#JOGAJUNTO

LNB

Buscando mais

19-12-2017 | 12:26
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de publicarem carta aberta, clubes organizam coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, por voz ativa no COB

No início do mês de dezembro, dez dos principais clubes olímpicos do Brasil divulgaram uma carta aberta na qual cobram participação nas decisões do Comitê Olímpico (COB). Agora, nesta quarta-feira (20/12), no Rio de Janeiro, as agremiações esportivas organizarão uma coletiva de imprensa para cobrar voz ativa na entidade máxima do esporte nacional.

Participantes do NBB CAIXA desde a primeira edição e quatro dos mais tradicionais clubes do país, Club Athletico Paulistano (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP) e Minas Tênis Clube (MG) assinaram a carta ao lado de Clube Curitibano (PR), Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral (ES), Grêmio Náutico União (RS), Hebraica São Paulo (SP), Sociedade de Ginástica Porto Alegre/Sogipa (RS) e Sport Club Corinthians Paulista (SP).

A principal requisição dos clubes é destinação das duas vagas de membros independentes a representantes de clubes olímpicos. Além disso, as entidades ainda propuseram outras mudanças, tais como a diferenciação entre clube social e clube olímpico e também um maior critério para a eleição de dirigentes com poder de voto.

Para o presidente da LNB, João fernando Rossi, “o primeiro entendimento da Liga Nacional de Basquete foi reconhecer a sua razão de ser que são os clubes. São eles que formam jogadores, montam as equipes, participam das competições e oferecem o espetáculo para todos os públicos. Esta percepção de quem está na base da pirâmide do esporte brasileiro é o que fez o sucesso da LNB como modelo de gestão e participação. A LNB deseja que seus filiados e demais Clubes do Brasil encontrem junto com o comitê Olímpico Brasileiro a melhor forma de serem representados”.

A proposta foi apresentadada  à Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados e encaminhada à Comissão Estatuinte, que estuda as mudanças do Estatuto do COB

Confira a carta aberta dos clubes na íntegra: