#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A repercussãonas redes

22-11-2019 | 05:07
Por Liga Nacional de Basquete

Publicações de times e jogadores nas redes sociais exaltam dia da consciência negra e movimento contra o racismo

O Dia da Consciência Negra mobilizou o basquete brasileiro. Clubes, atletas, blogueiros e torcedores do NBB CAIXA abraçaram a causa e usaram as redes sociais para fazer parte do movimento contra o racismo.

As campanhas e publicações vieram dos mais variados formatos, mas o propósito era único: conscientizar a todos. Por isso, separamos as ações organizadas pelos clubes e os depoimentos de alguns jogadores.

A galera do Sendi/Bauru Basket elaborou um post, utilizando alguns de seus jogadores negros do time, como Nick Wiggins, Samuel Pará, Emanuel e Larry Taylor. A publicação contém algumas estatísticas sobre a população negra no Brasil, com o intuito de causar uma reflexão em uma data tão importante.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Os números não mentem e não seremos todos iguais até termos as mesmas oportunidades. ✊🏿 #LetsChange #SejaAntiracista #UseSuaVoz #ConscienciaNegra

Uma publicação compartilhada por Bauru Basket (@baurubasket) em

Já o Brasília decidiu contar histórias. Para isso, a equipe usou de depoimentos de seus atletas e de funcionários da equipe. Da galera que representa dentro de quadra, Gabrielzinho, José Carlos e Rafa Moreira foram os representantes. Além deles, a psicóloga Mariana Moura, funcionária da equipe também deu a letra sobre o tema.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Dia da Consciência Negra 👽✊🏿 Nunca é tarde para repensar nossas atitudes e como encaramos o racismo presente na nossa sociedade. Mais do que não praticar é essencial combatê-lo! Que o dia de hoje possa inspirar nossos torcedores e seguidores a refletir sobre tudo isso. Com a palavra, o nosso atleta, Gabriel: ”Por eu usar muito transporte público pra treinar e voltar pra casa, eu percebo que as pessoas nos vêem sempre como suspeito, independente da roupa. A gente nota que as pessoas ficam com medo, escondem o celular, segura a bolsa mais firme, evita de sentar do nosso lado no metrô quando o banco tá vazio, atravessa pro outro lado da calçada quando tá andando na rua, se assustam quando percebem que eu tô perto delas. E isso acontece todos os dias. É triste. Posso falar que já me acostumei porque sempre foi assim, mas isso mexe um pouco com a nossa cabeça mesmo já tendo acostumado. É a realidade. Hoje jogando pelo Brasília algumas pessoas me reconhecem, mas ainda é frequente passar por esses tipos de situações. Principalmente com funcionários e seguranças de alguns estabelecimentos que ficam seguindo, observando a gente. Às vezes nós negros temos até que evitar algumas reações, não ficar mexendo no bolso ou outro tipo de reação para as pessoas não acharem que a gente é bandido. E não era pra ser assim. Era pra eu poder andar do jeito que eu quero, fazer as coisas que eu quero, mas eu tenho que evitar ao máximo pra não deixar uma pessoa com medo de mim.” #ChegaDePreconceito

Uma publicação compartilhada por Universo Brasília (@bsbbkt) em

Outro clube que também soltou algumas declarações de jogadores e funcionários foi o Corinthians. A equipe divulgou, durante e após dia da consciência negra, algumas artes que continham os depoimentos de cada um sobre o tema.

Nomes como Fuller, Humberto e de tantos outros funcionários da clube alvinegro deram declarações fortes e necessários para aumentar o debate sobre a causa. Dá uma olhada em algumas:

 

Ver essa foto no Instagram

 

#ForçaNegraDoTimão #RacismoNão #ConscienciaNegra

Uma publicação compartilhada por Corinthians Basquete (@sccorinthians.basquete) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

#ForçaNegraDoTimão 🏀 #RacismoNão #ConscienciaNegra

Uma publicação compartilhada por Corinthians Basquete (@sccorinthians.basquete) em

Além disso, a página oficial do time de futebol do Corinthians compartilhou um vídeo para lá de emocionante, que contou com a presença de Fuller, Humberto e Rafael Garcia, fisioterapeuta do Timão. Confere aí:

