#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Campeão Invicto

29-06-2012 | 10:52
Por Liga Nacional de Basquete

Com bons desempenhos dos alas Marcelinho e Marquinhos, Brasil bate a Grécia por 78 a 71 e conquista o título do Torneio Eletrobras de Basquete

Com três vitórias, Seleção Brasileira conquista o Torneio Eletrobras (Inovafoto)

O mais experiente dos jogadores da Seleção Brasileira Adulta Masculina mostrou, nesta quinta-feira (29), mais uma vez, sua importância na caminhada rumo às Olimpíadas. O ala Marcelinho Machado marcou 22 pontos e comandou, ao lado de seu novo colega de Flamengo, Marquinhos (17 pontos), o Brasil na dura vitória, por 78 a 71, sobre a Grécia. Foram três vitórias em três jogos disputados e valeu o título invicto do Torneio Eletrobras de Basquete, disputado no ginásio Milton Olaio Filho, na cidade de São Carlos, interior paulista. A seleção Nigeriana ficou com medalha de bronze após derrotar a Nova Zelândia por 74 a 66.

Ao contrário das partidas contra Nova Zelândia e Nigéria, o início de partida não foi bom para a Seleção Brasileira. A defesa não encaixou e a Grécia abriu 8 a 1, graças a jogadas inspiradas do armador Spanoulis. Mas isso fez aparecer uma característica marcante do time de Rubén Magnano, que é a capacidade de reverter resultados adversos. O garrafão foi mudado, Tiago Splitter e Guilherme Giovannoni entraram bem, e na lateral, Marcelinho Machado também teve bom desempenho.

Os jogadores que vieram do banco mudaram o panorama da partida, que passou a ficar empatada na maior parte do tempo. No segundo quarto, Marcelinho acertou uma bola de três, sofreu a falta e converteu o lance livre para a vantagem ir a seis pontos (24 a 18). A Grécia se recompôs, empatou em 30 a 30 e chegou a abrir sete pontos numa bela ponte aérea. O Brasil não parou e respondeu, no ataque seguinte, com uma forte enterrada do pivô Nenê, que levantou os 4 mil torcedores presentes no ginásio Milton Olaio Filho. No intervalo, 39 a 36 para os gregos.

As duas equipes não conseguiam abrir vantagem confortável na volta dos vestiários, mesmo com a dupla de alas do Flamengo, Marquinhos e Marcelinho, em bela noite. O mais experiente decidiu então chamar a responsabilidade, praticamente não errou arremessos nos últimos 10 minutos, e fez o Brasil abrir 9 pontos (72 a 63) e terminar com a vitória por 78 a 71.

“É como se fala aqui: é o tipo de vitória que, claro, levanta o moral. Claro que cometemos muitos erros. Mas tivemos muito mais virtudes do que erros”, afirmou o técnico da Seleção, Ruben Magnano.

A Seleção Brasileira terá folga nesta sexta-feira (29), quando volta para São Paulo e treina no Núcleo de Alto Rendimento do Pão de Açúcar de sábado a segunda-feira. Na próxima terça pela manhã, a delegação embarca para Buenos Aires (ARG), onde disputa um torneio amistoso nos dias 5 e 6 de julho, contra Argentina, Chile e Espanha. Os mesmos times jogarão outra competição, desta vez em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 11 e 12.

Marquinhos, ao lado de Marcelinho, foi destaque na vitória sobre a Grécia (Gaspar Nobrega/Inovafoto)