#JOGAJUNTO

Mais basquete

Campeãona Europa

05-10-2020 | 01:30
Por Liga Nacional de Basquete

Com vitória sobre o anfitrião AEK (Grécia), San Pablo Burgos (Espanha) de Benite se sagrou campeão da Champions League

San Pablo Burgos (ESP) é o novo campeão da Basketball Champions League (Divulgação/FIBA)

Uma das grandes referências da Seleção Brasileira Masculina de Basquete levantou um importante troféu neste final de semana: o ala Vitor Benite, do Hereda San Pablo Burgos (ESP), liderou seu time ao expressivo título continental da Basketball Champions League, com vitória sobre os donos da casa do AEK (GRE), por 85 a 74.

Grande nome do time, o jogador teve médias de 14,5 pontos e 2,4 assistências, com direito a 47,5% dos arremessos de 3 na competição. Na grande final contra o AEK, time que venceu a última Copa Intercontinental da FIBA contra o Flamengo no Rio de Janeiro, ele foi autor de 11 pontos e três assistências.

O ala norte-americano Thaddus McFadden foi eleito o MVP do Final 8 da BCL ao se tornar o primeiro atleta a registrar pelo menos 15 pontos, cinco rebotes e cinco assistências em uma final da competição – ele anotou 18 pontos, seis sobras e cinco servidas.

Cinco anos após se tornar um clube profissional, o San Pablo Burgos agora é o segundo time da Espanha a vencer a Basketball Champions League, junto com o Tenerife, do armador brasileiro Marcelinho Huertas, campeão em 2016/2017. Já o AEK perdeu a chance de se tornar o primeiro time a ser bicampeão consecutivo da competição.

Vitor Benite defende o San Pablo Burgos desde a temporada passada. O jogador, nascido em Jundiaí (SP), é um dos grandes nomes da história do NBB, com passagem histórica pelo Flamengo. Com a camisa rubro-negra, ele foi tricampeão do NBB, campeão da Liga das Américas e da Copa Intercontinental 2014.

Além do clube da Gávea, Benite também vestiu a camisa do Pinheiros, Franca e Limeira em sua trajetória no maior campeonato de basquete do Brasil. Na temporada 2010/2011, pelo time francano, ele chegou até as Finais do NBB e ainda conquistou os prêmios de Destaque Jovem, Jogador Que Mais Evoluiu e Sexto Homem do Ano, troféu este também conquistado por ele em 2014/2015, no terceiro título seguido do Flamengo.

Entre tantos títulos, Benite foi campeão mundial pelo Flamengo (Divulgação)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.