#JOGAJUNTO

LDB

Cartão de visitas – Paulinho

16-09-2016 | 11:27
Por Liga Nacional de Basquete

Dando início à série de apresentações das novas caras da LDB 2016, conheça um pouco mais sobre o talentoso armador Paulinho, do Ginástico; confira texto e vídeo

A LDB 2016 terminou no último sábado (10/09) com o título do Sesi-SP/Franca Basquete e muita coisa aconteceu ao longo da sexta edição do maior campeonato de base do basquete brasileiro. Muitos armadores se destacaram, alguns “novos” gigantes brilharam, mas uma das coisas que mais chamou a atenção foi o surgimento de uma nova geração de jogadores.

Em suas cinco primeiras edições, a LDB foi dominada pela “classe” de atletas nascidos entre os anos de 1990 e 1995. Nesta temporada, no entanto, com o limite de idade para nascidos a partir de 1994, o que se viu em quadra foi uma leva de “novatos” ganhando destaque.

Então a seção Cartão de Visitas tratará de apresentar alguns desses novos talentos do basquete nacional. E o primeiro a dar as caras por aqui é o armador Paulinho, do Ginástico/Olympico. Em sua segunda aparição na LDB, o garoto que completou 18 anos em março deste ano tratou de mostrar o porquê é considerado uma das principais joias do basquete mineiro.

Nascido e criado em Belo Horizonte, Paulinho foi um dos principais destaques da boa campanha do Ginástico na LDB 2016. Um dos seis classificados à Série Ouro, o clube mineiro acabou na quinta colocação e cravou sua melhor participação na competição nacional Sub-22.

Após debutar na LDB em 2015 atuando pela Seleção Brasileira Sub-17 – que usou o campeonato com o intuito de se preparar para o Sul-Americano da categoria -, Paulinho se mostrou mais amadurecido neste ano e teve boas atuações diante de atletas até quatro anos mais velhos.

+ Assistência de Paulinho fez parte do TOP 10 da Série Ouro da LDB 2016; clique aqui para conferir

“Acho que consegui fazer um bom papel. Já sabia como seria a LDB por ter atuado ano passado com a Seleção e tinha convicção de que conseguiria ajudar o Ginástico. Não senti muito na parte física por ser mais novo e dei meu máximo ao longo dos jogos. Sei que tenho muito coisa a melhorar ainda e a LDB já é parte da minha evolução como jogador”, afirmou Paulinho.

Na estreia do Ginástico na competição, Paulinho pouco atuou e deixou o confronto diante do Winner/Limeira sem nenhum ponto. Mas depois do jogo contra o Minas tudo mudou. Vindo do banco, o garoto ficou em quadra por 32 minutos e foi um dos destaques da importante vitória de sua equipe no clássico de Belo Horizonte.

Nem aí: com apenas 18 anos, Paulinho mostrou muita personalidade na LDB 2016 (João Neto/LNB)

Nem aí: com apenas 18 anos, Paulinho mostrou muita personalidade na LDB 2016 (João Neto/LNB)

No jogo seguinte, Paulinho já passou a fazer parte do quinteto inicial do Ginástico e, depois disso, foi titular em cinco dos seis confrontos seguintes da equipe na competição. Na Série Ouro, hexagonal final da LDB 2016, o armador de 1,90m de altura teve grandes atuações e sua média subiu de 4,1 para 10,2 pontos por jogo.

Em três oportunidades na fase decisiva, Paulinho atingiu dígitos duplos na pontuação. Os 14 pontos marcados contra o Limeira foram sua maior marca dentro da competição, mas foi no duelo contra o Flamengo que ele foi decisivo. Com 11 pontos, sendo sete deles no último quarto, o camisa 11 teve grande papel na vitória de virada dos mineiros, por 69 a 55.

+ Confira a ficha técnica e as estatísticas completas de Paulinho

“Ele (Paulinho) não iniciou a competição como titular. Ele apresentou uma intensidade muito grande ao longo do campeonato e chamou a atenção. Ele foi muito bem na defesa e naturalmente conseguiu produzir muito bem ofensivamente também. A titularidade foi algo natural e, no jogo contra o Flamengo, por exemplo, ele foi decisivo para nossa vitória”, disse Jefferson Teixeira, técnico do Ginástico/Olympico.

Dono de um vasto leque de finalizações, Paulinho tem ótima condição para pontuar. Alto para sua posição e com bom domínio do corpo, o atleta tem nas infiltrações seu ponto forte, seja com a mão direita ou com a esquerda. Mas um bom chute de média e longa distância também faz parte do “cardápio” do garoto.

“O Paulinho é um menino muito habilidoso e isso é natural. Além disso, ele treina muito e sabe muito bem onde quer chegar. Ele tem um bom arremesso e consegue finalizar com as duas mãos, inclusive trocando no ar. Ele é um jogador plasticamente bonito de ser ver e que joga o tempo inteiro de cabeça erguida”, exaltou Jefferson.

Paulinho, do Ginástico, e Braga, do São José

“O moleque é liso”: Paulinho usou e abusou das jogadas acrobáticas para ajudar o Ginástico durante a LDB (João Pires/LNB)

Descoberto em uma peneira realizada em seu colégio na capital mineira, Paulinho passou a atuar nas categorias de base do Olympico Club aos 11 anos. A partir daí sua vida mudou. Aos 14, mesmo sendo mais novo, o jogador recebeu sua primeira convocação para a Seleção Mineira Sub-15. No ano seguinte ele repetiu a dose e representou seu Estado novamente no Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria.

Em 2015, Paulinho teve um desafio dobrado pela frente. Convocado pelo técnico André Germano para a Seleção Brasileira Sub-17, o armador debutou na LDB com o peso de vestir a camisa verde-amarela pela primeira vez. Ora titular ora reserva, o mineiro mostrou serviço ao longo das primeiras etapas do campeonato Sub-22 e acabou selecionado entre os 12 que representaram o país no Sul-Americano da categoria.

Neste ano, com a fusão do Ginástico com o Olympico, seu clube de criação, Paulinho ganhou a oportunidade de atuar na Liga Ouro ao longo do primeiro semestre e fez sua primeira aparição entre os profissionais. No entanto, o garoto acabou pouco utilizado e entrou em quadra apenas em uma partida na Divisão de Acesso ao NBB CAIXA.

Os treinos com os profissionais e os aprendizados de atletas mais experientes fizeram bem a Paulinho e o garoto tratou de colocar tudo em prática na LDB 2016. Agora, a meta dele é seguir evoluindo para brigar por um lugar na Seleção Brasileira que irá ao Mundial Sub-19, a ser realizado em julho de 2017, no Egito. Além, é claro, de voltar ainda melhor para a próxima LDB.

Paulinho, da Seleção Sub-17

Em 2015, Paulinho atuou pela Seleção Brasileira Sub-17 na LDB e também no Sul-Americano da categoria (Caio Casagrande/LNB)