#JOGAJUNTO

LDB

A famíliaSuassuna

05-08-2021 | 10:12
Por Rodrigo Bussula

Neto do renomado escritor brasileiro Ariano Suassuna, Daniel Suassuna estreou na LDB nesta temporada atuando pelo Brasília

Quando se escuta o sobrenome Suassuna logo se pensa no renomado escritor brasileiro Ariano Suassuna, autor de clássicos como o Santo e a Porca, Os Homens de Barro, Dom Pantero no Palco dos Pecadores, O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta e, é claro, o Auto da Compadecida. Esse último, vale ressaltar, um dos maiores clássicos da literatura e do cinema nacional.

Mas isso pode mudar e no futuro o sobrenome Suassuna, além de remeter ao renomado escritor, também pode te lembrar de um certo jogador de basquete. Estamos falando de Daniel Suassuna, neto de Ariano Suassuna e jogador do BRB/Brasília nesta edição da LDB.

“Eu vivia na casa dele, já que morava bem do lado. Sempre conversamos muito e ele me apoiou em tudo que me dispus a fazer. Era uma pessoa incrível, que eu amava demais”, disse Daniel ao falar do avô que faleceu em 2014.

Daniel Suassuna é neto do renomado escritor brasileiro Ariano Suassuna (João Pires/LNB)

Daniel não seguiu o caminho da literatura, mas se apaixonou logo cedo pelo basquete, aos dez anos de idade. O amor pelo esporte da bola laranja foi arrebatador e o então menino, ainda com 10 anos, escolheu o que seria o motivo da sua dedicação e entrega diária até hoje: se tornar um atleta profissional e de alto rendimento.

Segundo o jovem atleta, não seguir os passos do avô não foi um entrave nessa fase, já que o mesmo foi um dos principais apoiadores desse sonho. Sempre que podia, Arianon Suassuana ia aos jogos e acompanhava a paixão e o crescimento do neto dentro das quadras, isso ainda antes de falecer em julho de 2014, quando Daniel tinha 12 anos de idade.

“Infelizmente meu avô acompanhou pouco tempo da minha caminhada dentro do esporte. Mesmo assim, ele assistiu alguns jogos e sempre torcia pelo meu melhor”, afirmou o jovem jogador.

Ariano Suasssuna em 1964, à esquerda, e Daniel Suassuna, à direita (Fundo Correio da Manhã e Fotojump/LNB)

Dono de uma carreira de sucesso, Ariano Suassuna poderia ser definido como um cara versátil. O vasto currículo apontava que, além de escritor, Suassuna também era poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo, professor e advogado. Daniel segue a mesma linha ‘versátil’, mas dentro das quadras. Com seus 1,94m, o ala/armador pode atuar praticamente em todas as posições da quadra, contribuindo de forma ativa para a rotação da equipe durante todo o jogo.

“Me considero versátil, podendo atuar em diversas posições e atuar bem. Está sendo incrível atuar em uma LDB. Nunca tinha participado de um campeonato dessa magnitude. É uma experiência única e espero seguir evoluindo ainda mais no basquete”, disse o jovem atleta.

Mesmo com apenas 19 anos de idade, Daniel vê o sonho de jogar profissionalmente ficar cada vez mais próximo. Nessa temporada, o jogador fará parte do plantel do Brasília no NBB, a elite do basquete nacional, onde deve ganhar minutos valiosos de quadra. Infelizmente o avô não poderá ver o neto dando os primeiros passos na carreira profissional. Segundo Daniel, a saudade é grande.

“Se eu pudesse falar uma coisa para ele hoje, diria que amo ele demais, que estou morrendo de saudade. Ele faz falta. É isso. Tenho muita saudade dele”, finalizou.

Daniel voltará a atuar pelo Brasília na segunda etapa LDB 2021, com início marcado para o dia 22 de agosto. Atualmente o Brasília ocupa a 9ª colocação do Grupo B. Nesta etapa, somente os quatro primeiros colocados de cada grupo (A e B) avançam à fase final.