#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Clássico da tradição

14-03-2012 | 04:31
Por Liga Nacional de Basquete

Em alta no NBB, Franca recebe o Flamengo, no Pedrocão em ‘teste’ para os playoffs. Rubro-negros brigam para chegar à liderança

Duas das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro estarão frente a frente nesta quinta-feira, dia 15. Às 20h, no Ginásio Pedrocão, o Vivo/Franca, que está em alta no NBB, recebe o Flamengo, que luta para alcançar o líder do campeonato. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Franca x Flamengo

Em décimo lugar na tabela, os francanos ainda não tem assegurada a classificação para os playoffs, mas vivem um bom momento na competição. Nos últimos quatro jogos, alcançaram três vitórias, todas como mandantes, incluindo um triunfo sobre o líder Pinheiros. A única derrota neste intervalo foi para o São José, fora de casa.

“A equipe está evoluindo, apesar de precisar de um pouco mais de tempo para ter o entrosamento ideal. Mas os momentos de irregularidades diminuíram e o time está mais consistente”, avaliou o técnico Hélio Rubens.

Para o veterano treinador, o duelo em casa contra o Flamengo é um teste interessante para analisar qual a real condição em que se encontra o time francano para a disputa dos playoffs..

Já o Flamengo briga na parte de cima da tabela e tenta alcançar o líder do campeonato. Os cariocas estão em terceiro na classificação e tem duas vitórias a menos que o primeiro colocado Pinheiros, mas podem igualar a campanha por terem dois jogos a menos que os paulistas.

“O Franca é um bom time, com jogadores experientes e bons estrangeiros e, apesar de não ter começado bem o campeonato, cresceu muito em 2012. Temos que tomar cuidado com sistema ofensivo do adversário, principalmente com os laterais e o armador, e tentar impedir que façam muitos pontos”, explicou o técnico Gonzalo Garcia.

Na história, Franca e Flamengo se enfrentaram 14 vezes, com vantagem para os cariocas, que venceram oito vezes, contra seis dos paulistas. No primeiro turno, o Flamengo levou a melhor, 93 a 81, jogando no Rio de Janeiro. Nos playoffs da última temporada, os francanos venceram a série semifinal por 3 a 0.

Teichmann, do Flamengo

(Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Retorno de Teichmann

Afastado desde o final de novembro de 2011, quando realizou uma cirurgia para retirada de um tumor testicular, o ala/pivô Teichamnn, do Flamengo, volta a ficar a disposição do técnico Gonzalo Garcia para a partida desta quinta-feira. O jogador já estava treinando com a equipe há cerca de um mês, recuperando a forma física.

“Depois do susto de ser diagnosticado com essa doença, a parte mais difícil foi ficar fora dos treinos, dos jogos, não poder seguir com a minha rotina de atleta. Estava muito ansioso para voltar. Não vejo a hora de entrar em quadra e poder ajudar o Flamengo na competição”, disse Teichmann.