#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas / NBB Caixa

Base mantida

10-02-2015 | 08:47
Por Liga Nacional de Basquete

Com sete remanescentes do último ano, elenco do NBB Mundo é definido para a edição de 2015 do Jogo das Estrelas; veja os 12 jogadores escolhidos

Sete dos 12 jogadores escolhidos para representar o NBB estavam na última edição do Jogo das Estrelas (Arte/LNB)

Sete dos 12 jogadores escolhidos para representar o NBB estavam na última edição do Jogo das Estrelas (Arte/LNB)

Quem viu o Jogo das Estrelas 2014 não terá dificuldades para reconhecer os jogadores escolhidos para defender o NBB Mundo em 2015. Depois de votação realizada com técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes participantes do NBB 7, além de imprensa especializada e personalidades do basquete brasileiro, o time de estrangeiros tem sete remanescentes em relação ao último ano para a mais nova edição da partida festiva do maior campeonato de basquete do país.

+Quer saber tudo sobre o evento? Clique aqui e acesse o Hotsite do Jogo das Estrelas 2015 

Assim como em 2014, a equipe internacional será composta por atletas de dois países: Estados Unidos e Argentina. Ao todo, serão oito norte-americanos e quatro argentinos no elenco do NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015.

Dawkins e Stanic serão companheiros de armação no NBB Mundo (Fábio Menotti/Agência Palmeiras)

Dawkins e Stanic serão companheiros de armação no NBB Mundo (Fábio Menotti/Agência Palmeiras)

Para a posição de armador, o esquadrão “gringo” terá dois remanescentes e um estreante. O mais votado foi o norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano/Unimed, quinto cestinha do NBB 7, com média de 17,2 pontos por jogo, e que fará sua terceira participação no Jogo das Estrelas.

Quem também permanece em relação ao último ano é Nicolas Laprovittola. O “hermano” do Flamengo teve praticamente a mesma quantidade de votos do norte-americano e participará da grande festa do basquete brasileiro pelo segundo ano. O jogador que debutará entre os armadores no NBB Mundo é Maxi Stanic. Em sua segunda temporada no Brasil, o argentino se tornou a referência do Palmeiras/Meltex e é o líder do NBB 7 em assistências (5,9 por partida).

+ Time de respeito: NBB Brasil terá mescla entre experiência e juventude no Jogo das Estrelas 2015

Entre os alas, quatro dos cinco escolhidos já estiveram no Jogo das Estrelas anteriormente e a lista é liderada por David Jackson. MVP da temporada passada, o norte-americano do Winner/Limeira foi o mais votado para o time de estrangeiros neste ano e fará sua terceira participação no Jogo das Estrelas. Até o momento, o jogador é o mais eficiente do NBB 7, com 18,8 pontos de valorização por partida.

MVP do NBB 6, Jackson foi o mais votado no NBB Mundo (Ricardo Bufolin/Pinheiros)

MVP do NBB 6, Jackson foi o mais votado no NBB Mundo (Ricardo Bufolin/Pinheiros)

Outro astro eleito para o NBB Mundo entre os alas é Shamell. Cestinha da última temporada, o camisa 24 do Mogi das Cruzes/Helbor manteve o desempenho para a atual edição e é o maior pontuador do NBB 7, com média de 20,6 pontos por jogo. Ele e Alex Garcia, eleito para o NBB Brasil, são os únicos atletas convocados para todas as edições do Jogo das Estrelas do campeonato nacional.

Em seu terceiro ano no NBB, Desmond Holloway irá para sua terceira exibição no Jogo das Estrelas e é outro ala eleito para o NBB Mundo. O norte-americano do Paulistano/Unimed é o segundo jogador que mais converte bolas de dois pontos na temporada (5,1 por jogo). Na posição de ala, a equipe internacional também terá Robby Collum. De volta ao NBB depois de uma temporada no Uruguai, o jogador é o cestinha da boa campanha do Minas (14,5 pontos por jogo) e também irá para sua terceira participação na festa – as outras foram em 2011 e 2012, ainda quando defendia o Unitri/Pilhas Energizer.

O único estreante entre os alas é Marcos Mata. Em sua primeira temporada em solo verde-amarelo, o argentino possui médias de 14,1 pontos e 6,5 rebotes por partida e é um dos principais nomes do Franca na competição. Outro “hermano” que foi escolhido para o Jogo das Estrelas logo em sua estreia no NBB é Walter Herrmann, do Flamengo. Primeiro campeão olímpico a atuar no maior campeonato de basquete do país, o ala/pivô foi um dos mais lembrados entre os homens de garrafão.

