#JOGAJUNTO

Interligas

Começouo Interligas

06-09-2019 | 01:45
Por Liga Nacional de Basquete

No Panela de Pressão, bauruenses bateram o La Unión, enquanto Boca superou o Basquete Cearense

O Torneio Interligas 2019 voltou com tudo. Depois de seis anos longe do calendário dos dois países, a competição criada através de uma parceria entre Liga Nacional de Basquete e La Liga Argentina retornou em grande estilo, com dois grandes jogos no Ginásio Panela de Pressão.

Primeiro, o Basquete Cearense desafiou o Boca Juniors (ARG) e por pouco não saiu de quadra com a vitória. Mesmo com grande segundo tempo, a equipe nordestina deixou uma vantagem importante escapar na reta final do último quarto e perdeu por 91 a 88.

O destaque do time argentino ficou por conta do ala/armador Eric Flor, com 23 pontos. Quem também se sobressaiu foi o ala Lucas Gargallo, com 18 pontos, e o ala/pivô Adrián Boccia, autor de 14 pontos.

+Estatísticas de Basquete Cearense 88 x 81 Boca Juniors

Já o Carcará contou com grandes atuações de seus dois novos norte-americanos do elenco: o armador Charles Clark, com 18 pontos, e o ala/armador Brandon Davis, que foi campeão da Liga Ouro 2017 pelo Corinthians, com 15.

Quem também se sobressaiu pelo time do Ceará foi o experiente ala/pivô Felipe Ribeiro, que deixou a quadra com 16 pontos e sete rebotes.

“Foi um grande jogo, as duas equipes foram muito bem. Fizemos apenas nove treinos com essa equipe, e com tudo que foi apresentado hoje eu só tenho a elogiar o trabalho do time. Dar parabéns quando perde é difícil, mas eu realmente gostei do que vi. Tudo faz parte da preparação. Vamos manter nossa pegada até o final da competição, corrigir os erros em Fortaleza e seguir trabalhando para fazer um bom NBB”, disse o técnico do Basquete Cearense, Dannyel Russo.

 

View this post on Instagram

 

Vibes da vitória do @baurubasket no #Interligas2019 ⭐🐲 . Sexta-feira tem mais 👌

A post shared by NBB CAIXA (@nbb) on

Já no segundo duelo da noite, o dono da casa Sendi/Bauru Basket conquistou uma bela vitória diante de seu torcedor. O adversário foi o La Unión de Formosa (ARG), que proporcionou um duro desafio ao Dragão, mas acabou superado, por 76 a 74.

Com 21 pontos, o armador argentino Lucas Faggiano foi o cestinha da equipe bauruense, seguido pelo ala canadense Nick Wiggins, autor de 20 pontos. Outro destaque do Dragão foi o “Alienígena” Larry Taylor, com 12 pontos, sete rebotes e três assistências.

+Estatísticas de Bauru x La Unión de Formosa

“Gostaria de ganhar mais tranquilo, mas toda situação serve de aprendizado para o time. Ganhar nos últimos segundos mostra que o time tem caráter e inteligência para decidir. Temos muitos jogos pela frente, mas foi muito importante começar o Interligas ganhando”, declarou Faggiano.

Pelo lado do La Unión, o destaque ficou por conta do ala/armador Jonathan Maldonado, cestinha da partida com expressivos 27 pontos. Com 10 pontos e seis rebotes, o pivô norte-americano Torin Francis foi outro nome importante no time da cidade de Formosa.

“Esse torneio é importante para nós. Cometemos muitos erros hoje, muitos deles pareceram mais erros de concentração do que outra coisa. Se fôssemos um pouco mais inteligentes em alguns momentos poderíamos perfeitamente ter ganhado esse jogo”, analisou o argentino Jonathan Maldonado.

Próxima rodada

Depois da rodada que abriu o Interligas 2019 no Panela de Pressão, as equipes voltarão à quadra nesta sexta-feira (06/09) para duelos contra equipes de seus respectivos países.

Às 17h45, Boca Juniors e La Unión farão o confronto entre argentinos, com transmissão ao vivo do BandSports.

Mais tarde, será a vez dos dois brasileiros da etapa ficarem frente a frente para dar a primeira “palhinha” de NBB CAIXA: Bauru e Basquete Cearense, às 20 horas, ao vivo no Facebook do NBB CAIXA.

