#JOGAJUNTO

LNB

Árbitros Olímpicos

27-02-2012 | 04:41
Por Liga Nacional de Basquete

Cristiano Maranho e Marcos Benito são convocados e vão representar a arbitragem brasileira nas Olimpíadas de Londres 2012

Marcos Benito

Crédito: Célio Messias/LNB

O Brasil terá dois representantes da arbitragem nas Olimpíadas de Londres 2012. Marcos Fornies Benito e Cristiano de Jesus Maranho, árbitros que atuam no NBB, foram indicados pela FIBA para apitar na competição esportiva mais importante do mundo.

Esta será a primeira Olimpíada de Marcos Benito, de 39 anos, que atuou em todas as quatro edições do NBB disputadas até agora. O árbitro da federação paulista tem no currículo a participação no Campeonato Mundial da Turquia, em 2010, onde apitou a semifinal entre Estados Unidos e Lituânia.

“Fiquei muito emocionado, já que são 21 anos de carreira, com muito trabalho, dedicação e comprometimento. Já havia atuado no Campeonato Mundial da Turquia e creio que o bom trabalho realizado deixou uma porta aberta para os Jogos Olímpicos, que agora se concretizou”, declarou Benito.

Cristiano Maranho

Crédito: Cadu Gomes/LNB

Cristiano Maranho tem 38 anos, nasceu na cidade de Apucarana (PR) e é árbitro da federação catarinense. Além de ter apitado a decisão das três edições do NBB realizadas até agora, participou das Olimpíadas de Pequim 2008, e nos Mundiais de 2006 e 2010. Neste último, foi o árbitro da decisão entre Estados Unidos e Turquia.

“Na primeira olimpíada, eu vivi um mix de felicidade, por realizar um sonho de participar de uma Olimpíada, e tristeza, por não ter a seleção masculina na competição. Este ano, posso dizer que é um momento de muita felicidade, pois o basquete brasileiro estará completo. As duas seleções [masculina e feminina] e dois árbitros estarão lá para representar nosso país. É um momento muito especial”, declarou Maranho.

Trio do Jogo das Estrelas

Os árbitros do Jogo das Estrelas 2012 foram anunciados pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Em eleição realizada com técnicos e capitães das 15 equipes do NBB, Cristiano Maranho, Fernando Serpa e Marcos Benito foram escolhidos para formar o trio de arbitragem do evento, que será realizado em Franca, nos dias 09 de 10 de março. O árbitro Carlos Renato dos Santos também foi um dos árbitros mais votados, mas devido a um compromisso particular não poderá participar do evento.