#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Arthur Pecos:Nem só de tik tokvive o homem

06-06-2020 | 03:51
Por Liga Nacional de Basquete

Um sucesso na rede social do momento, Arthur Pecos também tem trabalhado a parte mental e física durante a quarentena

Nesta sexta-feira (05/06), Arthur Pecos foi o convidado na Live #BasqueteEmCasa no Instagram do NBB (@nbb). Armador do Corinthians na última temporada do NBB, o jogador bateu um papo com Rodrigo Lazarini durante uma hora (entrevista completa no IGTV do NBB).

Brincalhão e alto astral, um dos primeiros assuntos abordados durante a live foi a forte presença de Arthur no Tik Tok, rede social de vídeos rápidos que bombou nos últimos meses. Por lá, o jogador exibe toda a sua criatividade e, de forma divertida, tem dado um pouco de luz ao período difícil que a pandemia causada pela Covid-19 nos impõe.

O que era um passa tempo e uma válvula de escape se tornou um canal de sucesso. Atualmente, Arthur conta com quase 60 mil seguidores em seu canal oficial na rede, além de um vídeo que foi um perfeito sucesso, com 8,5 milhões de views. Segundo o jogador, o sucesso não era esperado e, em partes, foi meio aleatório.

“Foi um negócio que aconteceu. Gravei um Tik Tok aleatório, que era uma brincadeira, quando cheguei aqui na minha mãe. Ai, gravei um com meus irmãos e comecei a olhar mais a plataforma. Não vou ser hipócrita de falar que a ideia do meu vídeo, que tem 8,5 milhões, foi minha. Essa ideia não foi minha, aprendi com um cara no Youtube, mas fui um dos primeiros a realizar esse vídeo. Quem conhece a plataforma do Tik Tok sabe que 95% dos vídeos são de ideias de pessoas que já gravaram. Pega som, imagem e cada um faz do teu jeito. O negócio do Tik Tok é ser engraçado”, afirmou o armador.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Chamaaaa que lá no @tiktokbrasil a gente está soltinho… #RunnnPecos

Uma publicação partilhada por Arthur Pecos Oficial (@arthurpecos23oficial) a

O sucesso foi o que Pecos precisava para continuar investindo na produção de conteúdo em seu canal na rede social – atualmente conta com 31 vídeos feitos. Para o jogador, a rede social é perfeita para pessoas que conseguem transparecer criatividade em vídeos.

“Ali é um lugar para você viajar. Quem tem criatividade e consegue transparecer isso para o vídeo, ali é o lugar”, finalizou.

Meditação também é coisa de jogador

Se engana quem acha que o Tik Tok é a única coisa que Arthur tem feito durante a quarentena. Durante a live, o armador confessou que além de muito treino, a meditação foi uma coisa que entrou em sua rotina.

“As pessoas devem pensar: pô o Arthur não faz nada, só Tik Tok. Não, eu faço muita coisa da minha vida. Faço meditação, treino, ajudo minha mãe, mas também fico pensando nessas ideias”, disse o jogador.

O primeiro contato com a meditação aconteceu ainda no Corinthians, com um dos treinadores da equipe (Thiago Arruda) que disseminou a filosofia com os jogadores. Neste processo, Pecos foi um dos atraídos pelos ensinamentos e benefícios que isso poderia lhe trazer. Interessado, desde fevereiro o jogador exercita a meditação. Segundo ele, especialmente na quarentena, isso tem o ajudado a controlar a ansiedade.

“Fui sempre um cara muito ansioso e isso me fez perder algumas coisas, coisas que passaram e me fizeram crescer. Então, quando busquei esse acompanhamento com o Thi, eu não pensava talvez na ansiedade, e cara, na quarentena, isso foi a melhor coisa para mim”, afirmou.

Arthur Pecos está meditando para melhorar a ansiedade durante a quarentena (Betto Miller/Corinthians)

O resultado fora de quadra durante a quarentena é satisfatório para Arthur Pecos, mas ele também quer ver como isso pode ajuda-lo na prática no período de volta as quadras. Segundo o armador, a meditação pode ser essencial para transformar a ansiedade em energia.

“Quero conseguir transformar a ansiedade do jogo e canalizar essa ansiedade para transformar em energia. Já sou um cara de velocidade, jogo rápido, que quem me conhece sabe dessa minha característica de jogo, só que isso eu fazia sozinho. Mas quando eu aprender a canalizar essa ansiedade em energia pode ser que tenha uma grande mudança no futuro”,

O momento mais marcante da carreira

Perguntado, Arthur comentou sobre um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a partida em que teve a oportunidade de jogar contra o irmão, Cristhyã Pecos. Na ocasião, a partida aconteceu no Campeonato Paulista 2019, no confronto entre Corinthians e Paulistano.

“Foi um dia muito especial para todos nós, minha mãe infelizmente não pode estar, estava viajando, e viu pela internet, chorou para caramba. Nesse dia tinha 30 pessoas no ginásio, entre familiares e amigos. Isso foi marcante para nós dois. Brinco com ele que a gente ganhou, foi bem e ele não conseguiu me marcar”

Poder jogar com o irmão no profissional, mesmo que de lados opostos, foi algo especial na vida de Arthur Pecos. Na mente do jogador passou no momento a figura do menino Cristhyã, que quando menor o acompanhava nos treinos e jogos e queria ser igual o irmão.

“Sou chorão, hein, não vale. Minha família é um orgulho imenso para mim. Quem conhece sabe que nossa união é especial. Com certeza foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira. O meu irmão, desde pequeno – temos seis anos de diferença -, sempre esteve na quadra com a gente. Então ele me via treinando e sempre me copiou muito”, disse o jogador, que completou:

“A gente brinca, mas é uma coisa que é séria. Às vezes eu via jogo dele com meu pai e ele se perguntava como fazíamos movimentos iguais. Normalmente ele tem características diferentes. Ele é um pouco mais atlético que eu, não é armador, quer chutar bola”, finalizou.

Aprendizados

Com 26 anos, Pecos já acumula muita experiência na carreira. Já jogou final de NBB, foi eleito melhor 6º homem. Passou por clubes como Paulistano, Flamengo e Mogi; foi treinado por Gustavinho De Conti, José Neto, Guerrinha. Experiência não faltou na carreira do atleta.

Após mais uma temporada no basquete nacional, dessa vez com as cores do Corinthians, Pecos tem um pensamento mais reflexivo sobre o futuro e os ensinamentos com tudo que aprendeu até agora.

“Gosto de falar isso, o que eu passei hoje na minha carreira é fruto do aprendizado e do trabalho. O que eu tenho hoje, que conquistei na minha vida, desses clubes de camisa, com caras de alto nível, foi fruto de muito trabalho e humildade que sempre tive”, finalizou.