegar aqui todo dia e pontuar assim, mas a luta sempre vai ser a mesma para ajudar meus companheiros. A equipe está de parabéns, soube acelerar e administrar o jogo nas horas certas e mostrou maturidade pare vencer”, avaliou o cestinha da noite Ralfi Ansaloni.


A vitória no clássico deste sábado confirmou a classificação do Botafogo para os playoffs na segunda colocação. O adversário do time comandado por Léo Figueiró será justamente o Vasco da Gama, classificado em terceiro.

A semifinal começará na terça-feira (11/09), às 20 horas, em General Severiano. Vale lembrar que a série é uma melhor de três jogos – o Botafogo, time de melhor campanha, terá direito a dois jogos em casa, se necessário.

Em Niterói, Flamengo vence time da casa e garante 100% de aproveitamento

Pivô João Vitor, de 19 anos, anotou um duplo-duplo de 15 pontos e 16 rebotes contra o Niterói (Staff Images/Flamengo)

Na outra partida da rodada, o Flamengo visitou o Niterói, no Ginásio La Salle, e conseguiu uma vitória tranquila, por 89 a 56. O time rubro-negro, que não contou com Anderson Varejão, Jhonathan Luz e Rafael Mineiro na partida (convocados para a Seleção Brasileira), garantiu os 100% de aproveitamento na primeira fase do Estadual.

Os destaques do Flamengo ficaram por conta do argentino Franco Balbi, cestinha da partida com 19 pontos, do ala/armador Deryk Ramos, autor de 15 pontos, e do jovem pivô João Vitor, que conseguiu um duplo-duplo de 15 pontos e 16 rebotes.

+Confira as estatísticas completas do jogo

Pelo Niterói, o armador Pitico se destacou individualmente e terminou a partida com 17 pontos. O ala Israel e o ala/pivô Philipe Conceição também foram bem, com 12 pontos cada.

“O jogo foi muito bom. A gente conseguiu ter tranquilidade e até revezar os jogadores, colocando os meninos mais novos pra jogar, o que é importante pra eles irem sentindo o peso do Flamengo e do adulto. Terminar a primeira fase invicto é muito bom, mas sabemos que o que vai decidir é agora no playoff. Estamos bem focados para a semifinal contra o Niterói”, disse o treinador rubro-negro Gustavo de Conti.

A vitória no último sábado confirmou a primeira colocação do Flamengo, com seis vitórias em seis jogos. Na semifinal, o rubro-negro enfrentará o próprio Niterói, em uma melhor de três jogos – com direito a dois em casa, por ter a melhor campanha da competição.

Confira as datas das semifinais do Campeonato Carioca 2018:

Botafogo x Vasco da Gama

11/09 – Jogo 1
20h – Botafogo X Vasco da Gama

15/09 – Jogo 2
15h – Vasco da Gama X Botafogo

18/09 – Jogo 3*
20h – Botafogo X Vasco da Gama

Flamengo x Niterói

19/09 – Jogo 1
20h – Flamengo X Niterói

20/09 – Jogo 2
20h – Niterói X Flamengo

22/09 – Jogo 3*
14h – Flamengo X Niterói

* Jogo 3 se necessário