#JOGAJUNTO

NBB

Clínica internacional

13-11-2012 | 07:17
Por Liga Nacional de Basquete

Árbitros do NBB participam da Clínica Internacional FIBA Américas de Arbitragem, de quarta a sexta em São Bernardo do Campo

Árbitros do NBB se reunirão durante a semana em São Bernardo do Campo em eventos da FIBA, CBB e LNB (Divulgação/LNB)

Os árbitros do NBB passarão por um importante teste durante essa semana. Todos eles participarão da Clínica Internacional FIBA Américas de Arbitragem, que será realizada de quarta (14/11) à sexta (16/11), na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo (SP).

No evento, os árbitros serão avaliados para revalidar sua licença de quatro anos para jogos internacionais e candidatos indicados pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) tentarão sua promoção ao quadro da FIBA. Além disso, outros profissionais do apito foram convidados para serem ouvintes das palestras, a título de conhecimento e atualização da regras.

Dentro da clínica, a Liga Nacional de Basquete (LNB) também fará o teste anual do seu quadro de árbitros do NBB.

Todos os inscritos para a avaliação do quadro da FIBA farão exames em inglês sobre conhecimentos gerais e teóricos do basquete, além de um teste físico. Os candidatos à promoção ainda passarão por um teste prático, apitando uma partida.

O evento terá a coordenação do ex-árbitro da FIBA e Instrutor de Arbitragem da FIBA Américas, Geraldo Miguel Fontana, e contará com os coordenadores de arbitragem da CBB, Marcelo Ávila e José Augusto Piovesan, e a coordenadora de arbitragem da LNB, Flávia de Almeida.

“Nosso objetivo é unificar os critérios da arbitragem, rever os pontos mais importantes das regras e analisar as principais mudanças feitas nelas neste ano. Nós também queremos debater a questão da parte disciplinar, priorizando o jogo limpo, com menos contatos e mais respeito por parte de todos”, declarou Fontana.

A Clínica Internacional FIBA Américas de Arbitragem é realizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), FIBA Américas, Federação Paulista de Basquete e Universidade Metodista, com apoio da Liga Nacional de Basquete e Liga de Basquete Feminino.

Mais clínicas

Além do evento promovido pela FIBA, os árbitros do NBB se reunirão no sábado (17/11) para uma clínica específica com foco na temporada 2012/2013 da competição, com início marcado para os dias 23 e 24 de novembro.