#JOGAJUNTO

Chuvas intensas interrompem o primeiro dia do Interligas

06-04-2010 | 10:31
Por Liga Nacional de Basquete

A partida entre Flamengo e Juventud Sionista foi paralizada no fim do terceiro quarto. A competição dá sequência nesta quarta-feira com um novo critério de disputa.

As fortes chuvas que atrapalharam a rotina de muitas cidades brasileiras nesta terça-feira também prejudicaram o andamento da primeira edição do Torneio Interligas Brasil/Argentina, uma realização da Liga Nacional de Basquete (LNB) com a Asociación de Clubes de Basquetbol, da Argentina. Aos 43 segundos do terceiro quarto, a partida entre Flamengo e Juventud Sionista, que deu início a competição, foi paralizada devido às goteiras que caíram na quadra do Ginásio da Asceb, em Brasília.

Após cerca de quarenta minutos de espera para o fim da chuva, os representantes de ambas as ligas decidiram encerrar as atividades desta terça-feira. “As duas ligas decidiram que a melhor opção é que este jogo e o próximo (Universo e Libertad) sejam disputados amanhã”, afirmou o gerente executivo da LNB, Sérgio Domenici. “Não foi fácil chegar a uma decisão, já que os quatro clubes possuem opiniões diferentes e nós precisávamos tomar a atitude mais correta possível”, completou.

Agora, o Torneio Interligas segue com a continuação da partida entre Flamengo e Juventud Sionista, nesta quarta-feira, às 18h, e o jogo entre Universo/BRB/Financeira Brasília e Libertad Sunchales, às 19h40. O jogo da equipe da capital federal terá transmissão ao vivo do Sportv.

A única coisa que muda na dinâmica da competição é que agora os jogos da primeira rodada passam a ser eliminatórios, como numa semifinal. Os vencedores das partidas disputam a final do Torneio, na quinta-feira, e os perdedores confrontam pela terceira posição.

Antes da chuva, o Flamengo vencia

O Flamengo começou o jogo com a mão quente. O rubro-negro acertou quatro das seis bolas de 3 pontos que arremessou no primeiro quarto. Já o Juventud Sionista explorou mais as infiltrações, com armador Luis Cequeira, e o jogo de garrafão do pivô Chuckie Robinson. As bolas de fora fizeram a diferença na etapa inicial, com vitória dos brasileiros por 27 a 21.

Com um arremesso de 3 pontos de Duda e outro de Hélio, o Flamengo abriu rapidamente 12 pontos no segundo quarto. Durante toda a etapa, a equipe carioca conseguiu aproveitar essa vantagem se fortalecendo na defesa, dominando os rebotes defensivos e puxando alguns contra-ataques. Dessa maneira, os brasileiros foram para o intervalo vencendo por 50 a 38.

Os argentinos voltaram mais espertos para a outra metade da partida. Liderados por Cequeira, o Juventud impôs um ritmo veloz de jogo em transição e encostou no placar (55 a 53) com menos de seis minutos para o fim do terceiro quarto. Enquanto o Sionista crescia na partida, o Flamengo passou a errar mais no ataque. Mesmo assim, os brasileiros foram capazes de se manter à frente, 66 a 62, até a chuva não permitir a continuação da partida.

Confira os jogos do primeiro quadrangular do Torneio Interligas:

Grupo A (Brasília)
06/04 (terça-feira)

19h – Flamengo 66 x 62 Juventud Sionista (partida interrompida no 3º quarto)
21h – Universo/BRB/Financeira/Brasília x Libertad Sunchales (partida adiada)

07/04 (quarta-feira)
18h – Flamengo 66 x 62 Juventud Sionista (Continuação)
19h40 – Universo/BRB/Financeira/Brasília x Libertad Sunchales (SPORTV)

08/04 (quinta-feira)
20h – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
22h – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 (SPORTV)