#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

a preparaçãodos árbitros

06-09-2019 | 06:01
Por Liga Nacional de Basquete

Clínica de Arbitragem do NBB CAIXA conta com participação de George Tolliver, ex-árbitro da NBA, pelo segundo ano seguido: "consigo perceber uma grande melhoria"

A Clínica de Arbitragem da Liga Nacional de Basquete (LNB) que antecede a temporada 2019/2020 do NBB CAIXA começou em grande estilo. Na última quarta-feira (05/09), em São Paulo (SP), os árbitros que atuarão na próxima edição do maior campeonato do país assistiram palestras e participaram de atividades com George Tolliver, ex-árbitro da NBA.

Tolliver, que foi árbitro da NBA durante 14 anos, atualmente é instrutor de arbitragem da liga e da FIBA. Em sua segunda participação na Clínica, ele abordou temas como profissionalismo, trabalho em equipe e mecânicas, além de conceitos, mentalidades e práticas essenciais para um árbitro de basquete.

“O basquete é um esporte mundial, com muitas coisas envolvidas além de jogadores e técnicos. Os árbitros são peças fundamentais e estou aqui para ajudá-los a se desenvolverem cada vez mais. A Clínica de Arbitragem que a Flávia (Almeida) e a equipe da LNB prepararam é de altíssimo nível. Este é meu segundo ano aqui e consigo perceber uma melhoria grande. Gosto muito de ver árbitros novos no quadro também. Um árbitro de 22 anos é uma idade ideal para começar a trabalhar e se desenvolver. Sempre que me envolvo em um projeto, gosto de voltar para ver como está sendo a sequência do trabalho, e consigo perceber que todos aqui melhoraram do ano passado para cá”, afirmou George Tolliver.

George Tolliver esteve presente no último ano e retornou para Clínica de pré-temporada (Fotojump/LNB)

Ao todo, 36 dos 40 árbitros do quadro do NBB CAIXA participaram da clínica. Esse grupo conta com profissionais de dez Estados do Brasil (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo).

Durante as palestras, todos os árbitros tiraram dúvidas, participaram de dinâmicas e demonstrações de situações de jogo e também compartilharam experiências com George Tolliver, desde os mais jovens até os mais experientes, como Marcos Benito.

“Nossa preparação está sendo feita da melhor maneira possível. A LNB está fazendo um trabalhando excelente, mais uma vez tivemos a presença do instrutor da NBA, que consegue nos passar muita coisa sobre as mecânicas e o nosso posicionamento, a fim de diminuir o número de erros”, comentou Benito.

Nicolas Zivieri é um dos árbitros estreantes no NBB CAIXA 2019/2020 (Fotojump/LNB)

Além do trabalho técnico, os oficiais passaram por atividades com uma psicóloga, que comandou uma palestra uma e dinâmica sobre auto responsabilidade.

Outra novidade é que os árbitros trabalharam com um preparador físico contratado pela LNB para um período de dois meses: um mês antes do teste físico da FIBA, realizado na própria clínica, e de um mês para o início do NBB CAIXA. Ainda relacionado ao tema, os profissionais aprenderam os padrões de aquecimento da FIBA, medida protocolada pela entidade.

Um dos pontos positivos da clínica foi a participação de oito novos árbitros, colocando em prática um processo de renovação na arbitragem brasileira, que vem acontecendo no mundo todo. Com apenas 22 anos, Nicolas Zivieri será um dos estreantes no NBB CAIXA 2019/2020. Para ele, a troca de experiências com os profissionais mais experientes é extremamente positiva.

“Esse contato com os árbitros mais experientes é ótimo. Conseguimos aprender bastante com eles, que já estão há bastante tempo e passaram por todas as situações possíveis durante um jogo e campeonato, dentro e fora de quadra. Buscamos nos espelhar neles, mas também desenvolver as nossas próprias características, além de trocar experiências e os prazeres do basquete”, avaliou Nicolas Zivieri, de apenas 22 anos, um dos oito estreantes na Clínica de Arbitragem do NBB CAIXA.

A Clínica

A Clínica de Arbitragem pré-NBB CAIXA é realizada anualmente desde a primeira edição do campeonato, em 2009. Além desta, outras duas clínicas serão realizadas ao longo da temporada, uma ao final do primeiro turno da fase de classificação e outra antes dos playoffs.

Em edições anteriores, a Clínica recebeu a presença de profissionais da FIBA e até da Liga Argentina, também com objetivo de compartilhar experiências e conceitos com os oficiais do NBB CAIXA, o que reforça o compromisso de enriquecer cada vez mais o conhecimento dos profissionais do apito do basquete brasileiro.

“A Clínica de Arbitragem de pré-temporada acontece todos os anos e visa preparar os árbitros para o campeonato. Tivemos a inserção de um preparador físico, dois meses antes do início da competição, para ajudar na preparação dos árbitros para o teste físico, e a de uma psicóloga, que vem trabalhando conosco há cerca de quatro anos, visando o desenvolvimento mental e psicológico para controle emocional e outras situações de pressão durante o jogo. Além da participação do George Tolliver, que esteve conosco durante dois dias palestrando e trazendo novos conceitos da NBA e da FIBA, já que ele é um instrutor que trabalha para as duas entidades ao redor do mundo”, afirmou Flávia Almeida, Coordenador de Arbitragem da LNB.

Flávia Almeida, Coordenadora de Arbitragem da LNB, comentou sobre as novidades e a renovação dos árbitros (Fotojump/LNB)

Sobre a presença de novos árbitros no quadro, Flávia falou sobre a importância do trabalho de formação dos novos profissionais, com uma parceria entre a LNB e a CBB. O exemplo prático dessa tendência está acontecendo na Copa do Mundo, que conta com diversos jovens apitando as partidas.

“Esse ano foi muito legal porque tivemos a inserção de oito novos árbitros, que surgem através de um trabalho de base realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e com a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Tanto a FIBA quanto a CBB têm trabalhado com a renovação dos árbitros, é uma tendência mundial, isso está acontecendo na Copa do Mundo da China. A LNB também está nessa tendência. Estamos investindo forte nesse trabalho, com mais de 40 árbitros na lista, e estamos bem otimistas para o desenrolar do campeonato”, completou a Coordenadora.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.