#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Aprendendo a ser favorito

27-08-2012 | 05:06
Por Liga Nacional de Basquete

Novo técnico do Flamengo, José Neto, acostumado a comandar times surpreendentes, avança um estágio e encara novo status na carreira

José Neto será o responsável por comandar o novo elenco recheado de grandes nomes do Flamengo (Fernando Azevedo / Fla Imagem)

José Neto não é um personagem inexperiente no basquete nacional. O técnico já é conhecido há muito tempo no meio, com trabalhos importantes no Paulistano (onde revelou o armador Marcelinho Huertas) e na Seleção Brasileira, tanto de base como na adulta. Porém, o primeiro contato do profissional com o NBB só aconteceu na temporada passada, com o Cia do Terno/Romaço/Joinville. A campanha do time catarinense foi surpreendente, chegando às quartas de final, quase desbancando o favorito Pinheiros/SKY para chegar às semifinais. Esse desempenho rendeu ao treinador aquela que pode ser tratada como a grande oportunidade da carreira dele: comandar o Flamengo.

O próprio Neto reconhece que sempre foi um técnico de times que comiam pelas beiradas, que não chamavam muita atenção e apareciam com destaque quando ninguém esperava. Desta vez, o treinador sente pela primeira vez a sensação de estar em uma equipe que salta aos olhos de todos, seja pela tradição do clube, seja pelas contratações de renome feitas pelos rubro-negros.

“Quem conhece minha história, sabe por onde passei. Eu sempre dirigi times que surpreenderam durante a temporada. Essa sempre foi a principal característica do meu trabalho. Agora, no Flamengo, a história vai ser diferente. A conotação é diferente, vai ser a minha primeira oportunidade em um time que começa já com chances de título”, disse.

Em sua primeira temporada no NBB, o técnico comandou a surpreendente campanha do Joinville (José Jiméne Tirado/FIBA Americas)

O cenário é novo, encanta os olhos, mas não cega Neto, que não se deixa levar pelo momento e não perde o contato com a realidade. “Eu sempre vou manter o meu pé no chão. Ninguém ganha nada de véspera no basquete. Vamos sempre nos lembrar do Brasília, que é uma equipe fortíssima, dos times paulistas, do Uberlândia. Não consigo ver o Flamengo como um favorito disparado, mas é uma equipe forte, com condições de disputar todos os títulos que for disputar”, declarou.

Com jogadores como Marquinhos, Marcelinho, Olivinha, Benite, Kojo, Shilton, Caio Torres e Duda, o elenco do Flamengo é reconhecido como Neto como o melhor que terá à disposição em toda a carreira. “Tive um elenco muito bom no Paulistano, mas em experiência e qualidade, esse do Flamengo supera”, afirmou. Mas como se trata de um grupo cheio de jogadores que acabaram de chegar ao clube rubro-negro, será necessário um tempo de adaptação dos atletas com o estilo de trabalho do treinador e vice-versa. Quanto menor esse período, melhor.

E é aí em que Neto revela uma estratégia para minimizar esse processo. A contratação de jogadores que já jogavam juntos, como Marquinhos e Olivinha no Pinheiros e Kojo e Shilton no Joinville, pode parecer coincidência. Mas não foi. Trata-se de algo muito bem pensado e planejado. “Uma coisa muito importante que penso todos os dias é em fazer um elenco virar uma grande equipe. Pensando nisso, uma das estratégias que adotamos foi essa. tenho jogadores de qualidade que podem acelerar essa adaptação. Eu também levei comigo o Diego Falcão (preparador físico), que está trabalhando há anos comigo. Isso ajuda a minimizar o tempo de adaptação”, explicou.

Neto já está trabalhando com Rubén Magnano na seleção há três anos (Divulgação)

Diego já está trabalhando nos treinos do Flamengo, mas Neto só assumirá a equipe no dia 3 de setembro, mesmo dia em que Marquinhos, Marcelinho e Caio Torres voltarão aos treinos. Assim como os jogadores, o técnico esteve nas Olimpíadas, como assistente técnico de Rubén Magnano na Seleção Brasileira. Como emendou o fim do trabalho com o Joinville no NBB com o início da preparação olímpica, não teve tempo para preparar detalhes de sua mudança para o Rio de Janeiro. “É um período muito chato, ter de se mudar, trocar a matrícula da escola dos meus filhos, levar as nossas coisas. Eu preferia estar com meu time (risos)”, brincou.

Lógico que Neto também aproveita esse período longe das quadras para curtir a família, mas o treinador, ao contrário do que acha no caso dos jogadores, em que concorda com um grande tempo de descanso, diz não precisar de tanta folga. “Estou me dedicando à minha família, ficamos muito tempo fora, mas não é necessário tirar algo parecido com férias agora”, ressaltou.

E Neto está bem ansioso para voltar e iniciar o comando do Flamengo, inclusive implantando o que aprendeu nas Olimpíadas. “Não é copiar, é bom se basear em coisas boas para usar como exemplo. No Joinville eu já usava muita coisa que aprendi nesses anos com a seleção. Procuro pegar ideias de jogo, propostas, e adaptá-las ao time em que estou trabalhando. Essas experiências são boas para aumentar a nossa bagagem. É um celeiro de ideias”, concluiu.

O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.