#JOGAJUNTO

LNB

Brasil em alta!

25-11-2015 | 03:47
Por Liga Nacional de Basquete

Diretor de relações institucionais da LNB, Kouros Monadjemi é escolhido como presidente da Comissão de Clubes e Ligas da FIBA Américas

Kouros Monadjemi representa a LNB nas duas principais entidades do basquete das Américas (Luiz Pires/LNB)

Revolucionário no basquete brasileiro, Kouros Monadjemi terá cargo importante no corpo diretivo da FIBA Américas (Luiz Pires/LNB)

Na última terça-feira (24/11), a FIBA Américas elegeu a Comissão de Clubes e Ligas para os próximos quatro anos e o Brasil está no topo da lista. Diretor de relações institucionais da LNB (Liga Nacional de Basquete), Kouros Monadjemi foi eleito o presidente do comitê.

Criado com o intuito de promover, desenvolver e regulamentar as competições de basquete interclubes no continente americano, o comitê tem pela primeira vez um presidente brasileiro. Kouros foi o primeiro presidente da LNB e um dos principais idealizadores do atual modelo de gestão do basquete brasileiro.

“Essa é uma vitória não só minha, mas sim de toda a LNB e do basquete brasileiro. Hoje o Brasil tem demonstrado sua força dentro de quadra, com uma soberania no continente nos últimos anos, e a FIBA está reconhecendo o crescimento do basquete em nosso país”, exaltou Kouros.

“Atualmente temos poucos brasileiros no corpo diretivo da FIBA, então essa indicação mostra que estamos evoluindo. É mais um grande feito para a LNB, que mostra cada vez mais ser uma instituição com muito conteúdo, gestão e credibilidade”, completou.

Antes apenas membro do Comitê, Kouros será o presidente no próximo quadriênio e tem como principal missão fazer com que a modalidade da bola laranja cresça ainda mais em todo o continente americano.

Junto de Kouros foram nomeados outros quatro membros para o comité: o mexicano Juan Manuel González, como vice-presidente, além de Jorge Hernández (Venezuela), Carlos Martha (Colômbia) e Fabián Borro (Argentina).

“Temos que buscar cada vez mais atrações. Hoje temos a Liga das Américas, a Liga Sul-Americana, mas queremos mais. A Copa Intercontinental, realizada no Brasil, nos últimos três anos, é um exemplo claro de onde queremos chegar. Queremos que o basquete seja ainda mais popular no nosso continente”, disse Kouros.

Histórica parceria entre LNB e NBA será um dos assuntos (João Pires/LNB)

Kouros (à dir.) participou dos grandes momentos da história recente do basquete brasileiro, como a inédita parceria LNB e NBA (João Pires/LNB)

Dominante dentro de quadra – nas últimas cinco competições continentais (Liga Sul-Americana e Liga das Américas), o Brasil saiu campeão de todas, entre–, o Brasil passa agora a ter relevância não só dentro de quadra mas como também no corpo diretivo da FIBA Américas.

“É uma honra para o basquete brasileiro, principalmente para a LNB, essa escolha do Kouros. Ele é uma das pessoas que mais se dedicou pela modalidade nos últimos anos e esse empenho foi reconhecido pela FIBA Américas”, disse João Fernando Rossi, vice-presidente da LNB.

“Hoje o basquete brasileiro passa por um ótimo momento dentro de quadra. Antes da criação da LNB tínhamos muitas dificuldades em competições internacionais e hoje somos dominantes. Esse sucesso não é à toa e a modalidade está muito bem organizada fora das quatro linhas”, completou Rossi.

Nas próximas semanas, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília terá a chance de dar o sexto troféu continental seguido ao Brasil. A equipe candanga disputará o título da Liga Sul-Americana 2015 com o San Martín de Corrientes (ARG), em uma melhor de três. Caso saia campeão, o time da capital ainda classificará o Mogi das Cruzes/Helbor para a Liga das Américas e o país terá quatro representantes no maior torneio interclubes do continente (Flamengo e Paschoalotto/Bauru já estão garantidos na disputa).