Vale lembrar que a equipe de melhor campanha na etapa de Bauru será a finalista do Torneio Interligas contra o vencedor da chave que acontece em Corrientes (ARG).

Etapa na Argentina também começa

A outra chave do Torneio Interligas 2019 terá início nesta sexta-feira (06/09). Em Corrientes (ARG), Pato Basquete, Universo/Brasília, Comunicaciones Mercedes e o anfitrião Regatas começarão as disputas para definir o outro finalista da competição.

O primeiro duelo será entre Pato e Comunicaciones, às 19h15. Em seguida, às 21h45, o Brasília medirá forças com o dono da casa Regatas. Ambos os duelos serão transmitidos ao vivo na página do NBB CAIXA no Facebook – com sinal importado do Youtube da La Liga.

O Interligas

O Torneio Interligas surgiu em 2010 e foi fruto da boa relação entre a Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina. Agora, depois de seis anos afastada do calendário de ambos os países, a competição está de volta.

Ao todo, oito times do Brasil já disputaram o torneio ao menos uma vez. Foram eles: Brasília (2010 e 2011), Flamengo (2010 e 2011), Franca Basquete (2010 e 2011), Minas Tênis Clube (2010), Pinheiros (2011 e 2012), Uberlândia (2012), Bauru e Paulistano (2012).

Os times do NBB CAIXA chegaram à decisão nas três edições realizadas, mas nunca faturaram um título. Os campeões até hoje foram Peñarol de Mar Del Plata (2010 em cima do Brasília e 2012 em cima do Pinheiros) e Obras Sanitárias (2011 em cima do Pinheiros).

Atualmente, laços entre LNB e La Liga são ainda mais estreitos, já que, além do Interligas, as duas ligas organizaram também a Taça Interligas de Desenvolvimento (Sub-23) e também o Desafio Interligas Sub-23 (Novas Estrelas NBB x Nuevas Estrellas La Liga) durante o Jogo das Estrelas 2019, em Franca (SP).

Sistema de disputa

Os times participantes se enfrentarão no sistema todos contra todos em seus grupos. Após o término das disputas, os primeiros colocados de cada chave se enfrentarão em final única, no dia 14 de setembro, no Brasil – a decisão somente acontecerá na Argentina no caso de duas equipes argentinas avançarem à final.

O retorno do torneio ao calendário foi uma possibilidade de última hora. Por isso, algumas equipes não tinham o plantel definido e orçamento reservado para a competição. Desta forma, a LNB foi oferecendo a vaga por critério técnico baseado na classificação da última temporada.

Com o retorno da Interligas, o NBB CAIXA passa a ter dez equipes em competições internacionais nesta temporada: Flamengo, Sesi Franca e Mogi (Liga das Américas), Botafogo, EC Pinheiros e Corinthians (Liga Sul-Americana) e agora Basquete Cearense, Bauru, Brasília e Pato Basquete (Torneio Interligas).

Tabela do Torneio Interligas 2019: 

Etapa Brasil

Local: Bauru (SP)

05/09 (Quinta-feira)

17h45 – Basquete Cearense x Boca Juniors – ao vivo no  Facebook

20h – Sendi/Bauru Basket x La Unión Formosa (ARG) – ao vivo no Facebook e BandSports

06/09 (Sexta-feira)

17h45 – Boca Juniors x La Unión Formosa – ao vivo no Facebook

20h – Sendi/Bauru Basket x Basquete Cearense – ao vivo no BandSports

07/09 (Sábado)

16h – Basquete Cearense x La Unión Formosa – ao vivo no Facebook e BandSports

18h15 – Sendi/Bauru Basket x Boca Juniors – ao vivo no Facebook e BandSports

Etapa Argentina:

Local: Corrientes (ARG)

06/09 (Sexta-feira)

19h15 – Comunicaciones Mercedes (ARG) x Pato Basquete – ao vivo no Facebook

21h45 – Regatas Corrientes (ARG) x Universo/Brasília- ao vivo no Facebook

07/09 (Sábado)

19h15 – Ganhador 1 x Perdedor 2- ao vivo no Facebook

21h45 – Ganhador 2 x Perdedor 1- ao vivo no Facebook

08/09 (Domingo)

19h – (A confirmar)- ao vivo no Facebook

21h30 – (A confirmar)- ao vivo no Facebook