HOJE
Certeiros
Por Liga Nacional de Basquete
Hélio e David Jackson lideram o NBB em aproveitamento nas bolas de 3 pontos. Porcentagem é melhor que o de feras da NBA e da Liga Espanhola
O Flamengo é o dono do melhor ataque do NBB, com uma média de 91,9 pontos por partida. Destes, 27,9 saem em bolas de 3 pontos, o que coloca o clube carioca como o segundo que mais pontua em bolas de longa distância, atrás apenas do Winner/Limeira, que anota 31,1 pontos por partida com esse tipo de arremesso.
Quando o quesito é aproveitamento, o rubro-negro é líder absoluto, com 45,6% de acerto, bem a frente do segundo colocado Pinheiros/SKY, que converte 40,7%. Os dois principais responsáveis pelo alto aproveitamento da equipe do Rio de Janeiro é a dupla Hélio e David Jackson, que lideram o NBB no fundamento.
Hélio aparece com um aproveitamento de 70,3%. Em 13 partidas disputadas, o armador tentou 27 bolas de longa distância e converteu 19 delas. Em segundo aparece seu companheiro de equipe, o ala/armador David Jackson, com 61,8%. O norte-americano chutou 55 vezes para 3 pontos e acertou 34.
Os números impressionam e são melhores até mesmo que o de craques dos principais campeonatos do mundo. Na NBA, o recordista em arremessos de 3 pontos da história, o ala/armador Ray Allen, disputou 11 partidas na temporada 2011/2012, chutou 54 vezes de 3 pontos e converteu 31, um aproveitamento de 57,4%. Na Liga ACB, o campeonato espanhol, o líder do fundamento na temporada é o letão Kristops Valters, do Unicaja, com 50% de acerto nos tiros atrás do arco. Em 14 partidas, ele arremessou 56 vezes e acertou 28.
“A gente tem treinado muito, todos os dias. Eu, particularmente, tenho dado muita ênfase nos arremessos de 3 pontos. Com dois alas pontuadores como tem o Flamengo, com o Marcelinho e o David Jackson, automaticamente aumentam as oportunidades dos chutes de longe e eu tenho que estar preparado”, comentou Hélio.
Jackson também credita o aproveitamento acima da média às boas armas ofensivas da equipe flamenguista, o que acaba proporcionando arremessos com mais liberdade. Segundo ele, os arremessos de longe sempre foram uma característica importante de seu jogo, mas em outras equipes, com menos opções, a defesa no perímetro acabava se concentrando mais nele.
“Acredito que meu aproveitamento de 3 pontos esteja bom pois a equipe compartilha muito bem a bola no ataque e aproveitamos as melhores oportunidades de arremesso. Temos excelentes arremessadores no time e que estamos sabendo rodar bem a bola para achar o jogador que está mais preparado para o chute”, comentou o norte-americano.
Com o final de semana do Jogo das Estrelas se aproximando e dois atletas entre os melhores arremessadores do campeonato, o Flamengo aparece como um dos favoritos para ter um representante no Torneio de 3 Pontos. No entanto, o atleta que irá disputar a vaga pelo time carioca ainda não está definido.
“A concorrência está pesada, né? (risos)”, brincou Hélio. “Vamos deixar para decidir quando estiver mais perto, aí a fazemos uma disputa entre a gente para ver quem vai. O importante é o Flamengo estar bem representado”, completou.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
