#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

Intercâmbioprecioso

20-08-2020 | 09:01
Por Liga Nacional de Basquete

Em encontro virtual, profissionais dos times do NBB trocaram informações com a Dra. Pilar Doñoro, que liderou os protocolos de Covid-19 das finais da ACB

Na manhã da última terça-feira, foi realizada uma valiosa troca de informações visando o retorno seguro do NBB na próxima temporada. Em encontro virtual via Zoom, os profissionais dos clubes assistiram a uma apresentação da Dra. Pilar Doñoro, coordenadora da área médica da Federação Espanhola de Basquete e médica das seleções do país.

A Dra. Pilar trouxe toda a bagagem de quem liderou a criação do Protocolo de Covid-19 para a realização da fase final da Liga ACB, que aconteceu no Pabellón Fuente de San Luis, em Valencia, sem a presença do público.

“A reunião foi muito interessante. Esse tipo de ação entre as ligas é muito boa não só para o relacionamento, mas para o esporte em geral. Neste caso especialmente, pelas situações que vivemos, é muito interessante para implantar sistema que funcionam e evitar os que não funcionam”, comentou a Dra. Pilar.

+Diretor de Comunicação da Liga ACB expõe o trabalho na bolha aos clubes do NBB

Pilar Doñoro expôs desafios e processos da elaboração do protocolo de Covid da bolha de Valência (Divulgação/LNB)

Estiveram presentes no encontro cerca de 34 técnicos, dirigentes, preparadores físicos, fisioterapeutas e médicos dos times que fazem parte do NBB. Houve uma interessante interação com a Dra. Pilar, que respondeu a perguntas e trocou de experiências com os participantes.

Entre os assuntos, Pilar Doñoro falou sobre os diferentes comitês médicos criados tanto para desenvolvimento do Protocolo quanto para acompanhamento os acontecimentos durante a competição.

Pilar também falou sobre a implementação do Protocolo, além da importância da testagem nesse processo e quão rigorosa foi a atuação da ACB em relação aos resultados dos testes e dos protocolos no dia a dia da competição.

A bolha da ACB contou com quatro hotéis, todos com áreas de lazer, já que todos os atletas e comissões técnicas ficariam 20 dias isolados, e um centro de treinamento. Os 12 times foram divididos em dois grupos de seis, jogando somente entre eles. Os dois melhores de cada chave avançaram para a semifinal, que assim como a grande final, foi realizada em jogo único.

O controle de segurança foi rígido com todas as 400 pessoas que estiveram na bolha, desde atletas, técnicos e árbitros até o presidente da ACB e seu corpo de executivos. Desta forma, nenhum indivíduo testou positivo para Covid-19 da bolha de Valência, e todos os processos foram um sucesso.

“O segredo para formar um protocolo eficiente é analisar cuidadosamente a situação, definir muito bem os objetivos, otimizar os recursos disponíveis e cumpri-los”, finalizou Pilar Doñoro.

Paulo Bassul, Diretor do Depto. Técnico-Operacional da Liga Nacional de Basquete, comentou sobre o encontro e aproveitou para citar a elaboração do Protocolo de Covid-19 da temporada 2020/2021 do NBB.

“Como estamos em fase de elaboração do nosso protocolo para o início do NBB, a multiplicação dessa experiência por parte de uma profissional com essa vivência anterior na Espanha nos permitiu coletar informações preciosas, uma vez que contamos com a presença dos médicos das equipes do NBB e que puderam interagir durante a reunião e sanar todas as suas dúvidas”, disse Bassul, que completou.

“Sabemos que esse é um processo longo e que enfrentamos uma doença com informações novas chegando a cada dia e que também precisaremos adaptar algumas questões para a realidade do Brasil, mas somente com essa troca constante de informações e muita dedicação é que conseguiremos finalizar a construção desse protocolo para o NBB. Sem dúvida nenhuma essa reunião com a Dra. Pilar, além de encurtar esse caminho, estreita ainda mais nossa boa relação com a Liga ACB”, finalizou o executivo da LNB.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.