#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Para cimada Grécia

02-09-2019 | 09:06
Por Liga Nacional de Basquete

Pelo Grupo F da Copa do Mundo, Seleção Brasileira desafia Antetokoumpo e Cia: "temos que ser respeitados"

Depois de estrear na Copa do Mundo da China com vitória sobre a Nova Zelândia, a Seleção Brasileira terá um teste de fogo pela segunda rodada do Grupo F. Nesta terça-feira (03/09), o time verde-amarelo desafiará a poderosa Grécia, às 09h (de Brasília), em Nanjing, sede da chave.

Ambas as equipes vêm de vitória na primeira rodada do Grupo F. Enquanto o Brasil bateu a Nova Zelândia, por 102 a 94, a Grécia venceu a seleção de Montenegro, com propriedade, pelo placar de 85 a 60.

“Sabemos que a Grécia vem com muita força, é um time que se conhece bem e joga junto há bastante tempo, tem o MVP da NBA, mas nos preparamos muito para isso e temos que ser respeitados. Eles são superiores no momento, mas sabemos do nosso potencial e do que podemos fazer em quadra. Se eles entrarem achando que já ganharam, podem se complicar”, afirmou o pivô Anderson Varejão, do Brasil.

“Temos que ser respeitados”, disse Varejão sobre a partida contra a Grécia (Divulgação/FIBA)

Em sua primeira vitória no Mundial, a Seleção Brasileira contou com grandes desempenhos de dois atletas que defenderão o Life Fitness/Minas no próximo NBB CAIXA: os experientes Leandrinho Barbosa (22 pontos) e Alex Garcia (14 pontos).

Quem também se sobressaiu pelo Brasil foi o armador Rafa Luz, do UCAM Múrcia (ESP), com 14 pontos, e o ala Marquinhos, outro nome de peso do NBB CAIXA, que saiu do banco de reservas e anotou 12 pontos.

+NBB CAIXA tem recorde de atletas na Seleção em uma Copa do Mundo

Já os gregos usaram sua bela atuação coletiva para dominar a forte seleção de Montenegro. O destaque ficou por conta do desempenho de seus homens de garrafão Georgios Printezis (16 pontos), Georgios Papagiannis (15 pontos) e Iouanis Borousis (12 pontos).

O astro Giannis Antetokounmpo, MVP da temporada passada da NBA, ficou em quadra por apenas 15 minutos e teve atuação “discreta” (perto  do que é esperado): 10 pontos, oito rebotes e dois roubos de bola (15 de eficiência), mas uma enterrada “daquelas” (vídeo abaixo).

 

View this post on Instagram

 

🇬🇷 Mean Mug Mode Activated 😤 . #HellasGotGame #GREMNE

A post shared by FIBA Basketball World Cup (@fibawc) on

Em uma coletiva de imprensa recheada de jornalistas gregos, o técnico da Seleção Brasileira, Aleksandar Petrovic, foi cauteloso, mas afirmou que tem a fórmula para vencer o duelo desta terça-feira.

“Como temos aqui muitos jornalistas gregos que acompanham nos sites especializados tudo sobre o Mundial, eu não posso falar muito. Mas não podemos cair numa cilada de pensar apenas em Antetokounmpo. A Grécia é muito mais do que ele, tem Bourousis, Sloukas, Calathes, Papanikolau, Printezis. É um grande time, mas sei uma forma de ganhar deles, só temos que ver como vai funcionar na prática”, afirmou Petrovic.

A confiança de Petrovic não é por acaso. Treinador da Croácia nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ele foi um dos responsáveis por deixar a Grécia de Antetokounmpo de fora da competição durante o Pré-Olímpico da Europa.

“Fui o único que tive essa experiência com a seleção da Croácia. Em 2016, pelas semifinais do Pré-Olímpico europeu, ganhamos da Grécia com Antetokounmpo, Papanikolau, Calathes e todo mundo. Mas três anos depois todos melhoraram muito e essa seleção é muito mais forte que aquela”, alertou o técnico da Seleção Brasileira.

Aleksandar Petrovic sabe bem o que é vencer a Grécia de Antetokounmpo (Divulgação/FIBA)

Antes de Brasil x Grécia, Montenegro x Nova Zelândia farão o primeiro confronto do Grupo F, às 05 horas. O vencedor desse confronto poderá abrir caminho para uma classificação tanto da Seleção Brasileira quanto dos gregos – dependendo do resultado.

+Na China, Janeth é adicionada oficialmente ao Hall da Fama da FIBA

Depois do jogo desta terça-feira, o time do técnico Aleksandar Petrovic finalizará sua participação na primeira fase na quinta-feira (05/09), às 05 horas, contra Montenegro. Já a segunda fase da Copa do Mundo começará no dia seguinte, sexta-feira (06/09), mas o Brasil só entrará em quadra no domingo (07/09) caso se classifique.