#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Classificação com massacre

04-08-2012 | 09:35
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil faz partida impecável contra China, vence com facilidade e garante vaga para as quartas de final das Olimpíadas de Londres

Tiago Splitter avança para a cesta contra a China (Washington Alves/AGIF/COB)

A Seleção Brasileira conquistou antecipadamente a vaga para as quartas de final do torneio de basquete masculino das Olimpíadas de Londres neste sábado (04/08). Em um massacre dentro da quadra, o Brasil derrotou a China por 98 a 59 (42 a 21 no primeiro tempo) e busca agora terminar a primeira fase na segunda colocação. A definição sairá no confronto direto com a Espanha, neste segunda-feira (06/08), às 16h00, horário de Brasília.

Com a vitória diante dos chineses, Brasil e Espanha ficaram empatados na segunda colocação do grupo B, ambos com três vitórias e uma derrota. A Rússia, que derrotou os espanhóis neste sábado por 77 a 74 (32 a 40), garantiu o primeiro lugar da chave, independentemente do último jogo, contra a Austrália.

“Acho que a equipe demonstrou hoje uma seriedade desde o começo, que fez com que o jogo ficasse fácil. Agora é descansar, todo mundo teve a possibilidade de jogar hoje, para a gente chegar fresco pro jogo contra a Espanha”, disse o ala/pivô Guiherme Giovannoni.

“O percentual de arremessos já está melhorando, a equipe está mais solta, com mais confiança, principalmente. A gente está melhorando, sabia que a gente ia melhorar durante a competição, então temos de continuar nessa toada”, completou Giovannoni.

“Chega um momento do jogo em que você está completamente com o controle, e dá para fazer algumas provas, alguma coisa que você não pode usar em outros momentos”, comemorou o pivô Anderson Varejão, que ficou na quadra por 18 minutos e quase fez um duplo-duplo (9 pontos e 13 rebotes). A prova de como o elenco do Brasil foi bastante utilizado está no cestinha da partida: o ala Marquinhos, que costuma sair do banco, com 14 pontos.

O jogo

Mantendo a equipe titular formada por Marcelinho Huertas, Alex, Leandrinho, Varejão e Tiago Splitter, a Seleção Brasileira não teve nenhuma dificuldade para dominar a partida diante dos chineses. Já no primeiro período, abriu uma vantagem de 25 a 9 para fechar o primeiro tempo em 42 a 21.

Várias alterações foram realizadas, especialmente para poupar os jogadores mais desgastados e ao mesmo tempo dar experiência aos mais novos, como o armador Raulzinho. Mantendo o mesmo ritmo de jogo durante toda a partida, os brasileiros abriram uma vantagem de 31 pontos (63 a 32), para chegar no fim da terceira parcial em 70 a 38.

Nos últimos dez minutos de disputa, a equipe manteve uma defesa forte e agressiva, sempre marcando individualmente, para chegar confortável à vitória por uma diferença de 39 pontos (98 a 59).