#JOGAJUNTO

LDB

5ª colocaçãoem jogo

01-10-2021 | 05:32
Por Liga Nacional de Basquete

Cerrado e São Paulo vencem e duelam pela 5ª colocação da LDB 2021 neste sábado(02/10)

Nesta terça-feira (28/09), a bola subiu para dois jogos da Fase Final do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2021, que está sendo disputada no Ginásio Antonio Prado Jr., sede do Club Athletico Paulistano. Esses dois jogos, disputados entre Cerrado e Corinthians e Rio Claro e São Paulo, definiram os clubes que participariam da disputa da 5ª a 8ª colocação da competição.

Perdeu esses confrontos? Então confira o nosso resumo completo:

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é a maior competição de basquete de base do país, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Na prorrogação, o Cerrado vence o Corinthians

Com direito a prorrogação para deixar o jogo ainda mais emocionante, o Cerrado venceu o Corinthians por 88 a 84 e garantiu a presença na disputa da 5ª colocação da LDB 2021. O jogo foi acirrado desde o pulo bola, mas no tempo extra o Cerrado conseguiu uma boa vantagem, segurou bem o alvinegro e venceu o jogo.

O primeiro quarto de jogo foi extremamente equilibrado, com ambas as equipes se entregando na marcação e alternando o tempo inteiro na liderança do placar. Ao final do segundo período, a equipe do Cerrado possuía uma leve vantagem e vencia por 44 a 41. 

Já no terceiro quarto, a equipe brasiliense firmou sua marcação e contou com a boa ação dos seus jogadores, pontuarem bem no ataque e finalizaram a parcial em 17 a 13. No período decisivo, porém, foi a vez do Corinthians tomar conta das ações de jogo, acertar sua defesa e empatar o placar em 79 a 79 no estouro do cronômetro, levando a partida para a prorrogação. 

No quinto período, ambas as equipes entraram com o foco na defes. Mas nesse cabo de guerra quem se deu melhor foi o Cerrado, que aproveitou os erros do alvinegro para capitalizar pontos importantes na tábua de ataque, abrindo uma boa vantagem que se sustentou até o final da partida. 

Cerrado é o primeiro classificado para a disputa de 5° lugar (João Pires/LNB)

Falar em destaque do Cerrado na partida é citar o ala John, que conseguiu 30 pontos e converteu sete bolas de três pontos no jogo. O armador Robsinho, com 23 pontos, e o pivô Serjão, com 12 pontos e 17 rebotes, foram outros nomes que chamaram a atenção. 

“Sensação maravilhosa de saber que estou fazendo aquilo que me é pedido para fazer. Hoje consegui matar bola, dar toco, estou feliz. Queríamos muito estar entre os quatro, mas para um primeiro ano do Cerrado dentro da LDB, nós estamos muito felizes, mandamos bem e agora vamos disputar esse quinto lugar que é muito importante para entidade como um todo”, comentou John

Pelo lado do Corinthians, os pivôs Alê Ludwig, com 17 pontos e 12 rebotes, e Vitão, com 19 pontos e dois rebotes, foram os principais destaques não só pela alta pontuação, mas também pela dedicação na defesa.

Com a vitória, o Cerrado avança para a disputa pelo 5° lugar na competição, onde enfrentará o São Paulo. Já o Corinthians, neste sábado (02/09), disputará pelo 7° lugar da competição contra o Rio Claro.

São Paulo é mais um classificado para a semifinal

O São Paulo reencontrou o caminho da vitória dentro da LDB ao enfrentar o Rio Claro. A partida, que terminou com um placar de 81 a  72 favorável ao tricolor paulista, definiu o segundo time que irá disputar a 5ª colocação da LDB 2021.

Time do São Paulo comemorando (João Pires/LNB)

O primeiro quarto de jogo foi levemente favorável ao São Paulo, que além de conseguir acertar bastante no ataque, seja nas infiltrações ou nas bolas do perímetro, apertou muito bem na defesa e limitou as investidas do time de Rio Claro. Ao final do segundo quarto, o São Paulo já vencia o jogo por 45 a 33.

No segundo tempo de jogo, os Rio Clarenses voltaram mais centrados na partida e com uma entrega maior na defesa. Com isso, o São Paulo sentiu mais dificuldade na hora de converter chutes em pontos, mas graças a ótima vantagem imposta no primeiro tempo de jogo o conseguiu rodar bem a equipe e manter o placar sob seu controle. No fim, o tricolor fechou o jogo sem muitas preocupações, apenas administrando a diferença imposta.

Os destaques do São Paulo na partida foram o armador Pedro Rodrigues, que conseguiu 15 pontos, três rebotes e três assistências, o ala Matheus Bernardo, que anotou 21 pontos, quatro rebotes e três assistências, e o pivô Rafael Bibiano, que marcou 17 pontos e nove rebotes.

“Nosso objetivo no inicio era sempre estar entre os melhores do Brasil. Queríamos a semifinal, claro, mas agora, já que não rolou, vamos com tudo no que tiver pela frente. Falei pra molecada, nós vamos com a mesma sede em busca da quinta colocação que nós estávamos buscando o primeiro lugar. Vamos trabalhar certo e fazer o nosso melhor”, disse Rafael.

Pelo lado do Rio Claro, os jogadores que mais chamaram a atenção foram o ala Arthur, que marcou 15 pontos, alcançou oito rebotes e distribuiu três assistências, e o ala/pivô Anderson, cestinha rio-clarense, com 22 pontos e mais oito rebotes.

O São Paulo enfrenta o Cerrado Basquete amanhã (02/09), as 13h30, na disputa pelo quinto lugar na competição, enquanto o Rio Claro enfrenta novamente o Corinthians na briga pela sétima colocação.

Resultados do dia

Cerrado 88 x 84 Corinthians

Rio Claro 72 x 81 São Paulo

Próximos Jogos

02/10 (Sábado)

11h15 – Rio Claro x Corinthians – Disputa de 7° e  8° lugar – ao vivo na Twitch do Café Belgrado

13h30 – São Paulo x Cerrado – Disputa de 5° e  6° lugar – ao vivo na Twitch do Café Belgrado

15h45 – Disputa de 3º e 4º lugar – ao vivo no Youtube do NBB

18h – Final – ao vivo no Youtube do NBB