#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Reforçono Bauru

02-07-2019 | 12:23
Por Liga Nacional de Basquete

Jogador de 22 anos foi campeão da “LDB argentina” em 2018 e fez parte do elenco adulto do Quimsa na liga nacional

O Sendi/Bauru Basket apresentou mais um reforço para a temporada 2019/2020. Trata-se do jovem pivô Gabriel Mendes, de 22 anos e 2,07m de altura, que estava no Quimsa (ARG). O contrato do atleta com o Dragão é válido por uma temporada.

O novo atleta bauruense passou as duas últimas temporadas na Argentina, onde atuou pelo Quimsa. Por lá, foi campeão da LDD (Liga de Desarollo), uma espécie de “LDB argentina” Sub-23, em que teve média de 9,8 pontos e 8,1 rebotes na campanha do título.

O título da LDD 2018 deu ao Quimsa, de Gabriel, o direito disputar a inédita Taça Interligas de Desenvolvimento 2018, torneio que reúne os campeões das ligas de desenvolvimento de Brasil e Argentina para uma decisão em jogo único. Em São Paulo, o Paulistano/Corpore, campeão da LDB 2018, venceu a disputa e levantou o troféu.

Já na temporada passada, Gabriel Mendes chegou até as semifinais da LDD na Argentina e teve médias de 13,0 pontos, 8,5 rebotes e 18,3 de eficiência. Inclusive, na partida da eliminação para o campeão Peñarol, foi autor de 21 pontos, sete rebotes e 24 de eficiência.

O pivô teve, ainda na temporada passada, sua primeira oportunidade com o elenco adulto do Quimsa na liga principal. Em 33 partidas disputadas, foram médias de 2,4 pontos e 1,8 rebotes em 10,3 minutos em ação para o novo reforço do Bauru Basket.

Gabriel Mendes em ação na Taça Interligas de Desenvolvimento 2018 contra o Paulistano (Luiz Pires/LNB)

Nascido em São Paulo (SP), Gabriel deu seus primeiros passos no basquete nas categorias de base de Barueri. Em seguida, jogou duas edições da LDB por Palmeiras (2015) e Ginástico (2016) e também teve rápida passagem pela Liga Sorocabana no NBB CAIXA 2015/2016.

Depois de uma nova aparição na LSB, esta para a disputa do Campeonato Paulista 2017, o garoto rumou para a Liga de Desarollo (Argentina) para continuar seu processo de desenvolvimento, tendo em vista que lá o limite de idade é de 23 anos.

+Vai e Vem: todas as movimentações oficiais do mercado do NBB CAIXA

“É um menino atlético e que, apesar de jovem, já atuou em um campeonato internacional forte. Isso mostra que ele tem potencial e que já amadureceu bastante. É um jogador que trará energia à equipe e estamos felizes com a vinda dele para cá”, disse o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú.

Gabriel disputou duas edições da LDB, uma pelo Palmeiras em 2015 e uma pelo Ginástico em 2016 (Fotojump/LNB)

Com a chegada de Gabriel, o elenco do Bauru agora é formado pelos armadores Larry Taylor, que teve seu contrato renovado, Lucas Faggiano (ex-San Martín-ARG) e Lucas Brito (ex-São Paulo), além do ala Kevin Crescenzi e do ala/pivô Gabriel Jaú, outro renovado.

+Veja também: Bauru lança projeto social que dará aulas de basquete para crianças da periferia

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.