#JOGAJUNTO

Mais basquete / Seleção Brasileira

É ouro,é Brasil!

11-08-2019 | 11:04
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande atuação de Tainá Paixão, Seleção Brasileira Feminina supera norte-americanas e sobe no lugar mais alto do pódio após 28 anos

Nada melhor do que quebrar um tabu com um grande título! Foi isso que aconteceu com a Seleção Brasileira Feminina de basquete, que venceu os Estados Unidos na decisão dos Jogos Pan-Americano de Lima 2019, na noite deste sábado (10/08), por 79 a 73, e conquistou a medalha de ouro que não vinha desde o Pan de 1991.

Em uma partida muito equilibrada e disputada até os instantes finais, as meninas do Brasil começaram um pouco nervosas e viram as norte-americanas vencerem o primeiro quarto (20 a 22). Mas a partir da parcial seguinte, o time comandado pelo treinador José Neto conseguiu impor seu forte ritmo nos dois lados da quadra, até poder comemorar mais essa grande conquista.

+ Estatísticas completas da vitória do Brasil sobre os Estados Unidos

A armadora Tainá Paixão foi o grande nome da final. Com atuação espetacular de 24 pontos, sete rebotes, três assistências e um roubo de bola, a jogadora de 27 anos foi extremamente decisiva no título do selecionado brasileiro.

“Estamos iniciando um novo ciclo muito bem, conquistando uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, coisa que não acontecia desde 1991. Hoje tive a oportunidade de me destacar, mas temos um grupo homogêneo, em que todas as atletas dão a sua parcela de contribuição; nesta final eu me destaquei mais, contudo, nos jogos anteriores outras jogadoras se destacaram e assim se forma um grupo coeso”, afirmou a cestinha da final.

Outras três jogadoras atingiram dois dígitos de pontuação pelo time brasileiro: a ala/pivô Clarissa dos Santos (12) e as alas Rapha Monteiro e Patty (ambas com dez).

“Esta é uma conquista para todo o basquete feminino, mas as meninas estão de parabéns, assim como a comissão técnica. Tenho certeza que é apenas o começo de uma nova era, pois estamos preparadas para tudo”, completou a experiente pivô Erika.

A campanha do Brasil na competição foi impecável. Antes de bater os EUA na decisão (79 a 73), a Seleção Brasileira venceu seus três jogos na fase de grupos, contra Canadá (79 a 71), Porto Rico (64 a 58) e Paraguai (81 a 37), e passou pela Colômbia (62 a 48), na fase semifinal.

Essa foi a quarta medalha de ouro do basquete feminino brasileiro na história dos Jogos Pan-Americanos (Winnipeg 1967, Cali 1971, Havana 1991 e Lima 2019). Além das conquistas, nossa seleção ainda possui quatro pratas e quatro bronzes no currículo.