Também do atual bicampeão do NBB, Jerome Meyinsse é outro escolhido entre os pivôs. MVP da Final do NBB 6, o norte-americano foi o mais votado para a posição e partirá para sua segunda participação no Jogo das Estrelas. Quem também manteve o status de intocável no NBB Mundo desde que estreou em solo verde-amarelo é Tyrone Curnell, do Mogi, dono de sólidas médias de 12,0 pontos e 4,5 rebotes por jogo, que está em seu terceiro ano no Brasil e irá para sua terceira aparição na partida festiva.

Por fim, a tábua do esquadrão estrangeiro terá a presença de Toyloy. Em seu quarto ano no NBB, o pivô norte-americano ficou de fora da última edição do Jogo das Estrelas e agora vestirá a camisa do NBB pela terceira vez. Participante do duelo festivo em 2012 e 2013, o jogador do Palmeiras/Meltex lidera a atual temporada da competição em enterradas, com 1,85 “cravadas” por jogo.

Shamell e Toyloy são dois dos oito norte-americanos que atuarão pelo NBB Mundo (Cleomar Macedo/Divulgação)

Shamell e Toyloy são dois dos oito norte-americanos que atuarão pelo NBB Mundo (Cleomar Macedo/Divulgação)

Para comandar essa legião de craques estrangeiros, o escolhido foi o espanhol Paco García. Segundo mais votado entre os técnicos (57,2% dos votos) – o primeiro foi Demétrius, do Minas Tênis Clube, que dirigirá o NBB Brasil (67,2% dos votos) –, o espanhol do Mogi das Cruzes/Helbor participará do Jogo das Estrelas pela primeira vez e terá como assistente Dedé Barbosa, do Winner/Limeira, quarto mais votado (53,6% dos votos).

Assim como nos anos anteriores, a escolha da equipe brasileira e também do time de estrangeiros que se enfrentarão na partida festiva se deu a partir de uma votação com técnicos, assistentes e capitães de todas as 16 equipes que disputam a atual temporada do NBB , além da imprensa especializada e de personalidades do basquete brasileiro. Cada categoria de eleitores teve um peso diferente atribuído: os votos dos técnicos representaram 50% do resultado final, os dos capitães e assistentes 20%, enquanto que as escolhas da imprensa e personalidades somaram 30%.

Paco García comandará o NBB Mundo e participará do Jogo das Estrelas pela 1ª vez (Allan Conti/Divulgação)

Paco García comandará o NBB Mundo e participará do Jogo das Estrelas pela 1ª vez (Allan Conti/Divulgação)

Depois de todos os 24 atletas e os técnicos serem escolhidos em votação restrita será a vez do público decidir quem serão os titulares do Jogo das Estrelas 2015. Com início nesta terça-feira (10/02) e término no dia 27/02 (sexta-feira), às 17 horas (de Brasília) será realizada uma eleição popular no site da LNB para serem definidos os quintetos iniciais de NBB Brasil e NBB Mundo.

+ Clique aqui e escolha os titulares de NBB Brasil e NBB Mundo para o Jogo das Estrelas

Confira o elenco completo do NBB Mundo para o Jogo das Estrelas 2015*:

Armadores
Kenny Dawkins (Paulistano) – 50,5% dos votos
Laprovittola (Flamengo) – 48,9% dos votos
Maxi Stanic (Palmeiras) – 46,1% dos votos

Alas
David Jackson (Limeira) – 50,5% dos votos
Shamell (Mogi) – 46,8% dos votos
Mata (Franca) – 28,9% dos votos
Holloway (Paulistano) – 16,3% dos votos
Robby Collum (Minas) – 12,9% dos votos

Pivôs
Meyinsse (Flamengo) – 50,5% dos votos
Toyloy (Palmeiras) – 36,5% dos votos
Herrmann (Flamengo) – 35,9% dos votos
Tyrone (Mogi) – 31,0% dos votos

*Porcentagem dos votos já levando em consideração os pesos atribuídos para cada categoria de eleitores

Também foram votados para o NBB Mundo: Jamaal (Macaé), Joe Smith (Pinheiros), Brandon Brown (Rio Claro), Ronald Ramon (Limeira), Figueroa (Franca), Robert Day (Bauru), Laws (São José), LaMonte (Brasília), Baxter (São José), Rashaun (Basquete Cearense), George (Macaé), Jeff Agba (Paulistano), Goodridge (Brasília), Hayes (Limeira)

Também receberam votos entre os técnicos: José Neto (Flamengo), Gustavo De Conti (Paulistano), Régis Marrelli (Palmeiras), Alberto Bial (Basquete Cearense), Léo Costa (Macaé), Rinaldo Rodrigues (Liga Sorocabana), Carlos Romano (Uberlândia), Lula Ferreira (Franca), Marcel de Souza (Pinheiros), Zanon (São José) e Marcelo Tamião (Rio Claro)