#JOGAJUNTO

LNB

Apito brasileiro

25-04-2019 | 11:47
Por Liga Nacional de Basquete

Três oficiais do NBB CAIXA são relacionados para a Copa do Mundo da China 2019

Estão definidos os oficiais brasileiros que estarão em ação na Copa do Mundo Masculina 2019, que será realizada na China, de 31 de agosto a 15 de setembro. São eles Cristiano Maranho e Guilherme Locatelli, árbitros internacionais, e Fátima Aparecida da Silva, delegada técnica, todos profissionais do NBB CAIXA.

Cristiano Maranho apitará sua quarta Copa do Mundo na carreira (Divulgação/LNB)

Árbitro internacional desde 1998, Cristiano Maranho tem em seu currículo três participações na Copa do Mundo (2006, 2010 e 2014), três em Jogos Olímpicos (2008, 2012 e 2016), dois Pan-Americanos (2007 e 2014), dois Pré-Olímpicos das Américas (2011 e 2015) e um da Ásia (2011), além de ser o primeiro árbitro da América do Sul a apitar o Eurobasket (2017).

+Cristiano Maranho conta experiência inédita nas finais do Eurobasket 2017

“Representar o Brasil sempre é e será um motivo de orgulho. Ainda mais sendo em uma competição tão importante como é a Copa do Mundo, que irá reunir as 32 melhores seleções do mundo e, consequentemente, também irá reunir os melhores árbitros. Fico muito feliz em saber que meu trabalho é reconhecido pela FIBA, pois apesar de já estar com 45 anos, ainda me mantenho em alto nível, e isso é muito importante para o árbitro conseguir se manter nesse patamar elevado por muito tempo, já que esta será minha quarta Copa do Mundo e ainda sinto o mesmo frio na barriga de quando recebi a nominação para a minha primeira”, relatou Maranho em entrevista ao site da CBB.

Locatelli é um dos principais árbitros do país e é figura presente nos principais jogos do NBB (João Pires/LNB)

Catarinense de Florianópolis, Guilherme Locarelli, de 37 anos, já atuou em competições nacionais e internacionais de grande relevância, como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), Campeonato Mundial Adulto Feminino da Turquia (2014), Campeonato Mundial Sub-19 Masculino da República Tcheca (2013), Campeonato Mundial Sub-19 Masculino da Letônia (2011) e Campeonato Mundial Sub-17 Masculino da Alemanha (2010).

“A expectativa é a melhor possível e a sensação de mais um grande passo dado na carreira é extremamente gratificante. Espero representar o Brasil muito bem nessa Copa do Mundo e dar continuidade à grande história que a arbitragem brasileira tem escrito internacionalmente nas últimas décadas”, relatou Locatelli.

Já a delegada técnica Fátima Aparecida da Silva, nascida em São Paulo (SP), também teve uma carreira de grande notoriedade como árbitra, encerrada em 2009, depois de 20 anos de atuação em campeonatos nacionais e interacionais.

Fátima Aparecida da Silva, delegada técnica, também representará o Brasil no Mundial da China (Divulgação/CBB)

Como árbitra, Fátima já esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), Campeonato Mundial Sub-21 Feminino da Croácia (2003), Campeonato Mundial Interclubes Feminino da Rússia (2004), Campeonato Mundial Adulto Feminino do Brasil (2006) e Campeonato Mundial Sub-19 Feminino da Eslováquia (2007).

“Ser designada como Delegada Técnica para a Copa do Mundo Masculina, a realizar-se na China, foi um grande presente, recebido no Dia de Páscoa. A expectativa é a melhor possível, pois pretendo aplicar e desenvolver o aprendizado adquirido durante minha jornada; dar continuidade aos estudos; manter-me ativa, sobretudo que possa trazer benefícios para todos os envolvidos no evento, a fim de executar o trabalho com muito comprometimento, excelência e, acima de tudo, amor. Neste momento, expresso minha enorme gratidão a todos que fazem e farão parte desta trajetória, pois como já dizia o pensador Artur Silva: sozinho (a) não se chega a lugar nenhum”, finalizou Fátima.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.