#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Corpo e menteconectados

09-04-2020 | 05:00
Por Liga Nacional de Basquete

Com aulas de professor de meditação que trabalha no Corinthians, Arthur Pecos faz acompanhamento exclusivo para se manter focado

Esportes de alto rendimento exigem muito da preparação física e mental dos atletas. No basquete, o fator psicológico também é essencial durante para os jogadores, que podem liderar viradas épicas ou arremessando uma bola no último segundo. Buscando melhorar sua performance nas quadras pelo NBB, Arthur Pecos, do Corinthians, passou a trabalhar também com a meditação.

Arthur Pecos, do Corinthians, e torcedor (Foto: Beto Miller/Agência Corinthians)

O armador da equipe alvinegra passou a se interessar mais pelas técnicas desde a chegada do professor Thiago Arruda, que começou a trabalhar com o time paulista no início do NBB. Fazendo acompanhamento individual há dois meses, Pecos conta que já é possível notar os resultados.

“Os treinos dele são bem concentrados na respiração. E isso tem me ajudado a desenvolver poder de concentração e, assim também, controle de ansiedade”, explicou.

“Em curto prazo eu já senti muita diferença no rendimento pessoal e profissional, com os trabalhos específicos antes dos jogos e algumas práticas diárias. Há mais de 2 meses, decidi que eu queria aproveitar ao máximo esse trabalho e busquei o acompanhamento individual do professor Thiago, fora da rotina de treinos do clube”, afirmou o camisa 23 do Corinthians.

View this post on Instagram

🙏😌✨ Salve, galera. A meditação tem um poder fundamental para tratar ansiedades, reconhecer as emoções e sentir nossa presença corporal. Gostaria de contar um pouco mais sobre o trabalho que tenho feito com o mestre @profthiarruda. Ele já faz um trabalho específico com a equipe de basquete do Corinthians e há algum tempo tenho feito aulas individuais, que tem me ajudado em diversos quesitos. É um tratamento para desenvolvimento de alta performance com foco em respiração. Esse vídeo é um time-lapse de parte da nossa última aula e eu gostaria de convidar vocês para acompanhar uma aula ao vivo aqui no instagram nos próximos dias. Vamos organizar a agenda de data e hora e, em breve, eu compartilho os detalhes com vocês. Grande beijo! Fiquem bem, fiquem em casa. @escola.bhava @prof.thi.arruda

A post shared by Arthur Pecos Oficial (@arthurpecos23oficial) on

Por mais que tenha começado a trabalhar com o Corinthians no início desta temporada, Thiago Arruda tem experiência nas quadras do NBB. Com 15 anos de experiência com atletas de diversas modalidades e empresários, o professor de meditação já fez outros trabalhos dentro do esporte da bola laranja.

“Estou desde 2017 no basquete, quando a Red Bull, que patrocinava o Georginho, me convidou para treiná-lo. Logo depois ele acabou indo para os EUA e ficou mais dois anos com a empresa”, afirmou Arruda, falando sobre a experiência do atual armador do São Paulo no Summer Camp do Houston Rockets.

Sobre o trabalho no Corinthians, o professor afirmou que mesmo após um período de derrotas, a equipe alvinegra mostrou evolução e a vê brigando pelo título.

“O Corinthians me conheceu e me convidou para fazer uma experiência e ela foi incrível. Tivemos êxitos, chegamos à final da Liga Sul-Americana, e por uma questão de agenda a gente parou com o treinamento. Houve uma queda na performance, e eu servi como uma ferramenta para quebrar esses ruídos do time. Teve o jogo contra o São Paulo, que mesmo perdendo, mostrou reação e foi demonstrativo de que aquele time que antes estava abalado, estava ali conectado e jogando para ganhar. Estamos focados em ganhar esse campeonato”, explicou.

Os benefícios

Mesmo com a sequência de jogos interrompida por conta do surto da Covid-19, Arthur Pecos segue focado nos treinamentos de meditação. O jogador afirma que além do trabalho nas quadras, suas novas atividades o mantém em melhor estado de espírito em casa.

“Os exercícios de foco, força e resistência trazem benefícios para o meu corpo e para minha mente. Explorando os limites do meu corpo e aumentam minha confiança para performance em quadra. E fora de quadra, especialmente nesse período de quarentena, as aulas do professor Thiago ensinam a equilibrar minha vibração e deixar minha mente mais calma e serena durante o dia-a-dia”, contou.

Segundo Arruda, a quarentena pode ser um período ideal para focar na mente, já que a quantidade de treinos físicos para os atletas diminuiu por conta da paralisação das atividades esportivas em todo o mundo.

“Como atletas, tem três partes importantes: física, mental e emocional. E nesse processo, se eles colocarem foco no desenvolvimento, a performance será aprimorada. Agora estão tendo um descanso na musculatura, então outras habilidades estão sendo desenvolvidas, e o ser humano, por ter a performance conectada a estrutura física, naturalmente a performance vai se desenvolver em resultado dentro de quadra. Tem que manter o físico preparado, com o emocional sendo trabalho e o mental sem ser dispersado. Esse é o nosso foco”.