#JOGAJUNTO

LNB

Referênciapara o mundo

17-09-2019 | 11:29
Por Liga Nacional de Basquete

Cristiano Maranho e Guilherme Locatelli apitaram jogos da fase de grupos, mata-mata e a grande final da Copa do Mundo da China

A arbitragem do NBB CAIXA foi muito bem representada na Copa do Mundo da China. Os oficiais internacionais Cristiano Maranho (SC), de 45 anos, e Guilherme Locatelli (SC), de 37, acumularam um total de dez partidas apitadas, com direito a jogos da primeira fase, mata-mata e até a grande final.

Maranho foi responsável por comandar quatro desses duelos, todos eles como árbitro principal. O principal deles, sem dúvidas, foi a grande final entre Espanha x Argentina, que terminou com título dos espanhóis (95 a 75). Com isso, ele acumulou sua terceira decisão de Copa do Mundo consecutiva.

“Apitar mais uma final de Copa do Mundo demonstra que ainda estou apitando em alto nível, apesar de ter 45 anos. Ir para o Mundial não é tão difícil, o difícil é  voltar, é manter-se apitando no mais alto nível de exigência e excelência, Todos os 56 árbitros que estavam lá queriam apitar a final, mas a final também é  uma consequência de vários fatores durante todo o campeonato, você não “cai de paraquedas” na final, você conquista a final com seu trabalho”, contou Maranho.

Cristiano Maranho (ao fundo) apitou a grande final da Copa do Mundo entre Espanha x Argentina (Divulgação/FIBA)

Além da grande final, Maranho apitou o duelo entre Estados Unidos x Sérvia, pela primeira rodada da disputa de 5º a 8º lugar, o confronto de quartas de final entre Argentina x Sérvia, e um jogo da primeira fase entre Nigéria x Argentina.

Árbitro internacional desde 1998, Cristiano Maranho tem em seu currículo quatro participações na Copa do Mundo (2006, 2010, 2014 e 2019), três em Jogos Olímpicos (2008, 2012 e 2016), dois Pan-Americanos (2007 e 2014), dois Pré-Olímpicos das Américas (2011 e 2015) e um da Ásia (2011), além de ser o primeiro árbitro da América do Sul a apitar o Eurobasket (2017), em que ele apitou partidas do mata-mata e também a grande final.

“Hoje o NBB CAIXA é o campeonato mais forte do Brasil e um dos mais fortes, estruturados e bem organizados do mundo. Isso te prepara para poder apitar qualquer jogo de basquete do planeta. É isso que ajuda um árbitro a ter um bom desempenho em competições internacionais. A cobrança que os árbitros têm hoje no NBB CAIXA é bem parecida com a cobrança que temos a nível internacional, e isso sem dúvidas faz a diferença”, declarou Maranho.

Já Guilherme Locatelli atuou em seis partidas da Copa do Mundo da China, sendo três delas da primeira fase (Angola x Sérvia, Sérvia x Filipinas e Angola x Filipinas), uma das quartas de final (Estados Unidos x França), além da disputa direta pelo 5º lugar entre Sérvia x República Tcheca e a épica semifinal entre Espanha x Austrália com duas prorrogações.

“A sensação de representar a arbitragem do NBB CAIXA é de muito orgulho. Saber que do Brasil saem árbitros capazes de apitar os maiores jogos do mundo é uma sensação de reconhecimento do trabalho que é feito ao longo dos anos no NBB CAIXA”, disse Guilherme Locatelli.

+Conheça o podcast Território NBB CAIXA e confira o 1º episódio

Guilherme Locatelli (à dir.) apitou 6 jogos, um deles nas quartas entre França x Estados Unidos, do técnico Gregg Popovich (Divulgação/LNB)

Locatelli já atuou em diversas competições nacionais e internacionais de grande relevância, como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), Copa do Mundo Adulta Feminina na Turquia (2014), Copa do Mundo Masculina Sub-19 da República Tcheca (2013), Copa do Mundo Masculino Sub-19 da Letônia (2011) e Copa do Mundo Sub-17 Masculino da Alemanha (2010). Agora, acrescentou a Copa do Mundo Adulta Masculina à sua lista.

“Estive presente em partidas históricas, como Estados Unidos x França, e outras extremamente decisivas, como semifinais e quartas de finais. Até mesmo na primeira e segunda fase. Então é uma sensação de dever cumprido, de que eu fiz um bom trabalho na China e consegui representar muito bem a arbitragem do NBB CAIXA na Copa do Mundo”, completou Locatelli.

A presença de Cristiano Maranho e Guilherme Locatelli representa o trabalho árduo que a LNB promove para a evolução da arbitragem do basquete brasileiro. Um dos exemplos dessa missão é a Clínica de Arbitragem do NBB CAIXA, que é realizada desde 2009 em determinados períodos da temporada.

Aliás, foi realizada na última semana mais uma edição da clínica, esta a que antecede o NBB CAIXA. O evento contou com a participação de George Tolliver, ex-árbitro da NBA. Além desta, outras duas clínicas serão realizadas ao longo da temporada, sendo uma ao final do primeiro turno da fase de classificação e outra antes dos playoffs.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.