 

Ver essa foto no Instagram

 

🎥CorinthiansTV #ConscienciaNegra #ChegaDeRacismo #VaiCorinthians

Uma publicação compartilhada por Corinthians (@corinthians) em

Já o Minas foi outro que se posicionou firmemente contra o racismo no dia da consciência negra. No dia 19/11 (terça-feira), um antes do dia da consciência negra, a equipe entrou em quadra com uma faixa que dizia: #NAOAORACISMO.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Ontem, hoje e sempre: #NãoAoRacismo

Uma publicação compartilhada por Davi Rossetto (@davirossetto) em

Enquanto nas redes, além de subir a hashtag que permanecerá nos posts da equipe até o final da competição, o time também produziu um vídeo com atletas negros e negras representando diversas modalidades esportivas do clube. No basquete, o porta voz sobre o tema foi Gui Deodato.

O Paulistano/Corpore também não deixou a data passar em branco. Com um post exaltando as figuras negras que já marcaram época na equipe alvirrubra, o time  relembrou que o combate ao racismo é uma prática diária.

No confronto entre São José Basketball e Pato Basquete, o jogador do Gustavo Basília, do Pato, foi incisivo ao falar sobre o assunto antes da partida e ressaltou, mais uma vez, a importância da luta contra o racismo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Quando fui perguntado pelo reporter sobre a importância do Dia da Consciência Negra, no primeiro instante me veio a cabeça nomes como Martin Luther King, Malcolm X, Obama ou até mesmo estrelas do meu esporte, como Lebron James, Kobe Bryant ou Michael Jordan. Mas preferi comentar sobre os ensinamentos da minha mãe, porque nossa realidade é outra. O negro brasileiro vive em uma realidade diferente. E a metade não negra do país precisa conhece-la. Acredito que o esporte é arma poderosa na conscientização de todas as causas, principalmente o basquete, que é o sonho de várias crianças pretas que, como eu, sonham em viver pelo que amam. Espero que minha fala possa ajuda-los a entender melhor sobre nosso país e nossos irmãos. Não podemos e nem vamos fechar os olhos para esse assunto, seguimos forte na luta! ✊🏿 #blacktothefuture #ojogoqueaindanãoacabou #4p #consciencianegra #resistencia

Uma publicação compartilhada por Gustavo Basilio (@gubasilio) em

Thiago Mathias, do Basquete Cearense, detém posições fortes sobre o racismo que os negros sofrem na sociedade. Em suas redes sociais, o jogador foi outro que se posicionou fortemente contra o racismo.

Além de participar das ações do Minas, Gui Deodato também usou as suas redes sociais como instrumento de propagação na luta contra o racismo.

Ver essa foto no Instagram

 

Nunca falei aqui sobre a minha negritude, hoje me encontro mais próximo dessas questões, a fim de entender e tentar fazer a mudança por onde eu for, sinto que é um dever. É nítido ver como os tempos de escravidão ainda estão no nosso dia a dia, o impacto ainda é gigante. Basta um simples olhar atento e empático, uma simples caminhada pelos principais centros urbanos do país, de preferência nas áreas menos valorizadas, exemplifica o que estou querendo dizer, porém trata-se de uma única visão, e aí nos acusam de “mimimi” , porque é mais fácil fazer isso, do que lidar com a nossa realidade. É um absurdo alguém negar a sua existência, humanidade, negligenciar seus direitos ou te ofender por conta da cor da tua pele, tudo isso está presente no nosso dia a dia, nem que seja “velado” mas não deixa de ser racismo, e isso é um claro reflexo dessa escravidão, e enquanto estiver no nosso dia a dia, teremos que conversar e debater o assunto. Só o que queremos é respeito e igualdade, e isso não tem haver com méritos e sim oportunidade. É um grito de um povo oprimido que passa por absurdos pra levar dignidade pra dentro de seus lares, e o que queremos não é mostrar que a nossa luta é mais difícil que a sua, mas que a cor da tua pele, não dificulta mais! #blacktothefuture #diadaconsciêncianegra #luta #resistencia #ojogoqueaindanãoacabou

Uma publicação compartilhada por Gui Deodato (@guideodato9) em

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.